Animais de estimação: quais os benefícios e as responsabilidades?

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 2 de agosto de 2019 por


Você tem um pet? Hoje, milhares de famílias têm em casa cães, gatos, peixes, coelhos, periquitos ou outros bichinhos. Além da companhia, ter um animal de estimação pode ter vários benefícios para a qualidade de vida e até ajudar no tratamento de doenças. Mas é preciso ter em mente que cuidar de um pet nem sempre é simples e tem também aspectos legais.

 

Benefícios do contato com animais

Ter um animal de estimação tem benefícios em todas as idades, desde crianças a idosos. Inclusive, alguns animais são usados em terapia ocupacional, terapia da fala ou reabilitação física para ajudar os pacientes a se recuperarem. Confira abaixo alguns dos impactos benéficos do contato com pets:

 

Combate a solidão

Animais de estimação oferecem uma sensação de segurança e alguém para compartilhar a rotina do dia. De acordo com a Mental Health Foundation, os animais de estimação podem ser uma companhia especialmente valiosa para os mais idosos e que vivem sozinhos. A companhia de um bichinho, como um cão, pode incentivar mais interações sociais com outras pessoas ao ter que passear com ele, por exemplo.

 

Incentiva prática de atividade física

Ter um animal como o cachorro motiva a prática de exercícios ou brincadeiras, o que não só representa benefícios ao corpo, como para a mente também. De acordo com pesquisadores da Universidade St. George, no Reino Unido, crianças com cachorros têm, em média, 325 minutos (mais de cinco horas) de atividades físicas por dia.

 

Reduz ansiedade e estresse

Um estudo, realizado pela Universidade de Oklahoma, descobriu que crianças que convivem com cães de estimação têm menos probabilidade de sofrer de ansiedade infantil. De acordo com terapeutas especializados em comportamento infantil, a relação com o animal estimula afeto, companheirismo, organização, paciência etc. Além disso, o apoio social oferecido por um animal de estimação pode fazer com que pessoas de qualquer idade se sintam mais relaxadas e diminuam o estresse.

 

Ajuda a proteger a saúde do coração

Ao aliviar o estresse e incentivar a prática de atividade física, um pet também pode auxiliar na redução da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. Portanto, segundo a American Heart Association, possuir um animal de estimação provavelmente esteja associado a um menor risco de doença cardíaca.

 

Ensina responsabilidade e bondade para crianças

Uma criança que aprende a cuidar de um animal, e a trata com bondade e paciência, pode receber um treinamento inestimável para aprender a tratar as pessoas da mesma maneira. Além disso, o ato de aprender a cuidar, ter horário para dar de comer, passear e limpar as fezes e a urina do animal ensina o senso de responsabilidade às crianças.

 

Qual é a sua responsabilidade com animais de estimação?

Agora que já falamos dos benefícios, chegou o momento de falar das responsabilidades. Antes de adotar ou comprar um animal de estimação, é preciso ter em mente que os cuidados necessários para oferecer uma vida de qualidade aos bichinhos vão muito além do que providenciar água, comida e um teto.

 

Os tutores (aos quais costumava-se chamar de donos) de animais estão legalmente obrigados a assegurar o respeito por cada espécie, pela sua saúde e bem-estar. Se você quer ser um tutor de animal de estimação responsável, você precisa incluir na rotina cuidados importantes com o pet. Entenda:

 

Cuidados com a alimentação

É preciso sempre oferecer uma ração de boa qualidade, respeitando as características de cada animal e faixa etária, além de disponibilizar água limpa e fresca.

 

Visitas ao veterinário

É muito importante realizar pelo menos uma vez ao ano uma consulta com o veterinário. Assim como humanos, animais podem prevenir doenças com cuidados regulares e hábitos saudáveis, mas para isso o tutor precisa ajudá-lo. Esteja sempre atento a qualquer mudança de comportamento ou hábito do seu animal, pois podem sinalizar doenças.

 

Vacinas

Cães e gatos possuem um esquema vacinal de acordo com sua espécie e características individuais. Geralmente, a vacinação é anual e só pode ser realizada por um médico veterinário.

 

Maus-tratos

Infelizmente, ainda acontecem casos de maus-tratos com animais. A Lei Federal prevê prisão de três meses a um ano para quem pratica maus-tratos, além de multa. Em caso de morte do animal, a punição pode ser aumentada de um sexto a um terço.

O crime de maus-tratos significa qualquer tipo de sofrimento, seja ele físico ou psíquico. Alguns exemplos são envenenamento, chibatadas, açoites, enforcamento, queimaduras e, inclusive, abandono.

 

Toda denúncia de maus-tratos contra animais deve ser comunicada à autoridade policial da cidade. Alguns municípios possuem Delegacia Especializada na defesa animal, como é o caso de São Paulo e Campinas, por exemplo. Se o seu município não tiver, dirija-se a uma Delegacia de Polícia mais próxima e noticie o fato.

 

3 dicas para quem nunca teve um animal

Se você nunca teve um animal, mas está pensando em adotar um, veja também algumas dicas básicas para começar essa experiência:

 

Com todas essas dicas, você já está pronto para incluir um animal de estimação na sua vida com responsabilidade.

 

Confira mais artigos na nossa página Minha Família!

 

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Latinmed, agência de comunicação e marketing para área de saúde; e validado pela CGP Brasil, especializada em Programas de Assistência ao Empregado.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.