Como conciliar a vida profissional com a vida pessoal

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 1 de junho de 2020 por


Saber conciliar vida profissional com vida pessoal — dois setores que demandam muito tempo e dedicação — é essencial para conquistar uma rotina mais saudável e equilibrada.

Aquele cenário em que uma pessoa se dedica de 12 a 14 horas por dia ao emprego e parece sempre ocupada e estressada não é mais visto como sinônimo de sucesso nem mesmo pelas grandes empresas.

A ordem agora é ter qualidade de vida: isso, sim, tem mostrado íntima relação com produtividade e realização profissional.

 

Reconheça seus limites e busque ajuda

Contar com o apoio de um psicólogo pode ajudar você a encontrar boas soluções para a sua vida como um todo, inclusive no que se refere ao equilíbrio entre profissão e vida pessoal.

É muito comum não conseguir conciliar atividades por simplesmente não ter recursos emocionais para isso. A orientação certa pode trazer fortalecimento pessoal, permitindo que você esteja apto a superar momentos de maior dificuldade emocional em qualquer setor.

Não tenha medo nem vergonha de pedir ajuda.

A seguir, confira outras dicas que vão ajudar você a fazer essa importante conciliação.

 

Organize suas atividades, otimizando o tempo

Faça um planejamento da sua rotina, considerando todas as atividades profissionais e pessoais. Veja de que forma você pode aproveitar melhor o tempo que dedica às demandas de trabalho, tentando eliminar os gargalos de desperdício. Assim, você não precisará trabalhar fora do horário regular e, consequentemente, sua vida pessoal terá mais espaço.

Ah, e outra dica importante: trabalhando em casa, procure dividir as tarefas domésticas com toda a família. Isso vai contribuir para aumentar as afinidades, manter a sua produtividade no trabalho e, principalmente, permitir que os momentos de diversão e relaxamento sejam mantidos.

 

Use a tecnologia como uma aliada

As ferramentas tecnológicas permitem que você trabalhe a qualquer hora, de qualquer lugar — e isso pode comprometer seriamente seus momentos de relaxamento e diversão. Saber o momento de se desligar é fundamental para sua qualidade de vida.

Para isso, conte com os mais diversos recursos digitais para flexibilizar seus horários e prazos, e até para melhorar a sua produtividade. Com uma busca simples na internet, é fácil encontrar aplicativos que fazem isso.

 

Não seja uma pessoa centralizadora

Saber delegar tarefas é fundamental quando se busca equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal. E isso não vale apenas para as atividades de trabalho, não. Confie nas pessoas do seu convívio doméstico e social e conte com elas para cumprir algumas obrigações.

Além de aliviar sua carga de compromissos, essa atitude pode fortalecer os laços entre vocês, melhorando os relacionamentos em geral.

 

Não ignore seus momentos de descanso

Trabalhar anos a fio, sem aproveitar os fins de semana ou, pior, sem tirar um bom período de férias é uma das formas mais eficientes de sofrer com estresse e comprometer sua vida pessoal. Não dispense os momentos de se dedicar exclusivamente a si mesmo e às pessoas importantes do seu convívio. Até o seu rendimento no trabalho sairá ganhando com essa pausa.

Além disso, ter um espaço estritamente pessoal na agenda é fundamental para sua qualidade de vida. Isso não significa adiar os compromissos de trabalho ou deixar as necessidades da família de lado. Apenas dedique um tempo no dia, na semana ou mesmo no mês para fazer algo que seja reconfortante para você mesmo.

Praticar exercícios,  fazer uma massagem, ler um livro, tomar banho de sol… Tudo o que desperte sensação de bem-estar em você vai contar pontos nesse quesito.

 

Pratique o mindfulness

O mindfulness é uma técnica que permite a você estar 100% presente em cada momento do seu dia, praticando a atenção plena. Seja enquanto desenvolve uma tarefa no trabalho, assiste a um filme com a família ou faz um happy hour com os colegas, esteja totalmente presente naqueles instantes. Mesmo que, com a nova realidade, isso seja feito de maneira digital, reunindo pessoas queridas em lives ou usando aplicativos para encontros virtuais.

Deixar a mente vagar, pensando em uma infinidade de outras coisas enquanto desenvolve uma atividade completamente diferente, sobrecarrega a sua saúde emocional e impede você de aproveitar devidamente o seu tempo.

 

Estabeleça prioridades, tanto em casa quanto no trabalho

Na correria do dia a dia, tudo parece urgente, mas não é bem assim que as coisas funcionam. Analise criteriosamente cada um dos compromissos, tanto na vida pessoal quanto na profissional, e estabeleça prioridades.

Se tiver dificuldade para isso, converse com colegas e familiares e cheguem juntos a uma conclusão. Aqui, vale também aquela dica de delegar tarefas. Assim, você pode aproveitar seu tempo com muito mais eficiência e qualidade de vida.

Uma vez definidas as prioridades, é hora de planejar suas atividades. Quando se tem os processos esquematizados, o tempo parece se multiplicar. Assim, estabeleça um método de ação e coloque dedicação em cada tarefa.

No trabalho, isso vai significar um importante ganho de produtividade e, na vida pessoal, tempo de sobra para se dedicar a si mesmo ou à família.

 

Não tenha medo de ficar off-line

Diante da chuva torrencial de informações a que estamos expostos constantemente no ambiente digital, ficar um tempo off-line pode parecer um gatilho de ansiedade. Afinal, você não pode ficar por fora de nada, certo? Errado.

O mundo não vai acabar e as notícias não vão parar de chegar se você se desligar um pouco do computador ou do celular. Use esse tempo para se dedicar a algo do mundo físico e que, se possível, favoreça seu bem-estar.

 


Quer ver dicas sobre ter sucesso na carreira, sem comprometer sua qualidade de vida? Leia em Minha Carreira.

Se estiver passando por algum problema ou situação difícil, você pode entrar em contato com o [Nome Próprio do Programa].

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Latinmed, agência de comunicação e marketing para área de saúde; e validado pela CGP Brasil, especializada em Programas de Assistência ao Empregado e reponsável técnica pelo [Nome Próprio do Programa] d[a/o] [Nome da Empresa].

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.