Sabedoria organizacional: como aproveitar o máximo de sua equipe

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 24 de agosto de 2015 por


A formação de equipes para a realização de um projeto ou tarefa é uma excelente maneira de combinar talentos e conhecimentos para alcançar melhores resultados. Trabalhar em equipe permite destrinchar desafios e objetivos aparentemente impossíveis.

A inteligência ou sabedoria organizacional é a capacidade coletiva de uma empresa em solucionar problemas e alcançar metas. Para isso, todas as equipes devem trabalhar em harmonia.

Porém, nem todos os grupos trabalham da mesma forma. Alguns são mais eficazes do que outros e isso não depende apenas das competências de cada indivíduo. A inteligência de um grupo pode ser prejudicada por egos, vontade de se destacar, pesos mortos ou indivíduos controladores, que comprometem a qualidade do trabalho. As equipes se tornam mais fortes quando os indivíduos que as compõe conseguem trabalhar em harmonia, valorizando cada talento.

Saber reconhecer quem são as pessoas que promovem harmonia é essencial para manter a sabedoria organizacional. O sucesso de uma empresa não depende apenas da capacidade de cada trabalhador, mas também de um ambiente que possibilite a manifestação de talentos.

Valores, cultura organizacional e práticas de gestão são algumas características do ambiente de trabalho que ajudam a fomentar a inteligência organizacional. Os trabalhadores devem se identificar com os valores da empresa, com a cultura no ambiente de trabalho e também respeitar as práticas de gestão, que devem ser condizentes com o grupo de pessoas geridas.

A inteligência organizacional também está ligada à propagação do conhecimento gerado pelos funcionários.

Problemas e desafios surgem diariamente e é preciso traçar estratégias para solucioná-los. Ao longo do desenvolvimento de projetos e propostas os funcionários de uma empresa adquirem conhecimento, estabelecem processos e produzem soluções que podem ser usados no futuro.

Conforme os funcionários deixam as empresas, entretanto, todo esse conhecimento produzido e adquirido não é deixado como legado para novos funcionários ou para a organização. É raro encontrar empresas que estabeleçam uma maneira de passar esse conhecimento a todos os funcionários, de modo que toda a organização evolua.

Saber trabalhar em equipe é um passo importante para que isso ocorra de maneira mais natural. Pessoas que trabalham bem em conjunto com outras não veem problema em passar o que aprenderam para outros e costumam ajudar os colegas a encontrar soluções mais rapidamente.

O ambiente de trabalho que valoriza a distribuição do conhecimento também é mais benéfico. Funcionários que querem aprender devem ser estimulados e os que já aprenderam devem deixar que esse conhecimento faça parte da cultura da empresa.

Ideias para ajudar na gestão do conhecimento e promover a sabedoria organizacional em sua empresa:

– Crie canais de discussão, como fóruns, ou organize reuniões para discutir projetos, ideias e apresentar diferentes pontos de vistas.

– Registre as lições aprendidas em todos os projetos e disponibilize isso a todos os funcionários.

– Incentive funcionários a fazerem cursos e aprenderem mais sobre suas funções.

Receba novos posts por e-mail:

Loading

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.