Nem soft, nem hard: Você sabe dizer quais as real skills de seus colaboradores?

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 5 de abril de 2021 por


Nem soft, nem hard: Você sabe dizer quais as real skills de seus colaboradores?

Como você avalia seu colaborador hoje? Que habilidades considera ideais e valoriza dentro da sua equipe? Se ainda não parou para pensar na resposta, aqui vai um ponto para ser levado em consideração: 2021 inaugura a década das competências híbridas. Pelo menos é assim que o empreendedor e estrategista de comunicação Marc Tawil, Nº 1 LinkedIn Brasil Top Voices, analisa o atual momento.

Segundo ele, cada vez mais, o colaborador que detém competências técnicas (as chamadas hard skills, ou funções que você aprende na prática) terá de apresentar também competências socioemocionais (soft skills, como carisma, interesse, dedicação ou mesmo inteligência emocional – tão importantes em um mundo pós-pandemia – ainda distante de nós). Nesse caminho de hard skills e soft skills, as habilidades reais acabam ganhando espaço. Porque são modernas, funcionais, necessárias e diferenciadas, como Tawil mesmo costuma pontuar.

Para ele – e para você também, pois certamente concordará com essa observação – não faz sentido ter na equipe um profissional excelente em suas entregas, mas intragável ou nada flexível no trato pessoal. Muito menos ajuda ter um profissional extremamente participativo que não detém uma visão holística do negócio. Percebe aonde vamos chegar? Tawil continua: ser “só técnico” ou “só comportamental” não vale de nada nos dias de hoje.

HARD SKILLS

Hard skills são habilidades que podem ser aprendidas por meio de cursos e treinamentos, como programação, domínio de Excel, PHP, gestão de projetos ou até mesmo uma segunda língua. Eram essas as competências que faziam os olhos dos recrutadores brilharem com um currículo de um profissional qualificado em um tempo não tão distante assim. E se essas habilidades podem ser aprendidas, o gestor pode e deve incentivar seus colaboradores a desenvolvê-las, seja por meio de curso de graduação e pós-graduação, seja por meio de participação em congressos. É preciso incentivar.

SOFT SKILLS

Soft skills estão diretamente ligadas ao comportamento e à capacidade de comunicação interpessoal. Entram aqui também poder de persuasão, proatividade, resolução de conflitos, liderança e organização, para citar apenas algumas habilidades relevantes. Como elas tratam exclusivamente do nosso modo de agir, reconhecer a falta delas tem muito a ver com autoconhecimento. Coachings podem ajudar no processo de reconhecer seu potencial e a melhor maneira de desenvolvê-lo.

COLABORADORES HÍBRIDOS

Um colaborador que juntasse habilidades técnicas e comportamentais – e tivesse total ciência de suas principais características – seria então o perfil perfeito de contratação? Muito provavelmente sim. Ao juntar flexibilidade, resiliência e carisma às suas habilidades técnicas, você tem um colaborador híbrido com poder de poucos, mas, por outro lado, que pode servir de inspiração para muitos.

Gostou deste artigo? Veja outros similares em Minha Carreira.

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Latinmed, agência de comunicação e marketing para área de saúde; e validado pela CGP Brasil, especializada em Programas de Assistência ao Empregado.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.