9 dicas de como economizar na compra de material escolar

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 27 de janeiro de 2020 por


9 dicas de como economizar na compra de material escolar

Se, durante as férias, você conseguiu manter as finanças em dia, parabéns. Com o início do ano letivo, no entanto, vem a necessidade de fazer a compra de material escolar e tudo pode mudar. A demanda é motivo de empolgação para as crianças e tensão para os pais. Afinal, o rombo no orçamento pode ser grande. Pensando em proteger sua vida financeira, aí vão dicas que podem ajudar você a economizar.

1 Faça um inventário e reutilize

Organize uma lista com tudo o que já tem em casa e que pode ser reutilizado. É comum que livros dos filhos mais velhos sirvam para o ano letivo dos filhos mais novos. Cadernos com poucas folhas utilizadas também podem ser reaproveitados, assim como canetas e lápis de escrever ou coloridos.  Nesse processo, até o meio ambiente agradece a sua iniciativa de reaproveitar.

2 Converse com outros pais

Com o seu inventário em mãos, pode ser interessante entrar em contato com outros pais e fazer uma troca do que cada um tem disponível. Esse contato entre as famílias também pode ajudar na hora de fazer a compra de material escolar em livrarias e papelarias. Fazendo o pedido em conjunto, pode ser mais fácil conseguir descontos.

3 Fuja dos itens unitários

Geralmente, não compensa comprar uma caneta aqui, um pacote pequeno de folhas ali. Você pode economizar um bom dinheiro investindo em pacotes maiores. A estimativa é que produtos vendidos em grandes quantidades podem ser até 20% mais baratos. Seus filhos não precisam de tudo isso? Ative a rede de contatos e faça trocas com outros pais. Você pode, ainda, estocar alguns produtos para o ano seguinte.

4 Não vá além do que precisa

Foque no que é pedido na lista da escola. Na hora da empolgação, é comum que os pais cedam às tentações das papelarias ou mesmo aos apelos das crianças e acabem levando mais do que é necessário. Tenha atenção a isso. Outro ponto importante aqui é não se deixar levar por marcas famosas ou personagens do universo infantil. O material escolar mais básico geralmente é mais em conta e cumpre bem o seu papel.

5 Adie o que for possível

Nem tudo o que é pedido na lista terá uso imediato. Converse com os professores e veja como adiar a compra de material escolar que será utilizado no segundo semestre. Assim, o peso no bolso será menor (ainda mais no começo do ano, quando tantos impostos são cobrados). Sem contar que, fora da “temporada”, a maioria dos itens escolares pode ser encontrada com preços mais vantajosos.

6 Envolva a criança na compra

Combine um orçamento com o seu filho e peça a ele que se atente a isso na hora de escolher os itens de papelaria.  Além de ser uma bela aula de economia doméstica, isso pode ajudar a evitar os dramas e as compras por impulso.

7 Não tenha preguiça de pesquisar

Encontrar as melhores ofertas é uma tarefa que demanda dedicação. Não tenha preguiça de fazer pesquisas e mais pesquisas até encontrar preços que caibam no seu orçamento. A busca em lojas digitais é indispensável, mas não se esqueça de incluir na conta os valores de frete para a entrega. Prefere comprar em lojas físicas? Leve as ofertas que encontrou na internet e negocie os valores. Faça isso em quantas lojas for possível. A flutuação de preços entre elas é muito grande e essa pesquisa pode fazer toda a diferença para tornar a compra de material escolar mais leve para o bolso.

8 Tente pagar à vista

Está certo que pedir desconto é uma prática necessária em qualquer tipo de compra. Mas pode ser mais fácil conseguir uma porcentagem maior se você se dispuser a pagar a conta à vista. Se for em dinheiro ou cheque, melhor ainda. Nesse caso, é comum que o comerciante desconte a taxa que é paga por ele ao serviço de cartão. Não conseguiu se planejar para isso? Fique atento ao cartão de crédito e só parcele se o total da compra de material escolar for sem juros. Afinal, fazer empréstimo para isso não é uma possibilidade!

9 Cuidado com as exigências abusivas

As escolas não podem incluir na lista de material escolar os itens usados na área administrativas ou de uso comum, como produtos de higiene e limpeza. Fique atento a isso na hora de avaliar as solicitações. Essa é uma prática abusiva e proibida de acordo com a Lei 9.870/99. A escola também não pode exigir que você faça a compra em locais ou fornecedores específicos. Fique atento!


Quer ver mais dicas para manter a saúde financeira? Leia em Meu Bolso.

Se estiver passando por algum problema ou situação difícil, você pode entrar em contato com o [Nome Próprio do Programa].

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Latinmed, agência de comunicação e marketing para área de saúde; e validado pela CGP Brasil, especializada em Programas de Apoio ao Empregado e reponsável técnica pelo [Nome Próprio do Programa] d[a/o] [Nome da Empresa].

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.