Você pode ser feliz no trabalho

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 7 de setembro de 2015 por


A felicidade e o trabalho são compatíveis, mesmo que muitos não concordem.

O trabalho representa o esforço e o desafio, aspectos importantes na vida adulta e que dão a sensação de prazer quando o dever é cumprido. Para isso, entretanto, a satisfação com a atividade realizada é essencial. Quando se está satisfeito, as obrigações e restrições perdem o caráter negativo.

O que alguns consideram importante para a satisfação no trabalho pode não ser o mesmo que outros avaliam como essencial. Por isso, o primeiro passo para encontrar a felicidade no trabalho é entender seus objetivos e metas, que pode ser um salário maior, uma promoção ou até mesmo mais tempo fora do escritório.

É comum associar a felicidade no trabalho a algumas máximas como “só é feliz quem está no topo” ou “só é feliz quem tem o próprio negócio”. Porém, assim como na vida pessoal, a felicidade depende dos valores e objetivos de cada um.

Compreender o que se deseja com o trabalho e a carreira nos permite traçar metas, que devem ser condizentes com a nossa missão de vida. Objetivos profissionais costumam ser diferentes de objetivos pessoais, mas um complementa o outro.

Com a clareza do que se pretende conquistar no trabalho, é possível tornar o seu dia mais agradável. Confira algumas dicas:

– Exercite a sua paciência: por nos obrigar a conviver com pessoas novas, o ambiente de trabalho pode ser um espaço propenso a conflitos. Mas essas situações jamais devem ser resolvidas com hostilidade. Se a irritação com um colega ou uma tarefa é constante, busque entender o motivo e reavalie a sua intolerância. Nem sempre o sentimento é justificado e, muitas vezes, a irritação pode ser reflexo de algo que não gostamos em nós mesmos.

– Evite o estresse: Comer bem e se exercitar regularmente são alguns hábitos da vida pessoal que podem ser extremamente benéficos para o ambiente de trabalho. Ingerir os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo evita que tenhamos picos de desânimo ou irritabilidade. Já a prática de atividades físicas promove a sensação de bem estar.
Algumas decisões também contribuem para evitar o estresse. Sair de casa mais cedo ou optar por uma forma diferente de transporte, por exemplo, pode ajudar a evitar o trânsito, o que fará do seu dia de trabalho mais tranquilo.

– Planeje seu dia: Também para evitar o estresse, o planejamento do dia é uma ótima maneira de garantir o cumprimento de tarefas e manter o foco em metas e objetivos.
Uma agenda bem organizada minimiza a possibilidade de imprevistos e permite que você consiga cumprir horários de entrada e saída do trabalho, algo extremamente importante para manter a qualidade de vida.

– Seja otimista: Os desafios e os problemas parecem menores quando adotamos uma visão positiva da vida. O mesmo acontece no trabalho.
Além disso, a postura otimista costuma estar alinhada aos valores e objetivos da empresa, o que colabora para a satisfação e a felicidade no trabalho.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.