Dicas sobre como conciliar trabalho e família

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 2 de janeiro de 2023 por


Dicas sobre como conciliar trabalho e família

A vida é frenética para pais que trabalham e procuram balancear sua vida pessoal e as responsabilidades do escritório. É como fazer malabarismo, com a pressão constante de se certificar que nenhuma das preciosas bolas escorregue e caia no chão. Entretanto, é importante lembrar que a vida não é apenas sobre as responsabilidades que se tem, ela deveria ser agradável e recompensadora na mesma medida em que é desafiadora. Para permanecer saudável, pais que trabalham precisam reservar tempo para eles mesmos e suas atividades de lazer. Mesmo que não haja uma solução fácil para essa questão, aqui estão algumas dicas para ajudar no equilíbrio da sua vida profissional e pessoal.

Tenha em mente

Não existem “Super Pais”. Se você está tentando se espelhar em algum tipo de criatura mística, saiba que está estabelecendo padrões irreais para você e sua família. Tente esquecer do perfeccionismo e não deixe a culpa te abalar. A realidade é que você não pode estar com seus filhos em todos os momentos do dia. No entanto, quando você está com eles, tente relaxar e se certificar de que está realmente focado na sua família, sem distrações. Estudos indicam que as crianças com pais que trabalham não necessariamente sentem falta de passar mais tempo com eles, mas sim de uma atenção genuína durante o tempo em que estão juntos.

Mantenha sua vida em perspectiva. Você não pode fazer tudo, então precisa continuar reavaliando constantemente as prioridades em função dos seus valores pessoais. Lembre-se de que a criação é um dos mais importantes aspectos da paternidade. Prover amor, orientação, suporte e direcionamento construtivo é muito mais importante do que comparecer a todos os eventos da escola ou preparar lanchinhos para as crianças no meio da semana. Use seu tempo e energia com sabedoria, naquelas coisas que realmente fazem a diferença, como ajudar na lição de casa, demonstrar carinho, conversar como foi o dia, ler histórias ou encorajar seus filhos antes de irem para a escola.

Viva “no momento.” Tente aproveitar o que você está fazendo, seja no trabalho, em casa ou em momentos de lazer em que está sozinho. Isso significa focar no “agora,” sem se preocupar em excesso com o trabalho enquanto estiver em casa ou com a família enquanto estivar no trabalho. Isso irá ajudar a garantir que você seja sua melhor versão em todos os papéis da sua vida (como pai/mãe, cônjuge ou profissional).

Escolha um provedor de saúde que você confie. Uma vez que você encontre um pediatra atencioso para suas crianças, você pode relaxar e parar de gastar energia se preocupando o tempo inteiro.

Construa uma rede de suporte:

Pessoas com fortes redes de suporte tendem a ser mais saudáveis, felizes e aptas a lidar com o estresse. Amigos, cônjuges, colegas de trabalho e família podem proporcionar um apoio emocional e prático enorme se você der abertura. Aqui estão alguns exemplos de como uma rede de suporte pode ajudar a aliviar o estresse de equilibrar trabalho e família.

Vizinhança e colegas. Procure conhecer outros pais na escola de seus filhos ou na vizinhança. Você pode não apenas dividir experiências e bater papo, mas também providenciar suporte um para o outro para buscar as crianças na escola, dividir caronas para atividades nos finais de semana, auxiliar em emergências etc.

Família unida. Se possível, mantenha contato com seus pais, irmãos e outros membros da família. Ajudar os outros cuidando de suas crianças, preparando jantares familiares etc. pode ter um efeito terapêutico. Algumas vezes avós relutam em se envolver demais porque não querem pressionar. Considere fazer sugestões sobre visitas ou passeios que os avós possam fazer com seus filhos para te dar algum tempo sozinho e proporcionar um dia diferente e divertido para as crianças.

Rede de apoio no escritório. Colegas de trabalho e supervisores podem providenciar outra rede de suporte. Se a pressão ou os problemas no trabalho estão causando um desbalanço na sua rotina, converse com um colega ou supervisor. Tirar um tempo para almoçar com alguém ou apenas contar umas piadas também pode te ajudar a manter o equilíbrio.

Continue saudável:

Se você está saudável terá mais energia para dedicar à sua família, trabalho e passatempos.

Exercícios. Esse é um dos remédios mais efetivos para combater o estresse. Se você não consegue separar um tempo para correr ou ir à academia, tente caminhar regularmente pelo bairro ou evite usar o carro para ir ao mercado ou à farmácia. No trabalho, tire uma pausa para se alongar e bata perna no horário de almoço.

Mantenha uma dieta saudável. Tente cortar a cafeína, o tabaco, o açúcar e o álcool. Fique longe de comidas gordurosas e em vez disso tente comer mais frutas, vegetais e grãos.

Durma o suficiente. Se seu estilo de vida é estressante e está te impedindo de ter uma boa noite de sono, tente aumentar sua rotina de exercícios e tomar uma banho quente antes de se deitar.

Estabeleça prioridades:

O equilíbrio de verdade não se trata apenas de administrar seu tempo. Mas sim de continuamente avaliar sua vida e encaminhá-la para onde gostaria que ela estivesse.

Cada semana, crie uma lista de tudo o que você precisa fazer. Então, estabeleça prioridades classificando cada item como “Preciso fazer”, “deveria fazer” ou “seria bom fazer”. Quando tiver isso pronto, pergunte a você mesmo as seguintes questões: 1) Por que estou fazendo isso? 2) Quão urgente é essa tarefa? 3) Alguém além de mim pode fazer isso?

Se organize:

Mesmo que pais que trabalham sejam forçados a equilibrar muitas atividades e responsabilidades, existe um sentimento constante de que não se está fazendo um bom trabalho em nenhuma das funções (como pais, profissionais ou cônjuges). Se organizar, e manter essa organização, irá ajudar você a tomar o controle do seu tempo para que possa planejar e completar todas as tarefas necessárias para alcançar seus objetivos no trabalho e em casa.

No trabalho:

Em casa:

Quer ver mais dicas para manter a saúde mental? Leia em Minha Carreira.

E lembre-se, se estiver passando por algum problema ou situação difícil, você pode entrar em contato com o Programa de Apoio ao Empregado em qualquer época do ano. Estamos aqui para cuidar do que importa para você!

Conteúdo inspirado pela LifeWorks e adaptado para a CGP Brasil.

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Latinmed, agência de comunicação e marketing para área de saúde; e validado pela CGP Brasil, especializada em Programas de Assistência ao Empregado.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.