Apoiando a Neurodiversidade no Trabalho

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 7 de julho de 2022 por


Apoiando a Neurodiversidade no Trabalho

A movimentação em prol da neurodiversidade vem se fortalecendo nos últimos anos, levando muitos ambientes de trabalho a se perguntarem maneiras de dar o melhor suporte possível aos seus empregados que se enquadram na categoria de neurodivergentes.

Uma pessoa neurodivergente é aquela cujo cérebro funciona e processa informações de maneira diferente da maioria da sociedade, e é muitas vezes chamada de população neurotípica. Essas pessoas podem ter uma ou mais condições, incluindo dislexia, dispraxia, discalculia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), autismo e síndrome de Tourette.

O movimento em prol da neurodiversidade atua em favor dos indivíduos neurodivergentes e ajuda a propagar um entendimento mais aprofundado a respeito de suas habilidades e aptidões únicas em cada aspecto de suas vidas.

Os benefícios da neurodiversidade no trabalho

Esteja ciente disso ou não, é muito provável que a sua empresa já tenha parte do seu contingente composto por indivíduos neurodiversos. Especialistas acreditam que pelo menos 1 em 6 pessoas, cerca de 15% da população, é neurodivergente. Então, há uma boa chance que você trabalhe próximo a alguém nessa condição.

Quando gerentes e funcionários se tornam mais conscientes em relação à neurodiversidade e às maneiras de oferecer suporte aos seus colegas neurodivergentes, a empresa como um todo pode se beneficiar. Empregados neurodivergentes comumente trazem grande variedade de habilidades e atributos ao ambiente de trabalho, como criatividade, pensamento lateral, inovação, insights estratégicos e altos níveis de consistência na performance. Sua equipe pode se beneficiar também de ter integrantes com uma perspectiva diferente de pensamento.

Infelizmente, colegas neurodivergentes podem esconder suas diferenças por medo de serem julgados ou discriminados. Nesses casos algumas pessoas descreveriam o indivíduo como sendo portador de uma “incapacidade invisível”, visto que nem sempre é possível identificar visualmente que alguém não é neurotípico. Especialistas também dizem que muitos, quando há algum problema e eles sentem que não existe outra opção, se abrem apenas para seus gerentes ou representantes de RH.

Se adaptando às necessidades do neurodiverso

A maioria dos ambientes de trabalho é cheia de potenciais distrações ou barreiras que podem afetar negativamente funcionários neurodivergentes. Por exemplo, aqueles portadores de TDAH ou autismo podem ser particularmente sensíveis a certos sons, luzes e odores.

Você pode ajudar a fazer seus funcionários mais confortáveis com alguns pequenos ajustes no ambiente de trabalho.

Mostre apoio aos seus colegas neurodivergentes

Se você é um gerente, tomar algumas medidas simples para promover a conscientização e a aceitação da neurodiversidade na sua empresa pode ajudar colegas neurodivergentes a sentir-se amparados e aceitos.

Evidencie o que você está fazendo para tornar o ambiente de trabalho mais adequado ao funcionário neurodivergente. Você pode fazer isso durante reuniões de equipe, via intranet ou até newsletters corporativas.

Estabeleça dias especiais de conscientização e promova campanhas, treinamento e workshops sobre neurodiversidade. Encorage a sua equipe a separar algum tempo para se educar sobre quais são as diferentes formas de neurodivergência, e se certifique de fazer o mesmo.

Incorpore o apoio à neurodiversidade na cultura da sua empresa. Incentive voluntários a se tornarem “campeões da neurodiversidade” e a criar redes de apoio. Se certifique de que as atividades deles são comunicadas regularmente ao restante da força de trabalho.

Se julgar apropriado, encoraje líderes e gerentes sênior neurodiversos a falarem sobre sua neurodivergência. Quando possível, estes devem ser integrados ao trabalho feito na sua empresa em apoio à neurodiversidade.

Fazer adaptações e apoiar a neurodiversidade no ambiente de trabalho pode aumentar a produtividade, auxiliar o recrutamento e inclusive ajudar a organização a reconhecer as necessidades dos seus clientes neurodivergentes também.

Quer se manter atualizado sobre o mundo profissional? Leia em Minha Carreira.

E lembre-se, você pode entrar em contato com o Programa de Apoio ao Empregado em qualquer época do ano. Estamos aqui para cuidar do que importa para você!

Conteúdo inspirado pela LifeWorks e adaptado para a CGP Brasil.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.