Como ajudar os filhos na rotina de estudos em casa

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 3 de julho de 2020 por


Como ajudar os filhos na rotina de estudos em casa

Infelizmente, a crise do novo coronavírus está longe de ser controlada no Brasil. Mesmo com as medidas de relaxamento do isolamento social, a tendência de trabalhar e estudar em casa se mantém firme e forte. Com ela, permanece o desafio de contribuir para que os filhos absorvam da melhor maneira o conteúdo que é passado em aulas on-line ou mesmo que aproveitem o tempo em casa para aumentar o conhecimento.

A seguir, veja dicas como ajudar crianças e adolescentes a estudar em casa.

Monte o ambiente perfeito para os estudos

Quando seu filho estuda em um ambiente que foi totalmente preparado para isso, a tendência é que ele se mantenha mais concentrado e motivado. A ideia de montar uma espécie de sala de aula em algum cômodo ou cantinho da casa deve ser considerada.

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a fazer isso:

Mas e quando, mesmo com tudo organizado para os estudos, os filhos não conseguem ter a mesma dedicação que tinham em sala de aula? Vamos ver a seguir o que fazer.

Como manter a motivação em alta

A obrigação de ficar em casa é algo que mexe com a saúde mental de todos. Ansiedade, angústia, sensação de impotência são sentimentos comuns em momentos assim e podem afetar também os seus filhos e a forma como eles encaram os estudos.

Para tornar esse processo um pouco menos penoso e, ao mesmo tempo, incentivar as atividades, vale usar alguns recursos:

Em meio a tudo isso, vale reforçar que os momentos de descanso têm papel fundamental no bom desempenho nos estudos. Eles podem ser distribuídos ao longo do dia ou reservados para o fim das atividades. Tudo vai depender de como a rotina está organizada, mas é interessante que isso seja negociado com o seu filho, respeitando as necessidades dele.

Como deve ser um possível retorno às aulas

Em algumas partes do mundo onde os casos de Covid-19 estão controlados, já foi possível retomar as aulas de maneira presencial. Ainda assim, tudo está sendo feito com muito cuidado. Algumas medidas impostas por alguns países incluem:

A realidade no Brasil não deve ser muito diferente disso. Portanto, reforce a importância e a necessidade de medidas de higiene dentro de casa. Assim, quando precisar sair, seus filhos terão plena consciência do que é preciso fazer para cuidar de si mesmo e dos demais.

Quer ver outras dicas de como cuidar bem das pessoas que você ama? Leia em Minha Família.

Se estiver passando por algum problema ou situação difícil, você pode entrar em contato com o Programa de Apoio ao Empregado.

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Latinmed, agência de comunicação e marketing para área de saúde; e validado pela CGP Brasil, especializada em Programas de Assistência ao Empregado.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.