A importância da ética no ambiente de trabalho

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 11 de julho de 2017 por


Nunca se falou tanto em corrupção como nos dias de hoje. A quantidade de casos envolvendo esquemas de lavagem de dinheiro e repasse de propinas dentro de empresas no Brasil é escandalosa.

A corrupção nas relações de trabalho é apenas uma entre tantas outras formas de comportamentos que envolvem questões de moralidade e ética dentro do ambiente corporativo. E, hoje, mais do que nunca, é importante refletirmos sobre como temos conduzidos as nossas relações dentro do trabalho.

Você já parou para se questionar como suas ações afetam não só a si próprio, como também às pessoas ao redor? Boa parte das nossas decisões profissionais envolvem ética. Se dissermos uma mentira, podemos perder a confiança de alguém e minar nossa própria integridade. Se usarmos materiais de má qualidade ou mão de obra no trabalho ineficiente, podemos comprometer a segurança dos outros.

O comportamento ético é extremamente importante no local de trabalho, tal como é em nossa vida pessoal. Uma empresa bem sucedida depende da confiança de várias partes – funcionários, gerentes, executivos, clientes, fornecedores e até concorrentes.

Afinal, o que é ética?

A ética se refere a um conjunto de regras que descrevem comportamentos aceitáveis na sociedade. A partir dela estabelecemos regras, princípios e valores nos quais podemos basear nossa conduta. Os conceitos mais diretamente associados à ética são a verdade, a honestidade e a equidade.  Embora a ética seja uma preocupação social, é de importância crítica para todas as profissões, pois ela conduz a relações mais transparentes e confiáveis no ambiente de trabalho.

O que é ser um profissional ético  

A conduta ética nada mais é do que tomar decisões e ações sem prejudicar os outros. É agir com honestidade e transparência em todos os momentos. No entanto, não existe uma receita universal para uma conduta ética ideal, já que diversas questões que surgem no dia a dia são de foro íntimo, e a decisão final varia de acordo com o conjunto de valores pessoais de cada um.   A seguir, elencamos três aspectos importantes que compõem o comportamento ético ideal no ambiente de trabalho:

Integridade

Um componente chave para a ética no local de trabalho é a integridade, ou seja, ser honesto em todos os momentos.

Responsabilidade

Ser responsável por suas ações é outro fator importante quando se trata de ética e comportamento no local de trabalho. Isso significa estar de acordo com a regras da empresa e desempenhar suas tarefas com honestidade, seguindo o seu escopo de trabalho, além de assumir seus erros quando necessário.

Trabalho em equipe

Um aspecto vital da ética no local de trabalho é respeitar e trabalhar de forma harmônica com os demais funcionários. Isso inclui desde os colegas de profissão a supervisores e clientes.  Embora nem todos os funcionários se deem bem, é necessário deixar de lado as diferenças pessoais ou mesmo relacionadas ao trabalho para alcançar um objetivo maior.

Dicas de como ter mais segurança nas decisões diárias

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.