Dez dicas para novos líderes

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 5 de maio de 2021 por


Dez dicas para novos líderes

Passar a ocupar o papel de líder, seja dentro da empresa na qual você trabalha ou em uma nova organização, é uma conquista enorme. Para muitas pessoas, isso é visto como a recompensa pelo seu trabalho duro, uma recompensa que é um desafio novo e muito bem-vindo. Entretanto, receber uma nova responsabilidade pode ser avassalador e bastante intimidante; de repente, as pessoas estão prestando contas a você — buscando orientação e esperando que você tenha as respostas. Aqui vão dez dicas para ajudá-lo nessa transição e para possibilitar que você brilhe nesse seu novo papel.

1.      Seja a pessoa mais sociável que você puder ser

Ser líder envolve muito mais do que tomar decisões corporativas brilhantes. Envolve lidar com pessoas. Atente para o desenvolvimento e a melhoria das suas habilidades sociais incluindo a sua inteligência emocional. Saber lidar com as pessoas é mais do que a metade da batalha; logo, é uma habilidade importante na qual você deve focar.

2.      Comunique-se de modo transparente com os seus funcionários

Assim como o que foi dito acima, a comunicação com os seus subordinados imediatos é primordial para ser um gerente de sucesso. A transparência nesse caso significa ser franco com eles em relação às suas expectativas, compartilhando quaisquer informações que possam ajudá-los a fazer o melhor trabalho possível e incentivando o feedback sobre o seu desempenho. Isso também inclui a importância de ouvir: ouça as ideias dos seus colaboradores e incorpore-as às suas estratégias o máximo possível.

3.      Reconheça um trabalho bem feito

Quando alguém que trabalha para você faz um trabalho excelente, diga isso a ele e recompense-o de modo apropriado. O feedback positivo é uma ótima maneira de estabelecer uma relação saudável e de confiança entre você e a sua equipe.

4.      Não tenha medo de assumir o seu novo papel

Já que você passou a maior parte do tempo da sua carreira reportando-se a um ou muitos gerentes, pode ser intimidante de repente receber a autoridade para ser “o chefe”. Pode ser que você sinta que esse poder não é merecido ou mesmo que você é um impostor. Assumir o comando e falar com autoridade é importante; faz com que os seus subordinados confiem em você e nas suas escolhas.

5.      Aprenda a negociar de modo inteligente

Como gerente, você fará mais negociações do que nunca. As negociações não precisam ser sinônimo de conflito, e é interessante para você aprender a negociar bem. Se você estiver buscando mais informações a respeito de negociações, existem vários recursos disponíveis ao alcance dos seus dedos que podem ajudá-lo a saber mais sobre essa habilidade.

6.      Antecipe e aceite as mudanças

No seu período como líder, as coisas irão mudar bastante. Estima-se que, à medida que a geração Y ocupar cada vez mais cargos executivos, a estrutura fundamental dos locais de trabalho mudarão radicalmente.Resistir à mudança é um esforço quase totalmente inútil, então aceite as marés de mudança e adapte-se ao inevitável.

7.      Promova a diversidade

Um ambiente de trabalho diverso é um ambiente de trabalho forte. Diferentes pontos de vista são inestimáveis em um ambiente de trabalho dinâmico, e ter pessoas com uma ampla variedade de identidades e experiências como parte da sua equipe significa que você terá perspectivas múltiplas a serem compreendidas e integradas.

8.      Crie uma cultura de aprendizagem

Como um líder de pessoas, uma das maneiras mais eficientes com as quais você pode criar uma cultura de aprendizagem é por meio do estabelecimento de um ambiente de trabalho no qual a aprendizagem contínua seja incentivada em todos os níveis da organização. Uma cultura de aprendizagem vai muito além de “dias de treinamento”, almoços informativos ou seminários e oficinas ocasionais. Ao contrário, ela permeia todos os aspectos de uma empresa. Ela tem como foco não só a melhoria dos produtos, mas o aprimoramento e o desenvolvimento do bem mais importante da sua organização — as pessoas. Faça com que o seu ambiente de trabalho recompense e incentive a aquisição de novas habilidades e informações.

9.      Comece a pensar sobre a aposentadoria

Passar para um cargo de gerente, por exemplo, significa que você provavelmente já está trabalhando na sua área há algum tempo. Caso ainda não o tenha feito, agora é um bom momento para começar a planejar a aposentadoria, mesmo que você ainda seja jovem. Nunca é cedo demais!

10. Cuide-se

Algumas posições de liderança são estressantes. O cuidado consigo mesmo é de suma importância para que você possa fazer o seu trabalho e que possa fazê-lo bem. Quando você se pegar trabalhando 24 horas por dia, tente separar um tempo para si mesmo, para descansar, estar com amigos e família e fazer atividades relaxantes e confortantes.

Assumir um novo papel como líder é um desafio, mas, com sorte, é um desafio estimulante, e você não estaria aqui se não estivesse pronto. Espere uma curva de aprendizado e alguns tropeços e ajustes no começo e, ao mesmo tempo, aceite o seu novo papel e assuma-o com elegância.

Gostou deste artigo? Veja outros similares em Minha Carreira.

Texto desenvolvido pela LifeWorks adaptado para a CGP Brasil.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.