Como otimizar o orçamento e reduzir as idas ao mercado durante a pandemia

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 3 de agosto de 2020 por


Otimizar o orçamento doméstico é sempre uma boa ideia, mas, com a pandemia, isso tem se tornado uma necessidade na rotina de muita gente que ficou sem emprego ou viu o salário ser reduzido em função da crise econômica.

O aspecto de cuidados com a saúde também se beneficia disso. Afinal, quando você organiza as finanças, organiza também as compras e, com isso, acaba saindo menos vezes de casa para abastecer a dispensa.

Isso é positivo porque evitar locais públicos e de grande aglomeração, como supermercados e feiras, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é uma das medidas importantes para se proteger contra o novo coronavírus.

E, já que estamos falando nisso, vamos conhecer algumas medidas que podem ajudar você a evitar a contaminação antes, durante e depois que voltar do mercado. Mais adiante, falaremos mais sobre como economizar!

Medidas de segurança na hora das compras

Agora que você já sabe quais as recomendações de higiene para a sua segurança, vamos entender como é possível otimizar as compras e, assim, evitar as idas ao mercado.

Como organizar a rotina em casa

Não há nenhuma orientação das autoridades de saúde para o estoque de quaisquer itens, mas, para que você possa ficar em casa o máximo possível de tempo, é interessante ter um plano de compras que permita a aquisição de itens não perecíveis em maior quantidade sempre que for possível. Isso ajuda, inclusive, a economizar dinheiro.

Fazer uma lista dos itens que precisam ser comprados é essencial. É essa relação que vai agilizar a sua compra e ajudar a focar no que é realmente importante, deixando menos espaço para compras desnecessárias sejam feitas.

Antes de elaborar a lista, verifique todos os alimentos do armário para ter noção do que tem e do que falta, do que está sobrando e até do que já passou da data de validade.

Para os alimentos não perecíveis, você pode seguir estas dicas:

A seguir, veja outras dicas de economia doméstica que podem ajudar você a poupar dinheiro.

Dicas para economizar no orçamento doméstico

Economizar dinheiro nas compras de supermercado pode ser simples:

Quer gastar menos com gás de cozinha?

Água e energia elétrica não precisam pesar do orçamento:

Além de evitar o desperdício de dinheiro, você ajuda a cuidar do meio ambiente.

Inclusive, vale dizer que as dicas de compras e otimização de orçamento podem ser seguidas mesmo depois que a pandemia acabar. Afinal, poder contar com um dinheirinho extra e saber que está evitando desperdícios representam segurança e responsabilidade em qualquer momento da vida.


Quer ver outras dicas de como cuidar da sua vida financeira? Leia em Meu Bolso.

Se estiver passando por algum problema ou situação difícil, você pode entrar em contato com o [Nome Próprio do Programa].

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Latinmed, agência de comunicação e marketing para área de saúde; e validado pela CGP Brasil, especializada em Programas de Apoio ao Empregado e reponsável técnica pelo [Nome Próprio do Programa] d[a/o] [Nome da Empresa].

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.