Como evitar conflitos familiares nas festas de fim de ano

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 17 de dezembro de 2018 por


O Natal e o Ano Novo são ótimas celebrações para reunir os parentes que você não vê com frequência, comemorar a harmonia e desejar boas energias para quem amamos. Porém, também podem ser momentos desafiadores e conflitos familiares podem surgir.

 

De acordo com a Fundação de Saúde Mental do Reino Unido, o período festivo oferece uma oportunidade ideal para conversar, visitar e interagir com as pessoas ao nosso redor. E essa comunicação fase a fase melhora o bem-estar mental e físico, pois essa interação produz o hormônio oxitocina, que pode beneficiar o sistema imunológico, o coração e a função cognitiva.

 

Mas, todos nós sabemos que quando o assunto é família existem grandes chances de acontecer um conflito, seja entre pais e filhos, sobrinhos e tios, cônjuges e por aí vai. Desentendimentos podem ocorrer por diferentes opiniões ou brigas familiares antigas. Ainda mais em ano de eleição, quando os ânimos ficam mais aflorados.

 

Por que evitar conflitos familiares?

É muito importante tentar evitar ao máximo conflitos familiares. Um desentendimento ou outro é até normal, mas se acontecer algum conflito, é necessário solucioná-lo com rapidez para que não haja ressentimento.

 

O Instituto Brasileiro de Coaching explica que laços familiares são os primeiros vínculos emocionais que criamos em nossa existência, servem para nos dar a força necessária para seguirmos em frente, não só diante dos desafios e adversidades, mas também diante de nossas alegrias, independentemente do tamanho e/ou relevância dessas conquistas.

 

Por isso, vamos dar algumas dicas para fugir de confusão e evitar conflitos familiares não só nas festas de fim de ano, mas sempre.

 

Comunique-se de maneira positiva

A Associação de Transtornos de Ansiedade de Vitoria, na Austrália, explica que a linguagem e o tom que você utiliza ao conversar com seus parentes podem ajudar ou dificultar a conversa. A comunicação com sarcasmo ou insultos é desrespeitosa e pode gerar conflitos.

 

Escute a outra pessoa

O conflito pode aumentar quando as pessoas envolvidas estão com muita raiva para se ouvirem e mal-entendidos pioram a situação. Tente ficar calmo, gerencie bem suas emoções e não interrompa a outra pessoa quando ela estiver falando.

 

Lembre-se que ninguém é obrigado a concordar com você

Respeite o ponto de vista da outra pessoa prestando atenção e ouvindo, e tente encontrar pontos de interesse comum. E não se esqueça que você não precisa ganhar a discussão. Cada um pode ter uma opinião.

 

Concentre-se nas qualidades do outro

Foque no que seu parente tem que te agrada e não nas características que te irritam. Isso ajuda a ter uma comunicação pacífica e sem problemas.

 

Observe a felicidade que o Natal proporciona

Veja como as crianças ficam felizes ao abrirem os presentes, como a avó da família está alegre por conseguir reunir os filhos e os netos. Reflita sobre as experiências boas e tire de sua mente os problemas e o estresse.

 

Se alguma discussão acabar surgindo, procure resolver com o diálogo e exponha opiniões de forma respeitosa sempre. Fazendo isso, a probabilidade de que situações desagradáveis continuem acontecendo diminuem bastante.

 

Gostou do artigo? Leia também sobre como evitar o estresse do final do ano.

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.