Casais sem filhos: uma nova tendência

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 6 de setembro de 2017 por


Para muitas pessoas, a cena de segurar um bebê nos braços e vê-lo crescer, não faz parte dos planos. E parece que essa tendência veio para ficar. A chamada família DINC (duplo ingresso, nenhuma criança), formada por casais sem filhos, é um dos arranjos familiares que mais crescem no Brasil.

De acordo com um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a partir dos últimos dados do IBGE, em dez anos a parcela de casais que não têm filhos no país passou de 13,5% para 18,8% em 2014. Nesse mesmo período, os lares com crianças diminuíram de 54,8% para 44,8%.

Ter menos filhos ou não os ter é uma opção, que segundo especialistas, vem acompanhada de diversas transformações que estão ocorrendo atualmente na sociedade moderna. A ascensão da mulher no mercado de trabalho, que a leva a uma sobrecarga de tarefas, além das mudanças nos padrões de consumo e no cenário econômico atual estão entre as principais motivações.

O livro “Sem filhos por opção — Casais, solteiros e muitas razões para não ter filhos” da psicóloga, pedagoga e filósofa Margareth Moura Lacerda, de 55 anos, e o marido Edson Fernandes, de 56 anos, doutor em Comunicação e professor universitário, revela que o perfil do casal sem filhos, traçado a partir de uma pesquisa realizada por ambos os autores, se refere a pessoas na faixa dos 25 a 36 anos, que preferem focar nos estudos e na carreira profissional.

Além disso, preocupações com finanças, segurança, desigualdade e meio ambiente são aspectos que costumam interferir na decisão, que entre muitos casais têm se tornado definitiva.

 

Ter ou não ter filhos?

 

A decisão de ter ou não ter filhos é uma atitude que requer análise e sintonia entre o casal para que o relacionamento não seja abalado posteriormente por conflitos referentes à escolha.
Portanto, sempre mantenha o diálogo aberto com o seu companheiro ou companheira. E, lembre-se que seja qual for a sua decisão, o importante é que você seja feliz.

 

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.