Deixa que amanhã eu faço

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 16 de novembro de 2015 por


A procrastinação é inimiga da produtividade. Deixar as tarefas para outro dia é um hábito que deve ser combatido.

Todos os dias precisamos comparecer a compromissos pessoais ou profissionais, tomar decisões e realizar tarefas. Deixar “para fazer depois” é muito comum, mas é uma atitude que pode trazer mais problemas do que soluções.

A procrastinação, hábito que significa postergar ou atrasar, é bastante comum. Estudos apontam que 80% das pessoas assumem essa atitude com frequência regular. Deixamos para depois o início da dieta, a arrumação dos armários, o check-up médico e muitos outros compromissos.

Por deixar as tarefas para outro dia, sentimos uma tensão maior e desperdiçamos energia com a preocupação de fazer algo sem realmente resolver a tarefa. Quem sempre adia as atividades tem a ilusão de que o problema está “meio resolvido”, o que significa que ainda não houve uma solução definitiva. Em algum momento o problema precisará ser solucionado.

Pior do que provocar o estresse e a preocupação, o “deixar para depois” pode tornar tarefas ou problemas fáceis de ser resolvidos mais complexos. Está é a percepção que um “procrastinador incorrigível” não tem: deixar para depois é quase sempre mais custoso.

A procrastinação é uma atitude que pode estar relacionada a diferentes razões. Uma é a falta de controle, que faz com que as pessoas acabem adiando atividades para as quais deveriam dar prioridade. Alguns afirmam que trabalham melhor “na última hora”, justificando a atitude.

Se você acredita ser uma pessoa procrastinadora, confira algumas dicas para escapar desse hábito:

– Divida seu tempo e crie prazos rigorosos: Com um tempo menor para realizar tarefas você se sentirá pressionado a fazer tudo o quanto antes.

– Experimente mudar de ambiente: Às vezes o local de trabalho contribui para a procrastinação, seja por meio de distrações ou por te deixar entediado. Ir para outro espaço para realizar suas tarefas pode ser um modo de estimular a atividade.

– Compartilhe seus objetivos: quando falamos para amigos e familiares quais são nossos projetos, há uma cobrança indireta para que as atividades sejam realizadas.

– Recompense-se pelo trabalho realizado: A cada objetivo alcançado, comemore e se recompense. Valorizar o seu trabalho é uma maneira de se manter focado para termina-lo.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.