Como se preparar para os impostos do começo de ano

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 5 de janeiro de 2021 por


Como se preparar para os impostos do começo de ano

Comece 2021 com as despesas organizadas e sob controle. O ano mal começou e você já precisa se preparar para os primeiros compromissos financeiros: as famosas contas de janeiro.  IPVA, IPTU, matrícula de cursos, material de escola e cartão de crédito são algumas das principais despesas.

O ideal é fazer uma reserva para esses custos inevitáveis, mas sabemos o quanto essa tarefa pode ser desafiadora, por isso, a ideia deste texto é apresentar algumas soluções para não só preservar suas finanças, mas sua saúde, já que esse pode ser um período tenso e estressante.

Conheça as principais despesas e impostos do começo do ano

IPVA: para todos aqueles que possuem um veículo próprio, é a hora de pagar o famoso IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O imposto pode chegar a até 4% do valor do veículo, dependendo do estado em que você mora. Na maioria dos casos, é possível parcelar o valor em até 3 vezes. Mas vale ressaltar que, para quem faz o pagamento antecipado e à vista, há um bom desconto que pode fazer muita diferença;

IPTU: aqui se trata de um imposto sobre imóveis, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) que também pode ser parcelado em grande parte dos municípios. Normalmente é pago durante todo o ano ou também possui a oportunidade de um pagamento único e antecipado. O imposto é de 1% sobre o valor do imóvel;

Matrícula em instituição de ensino: uma despesa muito comum para quem possui filhos em idade escolar ou faz algum tipo de curso, seja faculdade, línguas, entre outros. A taxa de matrícula funciona como uma parcela extra, e saber o valor com antecedência é fundamental;

Material escolar: é muito comum as escolas enviarem, todos os anos, uma nova lista com os itens que serão utilizados no próximo ano letivo. Esse gasto é mais comum para quem tem filho na escola;

Fatura cartão: uma despesa que precisa ser muito bem pensada e controlada. As festas de finais de ano podem, inclusive, aumentar o valor da fatura do seu cartão no mês de janeiro.

Como gerenciar e se preparar para os gastos do início do ano

Separamos algumas dicas que podem ser colocadas em prática para aliviar as despesas de janeiro.

Comece colocando tudo no papel

Existem muitos aplicativos que ajudam nas organizações das finanças, mas, se preferir, a boa e velha dupla papel e caneta já vai ajudar.

Comece anotando todas as contas que precisam ser pagas e as respectivas datas de vencimento.  Depois, é o momento de calcular o valor em caixa, ou seja, o dinheiro que você tem disponível para o pagamento das despesas.

Fazendo esse levantamento, é possível ter uma visão da sua real situação e fica mais fácil desenvolver planos de ação para organizar os pagamentos.

Veja quais pagamentos permitem descontos

Existem alguns pagamentos que, se efetuados antecipadamente ou dentro de uma data estipulada pelo credor, possuem um desconto no valor total da fatura. O levantamento feito anteriormente, conforme indicamos, vai ajudar a identificar quais despesas têm essas características.

No momento de organizar os pagamentos, fique atento a essas informações para não correr o risco de perder o prazo.

Negocie as dívidas antigas

Muitas vezes, não são apenas as contas de começo de ano que pesam no orçamento. As finanças podem se desequilibrar por conta de dívidas antigas que se arrastam, acumulando juros e trazendo muitas preocupações.

Procure seus credores e converse sobre a possibilidade de renegociar os juros e estabelecer uma parcela mais baixa, que possa ser incorporada ao seu planejamento financeiro, sem comprometer o pagamento das contas que estão por vir.

Repense seus gastos

Existem algumas contas que são fixas e, dificilmente, qualquer que seja a sua manobra, será muito difícil reduzir valores. Em outros casos, é possível diminuir a despesa mensal com ajustes e redirecionamento de prioridades.

Exemplos de mudanças de atitudes que podem surtir uma grande diferença: planos de celular, conta de luz, gasto com fast food, compras de supermercados, entre outros. Repense a economia doméstica. 

Faça Pesquisas e estabeleça metas

De acordo com o Jornal Contábil, se há algum produto, móvel, peça para o veículo, roupa ou qualquer que seja a sua necessidade, pesquise antes de comprar. Consulte os preços e condições em várias lojas e também pela internet, pois, muitas vezes, acabamos pagando mais caro pelo imediatismo. 

Agora que você já sabe quanto gasta, então, já pode criar metas para suas despesas. Isso irá organizar seus gastos e você poderá cortar alguns que sejam considerados desnecessários ao longo dos dias.

Colocando em prática todas essas dicas, você ameniza as contas no início do ano e também dos outros meses que seguem.

Confira mais conteúdos que ajudarão a cuidar da sua saúde financeira aqui!

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Latinmed, agência de comunicação e marketing para área de saúde; e validado pela CGP Brasil, especializada em Programas de Assistência ao Empregado

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.