7 dicas para encarar e lidar com a pressão no trabalho

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 3 de novembro de 2020 por


7 dicas para encarar e lidar com a pressão no trabalho

Todo mundo que já trabalhou sentiu, em algum momento, pressão no trabalho. Seja para bater metas, para entregar um projeto no prazo, fazer uma apresentação ou cumprir alguma atividade, a pressão no trabalho é comum. Mas como você lida com ela? A forma como você reage e encara a pressão pode mudar sua vida e evitar muito estresse.

De acordo com The American Institute of Stress, muitos estudos mostram que o trabalho é, de longe, a principal fonte de estresse para os adultos norte-americanos. A situação não é muito diferente para os brasileiros.

Segundo pesquisas realizadas pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), 30% dos profissionais brasileiros sofrem de síndrome de burnout, condição caracterizada pelo estado de esgotamento profissional por estresse acumulado. E, em muitos casos, a pressão é uma causa desse estresse.

Por que é importante lidar com a pressão

A pressão no local de trabalho é inevitável devido às demandas do ambiente de trabalho contemporâneo. Mas, para quem consegue se manter firme e otimista em situações de pressão, as dificuldades podem se tornar oportunidades.

Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, a pressão é uma oportunidade para o desenvolvimento, o autoconhecimento e um momento para provar seu valor. Situações de pressão nos tiram da zona de conforto e nos dão a chance de mostrar que somos capazes.

Mas isso, claro, sempre que sejam pressões saudáveis e realistas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que um trabalho saudável é aquele em que as pressões sobre os funcionários são apropriadas em relação às suas habilidades e recursos. Segundo a OMS, pressões consideradas aceitáveis podem manter o trabalhador alerta, motivado e apto para trabalhar e aprender.

Além disso, se não controlada, a pressão no trabalho pode afetar a saúde do indivíduo ao causar ansiedade, angústia e estresse.

Portanto, a pressão é algo inevitável, mas temos que aprender a lidar com ela da melhor forma para evitar que prejudique nossa saúde e qualidade de vida, e isso se tornar uma oportunidade benéfica.

Como reconhecer causas da pressão no trabalho?

A pressão no trabalho pode acontecer por diferentes motivos. Às vezes, é causada por outra pessoa, em alguns casos é culpa do mercado e, em outros, é você mesmo que gera essa pressão. É importante reconhecer as causas para saber como lidar com a situação. Confira algumas razões comuns:

Leia também: A importância da ética no ambiente de trabalho

Como aprender a lidar com a pressão no trabalho?

A maneira como cada um responde à pressão muda de acordo com cada pessoa, situação e causa. Abaixo separamos diferentes dicas que podem ajudar você a lidar melhor com a pressão.

 

1.      Identifique a causa

Como falamos antes, o primeiro passo é identificar a origem da pressão. Analise e tente entender o que leva você a se sentir pressionado. Ao perceber qual é o motivo, você consegue buscar soluções, seja sozinho ou conversando com seu chefe, por exemplo. Mesmo que você não possa evitar a situação que leva à pressão, estar preparado irá ajudar.

2.      Organize seu tempo

Uma das melhores formas de lidar com a pressão é se manter organizado. Com um cronograma de tarefas e rotina organizados, você não irá se esquecer de nenhuma atividade e não irá se desesperar se algo mudar no meio do caminho.

Leia também: 7 passos para acabar com as distrações e ser mais produtivo

3.      Saiba priorizar tarefas

Muitas vezes a pressão nos atinge de maneira muito forte porque ficamos ansiosos e tendemos a querer fazer tudo ao mesmo tempo ou atender a todas as demandas rapidamente. Isso nos prejudica, pois não olhamos as coisas com clareza e calma, o que acaba gerando estresse.

Por isso, antes de iniciar seu dia ou semana, liste todas as atividades que precisa fazer de acordo com a ordem de prioridade. Primeiro, faça as que são mais urgentes e, depois, passe para as menos importantes. Assim, você entrega seu trabalho com qualidade e dentro dos prazos, afastando a pressão e a ansiedade.

4.      Aceite o que não pode mudar

Nem sempre é fácil, mas aceitar que você não tem controle de algumas coisas que estão acontecendo o ajudará a concentrar seu tempo e energia de forma mais produtiva no que você realmente pode mudar.

5.      Peça ajuda

Delegue tarefas a alguns colegas e converse com seu chefe, caso as demandas sejam muito altas e você não esteja dando conta. Ser transparente com os gestores no caso de se sentir sobrecarregado pode tornar a rotina profissional mais tranquila.

Leia também: Como lidar com fofocas e boatos no ambiente de trabalho?

6.      Estabeleça limites

Com a quarentena e o trabalho remoto, colocar limites no trabalho se tornou ainda mais difícil e muitos se deixaram levar. Isso porque muitas pessoas não conseguiram trabalhar em casa e separar vida profissional e pessoal. Com o mundo digital, é fácil sentir a pressão de estar disponível 24 horas e não saber parar. Mas você pode colocar limites. Por exemplo, crie uma regra para não checar os e-mails a partir de um horário ou não atender o telefone durante o jantar. A criação de alguns limites concretos e objetivos pode reduzir essa pressão e um potencial estresse.

7.      Busque atividades que ajudam a relaxar

Não deixe seu lazer e sua saúde de lado. É muito importante procurar fazer algo que seja prazeroso e que ajude a esquecer o trabalho em momentos em que você não esteja trabalhando. Pode ser ioga, corrida, conversar com amigos ou qualquer atividade que o faça feliz e que seja positiva. Isso ajudará a fortalecer sua saúde mental e você conseguirá lidar melhor com a pressão.

Leia mais artigos sobre a vida no ambiente de trabalho em Minha Carreira.

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Latinmed, agência de comunicação e marketing para área de saúde; e validado pela CGP Brasil, especializada em Programas de Assistência ao Empregado.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.