7 cuidados que podem ajudar você ao conquistar o primeiro emprego

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 30 de dezembro de 2019 por


 

Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, tão complexo quanto conseguir uma colocação é manter o posto de trabalho, principalmente quando se trata da primeira experiência profissional.

Se para quem já teve vivências anteriores o primeiro dia é sempre um desafio, em que é preciso conhecer novas pessoas, rotinas diferentes e se adaptar ao novo ambiente, para quem está fazendo isso pela primeira vez a experiência pode ser ainda mais desconfortável.

No entanto, algumas recomendações simples podem contribuir para reduzir o estresse desse momento da vida profissional, seja você estagiário, trainee ou recém-formado. Veja quais são:

  1. Pesquise sobre a cultura da empresa – estar atento aos valores do local onde vai trabalhar e ao comportamento compartilhado entre os funcionários é uma boa maneira de iniciar bem. O mesmo vale para a vestimenta. Procure notar como as pessoas se vestem no ambiente de trabalho. Se ainda não começou, tente se lembrar de como elas se vestiam no dia da entrevista.
  2. Seja pontual – embora possa parecer óbvio, chegar atrasado pode causar uma impressão de descomprometimento que é difícil de reparar depois. A pontualidade serve também para os prazos de entrega dos trabalhos. Caso perceba que a entrega ficará comprometida por algum imprevisto, seja honesto e leve a dificuldade ao gestor.
  3. Anote, pergunte e faça sugestões – é comum que nos primeiros dias de trabalho muitas orientações sejam transmitidas em conjunto. O ideal é anotar o máximo de informação possível e tomar o cuidado de sanar dúvidas que realmente sejam relevantes, evitando perguntar algo que já tenha sido ensinado de maneira precisa e pode ter escapado por falta de atenção. Se sentir vontade de fazer alguma sugestão em determinado momento, não se iniba, os gestores costumam gostar disso.
  4. Cultive bons relacionamentos – o sentimento de deslocamento nos primeiros dias é comum, mas à medida que o domínio das tarefas vai crescendo é natural se soltar e interagir com quem está ao redor. Seja respeitoso com os colegas de trabalho e procure aprender com eles sempre que possível, seja por meio de um bate-papo ou da simples observação. Outro ponto importante é evitar se envolver em fofocas.
  5. Controle a ansiedade – nem sempre o escopo de trabalho ficará bem definido logo de início, principalmente se for o caso de um estágio ou de um processo em que se ingressa na empresa como trainee. Portanto, controlar a ansiedade é benéfico. Cumprindo bem as tarefas designadas, naturalmente novas atribuições serão transmitidas, o que tornará seu papel mais claro dentro da empresa.
  6. Continue a aprender – manter o interesse pela qualificação profissional ou se mostrar disposto a obter mais conhecimentos sobre o campo em que atua é essencial para crescer na carreira, esteja onde estiver.
  7. Revise seus trabalhos com cuidado – todos aqueles que já têm uma carreira em andamento se lembram de como é a fase de aprendizado, mas nem por isso serão compreensivos com todos os erros. Portanto, ter cuidado de revisar aquilo que está entregando demonstra zelo pelo trabalho. Se certificar de que documentos ou relatórios estão sendo enviados com as informações checadas duplamente e sem erros de digitação ou grafia são bons exemplos desse cuidado.

 

E não se esqueça, se precisar de ajuda, entre em contato com o Programa de Apoio ao Empregado.

 

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Latinmed, agência de comunicação e marketing para área de saúde; e validado pela CGP Brasil, especializada em Programas de Assistência ao Empregado.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.