4 dicas para manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 26 de junho de 2017 por


Para muitas pessoas equilibrar as responsabilidades profissionais com a vida pessoal, incluindo família, crescimento pessoal e espiritual, bem como saúde física é um desafio, independentemente do tipo de profissão exercida.

Como consequência, esse desequilíbrio pode levar à síndrome de burnout, uma doença mental que envolve esgotamento emocional, despersonalização dos relacionamentos, redução do sentido de realização, desempenho prejudicado no trabalho e alterações de saúde, além de afastar familiares e amigos.

Para evitar esses problemas, é essencial refletir e esclarecer seus valores e escolhas pessoais. Faça a você mesmo perguntas como “eu estou na profissão certa?”, “o que eu desejo para a minha vida hoje?” “o que realmente importa para mim?”.

Selecionamos a seguir algumas dicas práticas para você adotar no seu dia a dia e garantir mais equilíbrio:

1 – Defina prioridades

Conhecer quais são seus desejos mais profundos e imediatos é crucial para equilibrar a vida profissional e pessoal. Por isso, faça uma autoanálise, separe por listas o que é mais é importante para você nesse momento e comprometa-se a cumprir suas prioridades.

2 – Seja alguem decidido e não um procrastinador

Nada pode aumentar mais a ansiedade e o estresse do que prazos e compromissos que não são possíveis de cumprir. Se você tem vários projetos, divida-os em projetos menores e faça um calendário de ações. Dessa forma, você não ficará com um projeto enorme em apenas alguns dias para concluí-lo.

A disciplina pode trazer o equilíbrio para o profissional ocupado: limpe sua caixa de entrada, preencha sua caixa de saída e estabeleça um ponto final para o seu dia.

3 – O seu futuro é hoje

Muitas pessoas acreditam que o agora é o momento de se dedicar totalmente ao trabalho para colher frutos no futuro. Mas, isso não é bem verdade. A sua vida pessoal e familiar não deve ser adiada em prol de um objetivo profissional. Por isso, manter organizados os períodos de produtividade com outros de descanso e, ao lado da família, é muito importante para o seu bem-estar. Você nunca sabe como será o dia de amanhã. Pense nisso!

4) E finalmente, se divirta!

Um dos melhores conselhos para alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é levar sua profissão a sério, mas não a si mesmo. Encontre maneiras de injetar um pouco de humor nas suas atividades diárias. Comece o seu dia ouvindo sua banda favorita, por exemplo. Um sorriso é a distância mais curta entre duas pessoas. Qualquer profissão pode ser mais agradável e gratificante se acrescentarmos um pouco de humor no nosso dia a dia.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.