Dicas rápidas para gastar menos

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 2 de fevereiro de 2023 por


Dicas rápidas para gastar menos

Aqui estão algumas maneiras de fazer pequenas mudanças no seu dia a dia para reduzir os gastos.

Leve seu orçamento a sério. Comece a pensar e falar mais abertamente sobre seus objetivos financeiros. Isso o ajudará a colocar as contas nos trilhos e viver de acordo com seu nível financeiro atual.

Tome nota dos seus gastos e elabore um planejamento para eles. Anote seus custos em um mês para saber claramente para onde está sendo direcionada sua renda. Baseado nessa informação, elabora um plano de gastos mensal para todas as suas necessidades. Essa organização reduzirá sua ansiedade.

Se limite a apenas um cartão de crédito. Procure utilizar apenas o dinheiro em sua conta, usando o crédito apenas quando for a única opção.

Pague suas dívidas de cartão de crédito o quanto antes. Busque sempre taxas de juros menores, mesmo que seja necessário trocar o seu cartão.

Dificulte o acesso ao seu dinheiro. Deixe o cartão de crédito em casa.

Quando for às compras, siga uma lista e não se desvie dos itens nela. Planeje todos os itens baseado na necessidade.

Não vá ao mercado se estiver com fome. Evite compras por impulso e compre apenas aquilo que planejou previamente em sua lista.

Coma fora com menos frequência. Tome seu café da manhã em casa e procure levar marmita para o trabalho.

Não pague o preço cheio. Compre itens usados, com desconto, genéricos, no atacado etc. Lembre-se também de que compras online tendem a ter preços mais em conta e existem aplicativos que oferecem descontos variados.

Seja consciente. Apague as luzes e aparelhos eletrônicos para não desperdiçar energia. Favoreça lâmpadas com uma menor taxa de consumo de energia, como as de LED, e feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes e afins.

Aproveite as oportunidades gratuitas que sua comunidade oferece. Faça passeios em parques públicos e fique ligado para eventos próximos de você em que não é necessário ingresso.

Seja eficiente quando precisar sair para fazer compras. Vá ao mercado e à farmácia em sequência para economizar gasolina.

Quando for possível, evite usar o carro. Favoreça a caminhada, o transporte público ou meios alternativos de locomoção, como a bicicleta.

Realize trocas. Combine com seus amigos para trocarem tarefas, como passar um dia de babá ou realizar tarefas domésticas, por outros serviço.

Antes de realizar uma compra, se faça três perguntas: Posso consertar isso ao invés de comprar um novo? Eu realmente preciso disso? Este é o melhor preço que posso encontrar?

Quer ver mais dicas para manter a saúde financeira? Leia em Meu Bolso.

E lembre-se, se estiver passando por algum problema ou situação difícil, você pode entrar em contato com o Programa de Apoio ao Empregado em qualquer época do ano. Estamos aqui para cuidar do que importa para você!

Conteúdo inspirado pela LifeWorks e adaptado para a CGP Brasil.

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.