7 passos para acabar com as distrações e ser mais produtivo

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 15 de setembro de 2016 por


Como você avalia a sua concentração no trabalho? Nos últimos dias quantas atividades e projetos você conseguiu concluir na data prevista? Poucos, não é mesmo?

A falta de concentração e a capacidade de nos distrairmos no dia a dia está cada vez mais constante. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade Metodista de São Paulo, o uso de dispositivos digitais no ambiente de trabalho é um dos grandes vilões para a diminuição da concentração.

O estudo, conduzido com 283 profissionais de diferentes empresas, apontou que 22,2% deles usam dispositivos digitais acima de 15 minutos por hora dentro do ambiente de trabalho. E, que pelo menos 15% de um grupo de 150 pessoas consideradas aficionadas por esses aparelhos perdem totalmente a concentração no trabalho devido ao uso de Whatsapp, Facebook Messenger e Skype.

Além dos dispositivos digitais e de diversas outras distrações que nos afetam diariamente, a falta de organização do tempo é outro fator que contribui para a diminuição da produtividade. Sem saber priorizar as atividades e definir uma ordem de execução para elas, a tendência é sentir que as horas que se tem durante o dia não são suficientes e, com isso, vêm o adiamento de tarefas e a frustração por não conseguir cumprir com o que se havia proposto.

Veja a seguir 7 passos essenciais para você driblar de vez as distrações e se tornar mais produtivo:

Passo 1: Planeje o seu dia assim que chegar no escritório. Faça uma lista de todas as atividades do dia.

Passo 2: Ao analisar essa lista, seja honesto com você mesmo sobre as ações e projetos que realmente são prioridades. Se você se sentir paralisado e não souber por onde começar, apenas pense nas atividades que mais o deixam tenso e ansioso só de pensar. Geralmente, essas são as tarefas mais importantes.

Passo 3: Selecione duas ou três tarefas essenciais a cada dia. Elas precisam ser realizadas, não importa o que aconteça. Se você conseguir concluí-las, o seu dia será um sucesso. Pense que essas atividades devem aproximá-lo dos seus principais objetivos no trabalho.

Passo 4: Após selecionar as tarefas essenciais, comece-as primeiro que as demais atividades. E lembre-se: quanto mais tempo você demorar para iniciar o que realmente importa, mais distrações irão surgir.

Passo 5: Desligue notificações de e-mail e mensagens de celular até que as suas atividades essenciais tenham sido terminadas. Não se convença de que precisa checar os e-mails de tempos em tempos ou as redes sociais para estar por dentro do que está acontecendo. Isso não é verdade.

 

Passo 6: Faça uma coisa de cada vez. Simples assim! Não fique navegando na internet ou nas redes sociais durante uma reunião por telefone, ou enquanto faz uma refeição, por exemplo. Realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo é algo ineficiente e o deixará estressado. 

 

Passo 7: Organize. A bagunça pode atrapalhar o andamento do seu trabalho. Por isso, procure manter o seu espaço sempre arrumado e organizado.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.