Está passando por algum desafio e precisa de orientação?
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo [e-mail]
O retorno desse canal será realizado em horário comercial de segunda à sexta-feira das 08h as 20h.
Em situação de emergência, ligue no
Estamos disponíveis 24 horas, 07 dias por semana em casos de emergência.
Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o Programa de Apoio ao Empregado ou ligue para o telefone de emergência 911 ou 188 para falar com o CVV (Centro de Valorização da Vida) em todo o território nacional.
O presente Acordo estabelece os termos obrigacionais que irão reger a relação jurídica entre o site Site.com.br e seus Usuários (individualmente referidos como Usuário).
O presente Acordo de Utilização é um contrato, ainda que firmado por meio eletrônico, e possui eficácia e validade jurídicas, em conformidade com a legislação civil em vigor (artigos 422 e 425 do Código Civil, Lei nº 10.406/2002).
O objetivo deste contrato é assegurar a efetivação de uma política de transparência, privacidade e segurança para ambas as partes envolvidas, que permita a melhor utilização do site por seus Usuários.
Ao acessar o site Site.com.br e cadastrar-se, é preciso que você leia e concorde com os termos do acordo de utilização, o qual poderá ser atualizado, visando adequar-se à legislação vigente e aos novos serviços.
Ao utilizar os serviços do Site.com.br, é preciso que você se obrigue a determinados deveres, abaixo detalhados e, no momento em que qualquer deles for violado, este contrato será automaticamente rescindido e poderá ensejar eventuais medidas judiciais, em caso de prejuízo em face da fornecedora dos serviços e/ou de terceiros.
Caso a rescisão do presente contrato se dê por culpa exclusiva do Usuário, o mesmo não será reembolsado das quantias efetivamente despendidas.
O Usuário poderá ter acesso ao presente Acordo de Utilização, a qualquer tempo, através da página https://www.site.com.br/termos-de-utilizacao/
Igualmente, o Usuário poderá armazenar o presente instrumento mediante o seguinte procedimento: em qualquer página deste site, acessar o link ?acordo de utilização?, localizado ao final da página, e em seguida, acessar o dispositivo ?salvar como? ou similar, encontrado no menu de seu navegador, ou se preferir, o Usuário poderá imprimir o presente acordo para posterior consulta, ou para registro do contrato firmado entre as partes.
Após a leitura atenta do teor deste contrato, e se for de seu interesse, indique – na caixa de aceitação – a sua concordância com o mesmo. Em caso de concordância com os termos do acordo de utilização dos serviços, marque a opção correspondente.
Uma vez contratado, os deveres e as normas aqui transcritos considerar-se-ão lidos e deverão ser obrigatoriamente obedecidos. A partir do momento em que os serviços oferecidos neste site forem utilizados, a sua aceitação a este Termo estará sendo ratificada, indicando que o Usuário leu e concorda com o que está inserido em suas cláusulas.
A oferta de serviços virtuais não está sujeita a qualquer tipo de autorização prévia pelo simples fato de ser fornecida por meio eletrônico.
O site se responsabiliza pela execução dos serviços que oferece aos seus Usuários, embora não tenha responsabilidade pelos conteúdos exibidos, mensagens enviadas ou recebidas, negócios realizados ou perdidos em função do serviço prestado.
Os serviços do Site.com.br somente serão oferecidos quando o site estiver no ar e disponível para acesso. Caso, temporariamente, o acesso ao site esteja interrompido para manutenção ou por outra razão, a prestação do serviço automaticamente será interrompida.
Caso novos serviços sejam incorporados ao site Site.com.br, os mesmos serão incluídos no presente Termo de Uso, incidindo, automaticamente, as regras já em vigor.
O Usuário tem conhecimento e concorda que o serviço é fornecido pelo site Site.com.br mediante acesso a World Wide Web através de dispositivos próprios para tanto, se responsabilizando, o Usuário, pelo equipamento técnico necessário como computador, softwares, modem etc, bem como pelo provedor de acesso à Internet.
A manifestação de vontade das partes contratantes nos contratos celebrados por meio eletrônico dar-se-á no momento da aceitação dos termos deste contrato. Tal manifestação será sempre considerada como inequívoca.
O Usuário, ao cadastrar-se no Site.com.br, receberá, automaticamente em seu e-mail registrado neste site, a confirmação da sua inscrição.
Caso o Usuário verifique algum dado errado, poderá o mesmo acessar a área ?Minha conta?, no site, e retificá-los a qualquer momento.
O Usuário do Site.com.br terá o direito de usar o serviço durante todo o período escolhido, não sendo o site obrigado a restituir quantias pagas, caso o Usuário desista do serviço contratado durante a vigência do contrato.
O pagamento do serviço contratado poderá ser feito através de Boleto bancário, pagável em qualquer Banco, ou outros meios disponibilizados em nosso sistema.
O Site.com.br oferece os seguintes serviços:
– Um endereço válido na internet, ou URL, gerado através de um subdomínio dentre os domínios disponíveis para este fim;
– Direito de uso exclusivamente em nossos servidores, de um dos modelos, dentre os disponíveis para este fim;
– Transferência de dados em seu site com limite mensal de acordo com o plano contratado.
O plano Free pode não estar disponível para contratação. Quando disponível, estará sujeito às seguintes regras:
– Os sites EasyPress e e-mails do plano free terão publicidade da Site.com.br ou de terceiros inserida no corpo, de tamanho e posição variáveis, onde a receita desta publicidade é exclusiva da Site.com.br. É facultado ao plano Free fazer atualização para qualquer plano de assinatura paga, removendo assim as publicidades a adquirindo os recursos e direitos do novo plano contratado. Utilizar técnicas para remover ou ocultar esta publicidade, é falta grave, culminando com a rescisão deste contrato;
– Recursos limitados conforme descrição em nosso site, e possibilidade de utilizar domínio próprio e contas de emails dependerá do produto contratado;
– Pode ser excluído por não seguir as condições deste contrato ou por não sofrer nova edição por três meses consecutivos;
– Pode ser excluído caso o Site.com.br cesse a disponibilização do plano Free em seu site;
– O conteúdo do site precisa atender às exigências do contrato do Google Adsense (https://www.google.com/intl/pt-BR/policies/terms/).
Todos os planos gratuitos precisam logar na conta de cliente em https://suporte.site.com.br mensalmente, como prova de atividade. Sites, hospedagens ou e-mails gratuitos que não fizerem a prova de atividade, não logando na conta indicada por mais de 30 dias, serão excluídos definitivamente do sistema, sem necessidade de aviso ou notificação prévia.
Os sites pagantes V4 e WordPress tem acesso a uma pasta com várias imagens que formam nosso Banco de Imagens. Sites sem pagamentos ou do plano Free não podem usar estas imagens, que serão exibidas temporariamente com uma marca d’água e deverão ser trocadas pelo usuário.
O sites com pagamentos terão direito a usar estas imagens, exclusivamente no site contratado e já pago.
As imagens do Site.com.br, sejam do modelo ou do banco de imagens somente poderão ser usadas no site contratado com o Site.com.br, não podendo ser copiadas, baixadas, compartilhadas nem transferidas para nenhum outro computador, sistema ou hospedagem. As imagens do nosso banco de imagens, somente poderão ser utilizadas no conteúdo do site contratado com o Site.com.br, e com as seguintes proibições:
– Produtos “impressão sob solicitação” online;
– Uso em qualquer logotipo ou marca comercial;
– Trabalhos pornográficos, obscenos ou difamatórios;
– Uso que represente o endosso pessoal do modelo;
– Uso que represente o modelo de forma sensível, ou seja, questões mentais, de saúde física, abuso substancial, comportamento criminal, atividade ou preferência sexual, sem ressalvas;
– Sub-licenciar, dar, compartilhar ou de outra forma transferir imagens/arquivos independentes;
– Exibição da imagem original digitalmente em tela maior do que 1200 x 800 pixels; Qualquer tamanho de reprodução é aceitável contanto que haja alterações substanciais ao conteúdo.
Todo o site, bem como seus módulos, instalados sob demanda ou não, são propriedade ou licenciados à Site.com.br e podem ser utilizados apenas em seu site contratado e hospedado nos nossos servidores.
O serviço FTP, caso disponível no seu plano, não pode ser usado para baixar os arquivos originais do servidor, como plugins, templates, temas, módulos, imagens, fontes, e códigos de programas. Deve seu usados apenas para manusear seus próprios arquivos ou enviar plugins e temas licenciados a você ao seu site.
Nos planos WordPress, EasyPress, EasyShop e Hospedagens, e outros planos, o envio de emails sem usar SMTP externo, é bem restrito, existindo apenas para troca de senha e formulário de contato do site. Quaisquer módulos de envio de emails devem usar SMTP externos e se sujeitar às nossa políticas de envio de spam. Envios de campanhas de e-mail, mailing, mala-direta,qualquer tipo de email em massa, envios de e-mail de um para muitos, não são permitidos em nossos servidores.
NO CASO DO CLIENTE UTILIZAR MEIOS DE PAGAMENTOS EM SEU SITE, A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS ORA CONTRATADOS NÃO IMPLICA EM QUALQUER PARTICIPAÇÃO DA SITE.COM.BR NAS OPERAÇÕES QUE VENHAM A GERAR OS PAGAMENTOS QUE SERÃO EFETUADOS ELETRONICAMENTE, TRANSAÇÕES ESSAS QUE OCORRERÃO SEM QUALQUER CONHECIMENTO, AUTORIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO OU INGERÊNCIA DA SITE.COM.BR E SOBRE AS QUAIS A SITE.COM.BR NÃO POSSUI NENHUMA RESPONSABILIDADE.
Ao visitar uma página qualquer da Internet, o URL ou IP (Internet Protocol) requisitado é automaticamente gravado, assim como a data e horário, além do software de navegação utilizado.
Referidos dados se prestam a auxiliar o Site.com.br a manter um registro detalhado da conta de seus Usuários, auxiliando-os na escolha de promoções, produtos e serviços que ajudarão a tornar o site mais útil aos nossos Usuários.
O Site.com.br poderá fornecer um agregado de dados estatísticos sobre compras, perfil de consumo e padrões de navegação de seus usuários a terceiros idôneos.
Quando da associação ao site, o Usuário poderá fornecer, voluntariamente, através de pesquisas, promoções, questionários ofertados pelo Site.com.br isoladamente ou em conjunto com terceiros, alguns dados pessoais.
Tais dados pessoais, fornecidos voluntariamente por nossos Usuários, por meio de respostas em pesquisas, questionários e cadastros, são usados somente para aprimorar os conhecimentos que o Site.com.br possui em serviços on line, sendo os mesmos, estritamente confidenciais.
O Site.com.br poderá estabelecer um acordo com outras empresas para ofertas especiais, promoções e/ou assinaturas. Nesse caso, o Site.com.br exige que suas parceiras e/ou afiliadas incluam na oferta ou promoção apresentada as informações relativas à política de privacidade das mesmas.
O endereço de correio eletrônico informado no ato do cadastro será utilizado somente para os fins autorizados pelos Usuários, assim como para responder às dúvidas ou enviar informações e serviços sobre o site aos Usuários.
O Site.com.br alerta que não existe disponível, ainda, um recurso que impeça a cópia de imagem disponível na internet. Por tal razão, o Usuário deve estar ciente de que, uma vez inserida na rede virtual qualquer imagem, seja fotografia, figura ou reprodução, é possível sua cópia, reprodução ou impressão por terceiros que acessem o site. O Site.com.br não se responsabiliza por atos de terceiros que se apropriem das imagens vinculadas nos sites de seus usuários.
A Simple Host concede a você uma licença pessoal não exclusiva e não transferível para usar o Site.com.br somente nos servidores da Simple Host, disponibilizados para este fim.
Este uso será restrito ao período contratado, e será permitido desde que o Usuário não esteja inadimplente com seus pagamentos ou qualquer outra obrigação.
A Simple Host possui o direito exclusivo aos sistemas que compõem o Site.com.br e, a seu exclusivo critério pode iniciar, processar ou defender e controlar qualquer ação relacionada ao Site.com.br ou qualquer parte do sistema.
Você não deve contestar a validade de, por ato ou omissão por em perigo, ou tomar qualquer ação inconsistente com os direitos ou o pronto consentimento da Simple Host no Site.com.br ou em qualquer parte do sistema, em qualquer país, e não deve tentar registrar o Site.com.br ou qualquer parte do sistema, nem qualquer marca confundivelmente semelhante ao Site.com.br ou qualquer parte do sistema.
O fornecimento de falsa informação ou a utilização de informações de terceiros, constitui crime, qualificado no Código Penal Brasileiro. Caso decorra algum dano ou prejuízo a terceiros ou ao próprio Site.com.br, em função da atitude ilegal de algum de seus Usuários, este será compelido a indenizar o Site.com.br, sem prejuízo de vir a responder pelas perdas e danos respectivos.
Nesta hipótese, o Site.com.br se reserva o direito de encerrar sua Associação no momento em que tiver conhecimento da falsidade ou da má-fé empregadas pelo Usuário, podendo impedir seu posterior regresso nos serviços oferecidos pelo site, sem quaisquer ressarcimentos.
Caso haja suspeita ou fortes indícios da má utilização dos serviços do site por algum Usuário, o Site.com.br poderá retirar o site do ar, sem reembolso de valores eventualmente pagos, temporariamente ou em definitivo, mediante notificação ou aviso prévio a ser enviado por e-mail bem como recusar o novo cadastro do Usuário que tenha violado alguma das cláusulas inseridas neste Acordo.
Nesse caso, o Site.com.br não estará obrigado a restituir as quantias já pagas pelo Usuário.
Ao início do processo de cadastramento, o Usuário deverá escolher uma senha e uma identificação pessoal, sendo, ele próprio, unicamente responsável pela senha que escolher e por mantê-la em sigilo.
O Usuário compromete-se a notificar o site Site.com.br sobre qualquer uso não autorizado de sua senha ou conta, bem como qualquer quebra de segurança que possa vir a ocorrer.
Na ocorrência de promoções ou planos especiais, em que o Usuário poderá ser beneficiado com um período de serviço gratuito, abatimento dos valores padronizados ou outras ofertas, o Usuário poderá ser notificado por e-mail e/ou informado através de anúncios, ou no próprio site do Site.com.br. Os termos da promoção ficarão disponíveis para acesso em local de destaque.
Em caso de rescisão do presente acordo, oriunda da violação de quaisquer termos aqui especificados por parte do Usuário, o Site.com.br não restituirá ao mesmo as quantias já pagas.
Uma vêz rescindido este contrato, a Site.com.br poderá excluir todos os dados, arquivos, emails e informações do Usuário e dos serviços que este utilizava neste sistema ou nesta empresa.
O Site.com.br não venderá ou compartilhará suas informações pessoais com terceiros. Somente mediante sua expressa autorização ou através de autorização judicial é que essas informações poderão ser divulgadas à autoridade solicitante. Caso o Usuário disponibilize suas informações constantes no site Site.com.br a terceiros, será de sua inteira responsabilidade o uso que esses venham a fazer das mesmas.
Para garantir a sua segurança, é recomendável que você altere sua senha de uso pessoal para acessar seu site ou sua conta de suporte, periodicamente, e que não a repasse a terceiros.
As senhas são encriptadas em nosso banco de dados, em caso de esquecimento, o Site.com.br enviará a um link para troca de senha para o endereço eletrônico informado em seu cadastro, assim que solicitado pelo link “Esqueci minha senha” na página inicial.
Ao acessar este site, coletamos informações através de cookies e outros meios, como seu IP, Browser, idioma, etc, para melhorar este site e utilizar em campanhas como Google adwords, remarketing, e outras.
Em caso de alterações na política de segurança do Site.com.br, o Usuário será avisado, seja através de seu e-mail ou por meio de anúncios de destaque em nossa página.
Sua senha pessoal é confidencial e criptografada, o que garante seu sigilo. Somente mediante sua senha pessoal, você estará apto a alterar seus dados pessoais. Aconselhamos que você utilize uma seqüência de algarismos ou de letras que não lhe identifique diretamente.
Qualquer transação comercial com o propósito de pagamento e cobrança é criptografada antes que a transmissão dos dados seja realizada entre o Site.com.br e o banco.
O site Site.com.br busca oferecer um serviço de excelência e, para tanto, se baseia na legislação vigente do País e confia na boa-fé de seus Usuários para a prestação de seus serviços.
O Site.com.br não monitora ou edita os conteúdos de informação de seus Usuários, a menos que isso seja requerido para fins de direito, ou quando for necessário à proteção e defesa dos direitos de propriedade do Site.com.br, ou ainda, quando for necessária a proteção da segurança pessoal de seus Usuários. Conseqüentemente, o Site.com.br tem o direito (não a obrigação) de revisar o conteúdo divulgado pelos seus Usuários, podendo assim, retirar informações que estejam em confronto com as disposições contratuais contidas neste Acordo de Utilização ou com o sistema legal vigente, assim como rejeitar qualquer site, texto ou fotografia que desatenda aos requisitos inseridos neste contrato.
Assim sendo, o Site.com.br se reserva o direito de editar ou alterar o teor de qualquer site cadastrado por seus Usuários quando verificar a utilização de linguagem ofensiva ou que faça apologia de práticas ilegais; enfim, qualquer conteúdo que atente contra a lei, a moral ou aos bons costumes.
Quando identificado conteúdo que esteja em confronto com as disposições contratuais contidas neste Acordo de Utilização ou com o sistema legal vigente, o Site.com.br poderá excluir o site do Usuário, assim como rejeitar qualquer site, texto ou fotografia que desatenda aos requisitos inseridos neste contrato.
O Site.com.br poderá editar ou alterar o teor de qualquer site cadastrado por seus Usuários quando identificadas linguagem ofensiva ou que faça apologia de práticas ilegais, enfim, qualquer conteúdo que traga informações em que se identifica o titular ou que atentem contra a lei, a moral ou aos bons costumes.
O Site.com.br, ao ser acionado judicialmente por fato cometido por seus Usuários, tem o direito de reaver o que houver despendido judicialmente contra quem deu causa, exercitando seu direito de regresso.
O Site.com.br não se responsabiliza, e não poderá ser responsabilizado, pelo uso que terceiros façam das informações de acesso que o Usuário tenha fornecido a eles, tais como senha, login ou outra informação semelhante.
O Usuário pode configurar o seu navegador para aceitar todos os cookies, rejeitá-los ou ser notificado quando um cookie é enviado.
Como cada navegador faz isso de uma maneira diferente, cheque a ferramenta de ajuda constante de seu navegador para saber como modificar as suas preferências sobre cookies.
ATENÇÃO: Se o Usuário optar por rejeitar todos os cookies em seu navegador, não conseguirá utilizar todos os recursos e serviços oferecidos pelo Site.com.br.
O Site.com.br utiliza seus próprios cookies para vários propósitos, incluindo:
– Conferir suas informações quando do acesso, de modo a dispor de conteúdo personalizado;
– Apresentar anúncios voltados ao seu perfil;
– Estimar o tráfego de internautas;
– Conduzir pesquisas para melhorar o conteúdo e os serviços do Site.com.br;
– O Site.com.br permite a outras empresas que estejam prestando serviços publicitários, ou veiculando publicidade através de nossos serviços a colocar e ter acesso a cookies em seu computador. A utilização de cookies por parte destas empresas é responsabilidade delas, e que estão estabelecidas em suas respectivas políticas de privacidade, e não na presente.
Os anunciantes ou outras empresas não têm acesso aos cookies do Site.com.br.
O Usuário deve fornecer dados corretos, exatos, precisos e atuais. Cada Usuário é pessoalmente responsável pelos dados que fornece.
O Site.com.br não se responsabiliza pela veracidade das informações prestadas por seus Usuários.
O fornecimento de falsas informações configura crime de falsidade ideológica, tipificado no art. 299 do Código Penal, cuja pena está estabelecida entre um a três anos de reclusão, acrescido de multa.
O fornecimento de falsa informação pelo Usuário dará direito ao Site.com.br de excluir o respectivo site do ar, sem aviso prévio, seja em caráter temporário, pelo tempo que o Site.com.br entender necessário para esclarecer a situação, ou em definitivo, a critério exclusivo do Site.com.br, em razão da violação dos termos deste acordo, sem que o Usuário seja ressarcido das quantias já pagas.
Os danos causados a terceiros pela utilização de informações falsas pelo Usuário sujeitará este último às penas da lei, bem como ao direito de regresso por parte do Site.com.br.
O usuário se obriga a cumprir e respeitar todos os termos do “Digital Millennium Copyright Act” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Digital_Millennium_Copyright_Act)
O Usuário não poderá divulgar em seu site conteúdo de teor racista ou preconceituoso, não poderá violar direito de crianças ou adolescentes, não poderá divulgar, transmitir ou disponibilizar qualquer conteúdo que seja da titularidade de outrem, que viole direito autoral ou direito de imagem de terceiros, não podendo, ainda, enviar qualquer mensagem que contenha vírus, tampouco disseminar idéias de caráter pedófilo, discriminatório, difamatório, abusivo, profano, ofensivo ou ilegal.
O Usuário não poderá solicitar a qualquer outro Usuário ou terceiro que aja em seu nome, a menos que seja mediante procuração.
O Usuário não poderá utilizar terceiros para realizar qualquer ação, compra, venda ou cancelamento de produtos ou serviços através do site ou qualquer outra forma de comunicação oferecida pelo Site.com.br.
O Usuário não poderá transmitir correntes ou spam (mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa) em nenhuma hipótese, proveniente dos nossos servidores nem de terceiros.
Nossa tolerância a envio de spam é ZERO. O envio de spam constitui INFRAÇÃO GRAVE e sua conta poderá ter os limites reduzidos e ser encerrada imediatamente.
Nossos sistemas são monitorados em tempo real e contas com mais de 5% (cinco por cento) de devolução nos envios tem como consequência o bloqueio por até sete dias. A reincidência pode gerar o bloqueio por mais tempo ou até mesmo o encerramento da conta.
O Usuário não poderá enviar campanhas por e-mail utilizando nossos servidores, sob pena de bloqueio das contas e redução de limites de envio. Se desejado, este serviço poderá ser contratado adicionalmente. Consulte condições em nosso suporte.
O Usuário não poderá usar o site para divulgação de serviços de crédito, empréstimos, limpar nome, renda extra, correntes de qualquer tipo, marketing de rede e outras atividades sabidas como golpes virtuais.
O Usuário não poderá usar o site para divulgação de qualquer prática ilegal, abusiva ou que traga danos ou prejuízos a terceiros.
O Usuário não poderá incluir em seu site sugestões sexuais, incluindo linguagem ofensiva.
O Usuário manterá todas as informações fornecidas através do Site.com.br em sigilo e não está autorizado a cedê-las ou divulgá-las, sem a expressa permissão do Site.com.br.
O Usuário não poderá violar, intencionalmente ou não, qualquer norma legal presente no sistema legal brasileiro e internacional, tampouco alegar desconhecimento das disposições normativas vigentes.
O Usuário não poderá intervir no sistema de transmissão do Site.com.br nem mesmo copiar, reproduzir, duplicar ou fazer uso do conteúdo do site para qualquer finalidade, sendo responsabilizado pelas práticas ilegais que fizer, nesse intento.
Efetuar back-up redundante próprio, DECLARANDO-SE CIENTE DE QUE o Site.com.br NÃO TERÁ QUALQUER RESPONSABILIDADE PELA PERDA DE DADOS EM CASO DE PROBLEMAS NO BACK-UP POR ELA EFETUADO.
Efetuar as negociações e providências necessárias para a utilização dos meios de pagamentos integrados ao programa, caso disponíveis.
Não são permitidos hospedagem de sites com seguintes conteúdos/finalidades em nenhum plano: Adulto, Warez/hacking/phishing, Proxy, Download de arquivos, Scripts pague-para-surfar (Pay to surf), bux.to e similares, Scripts de jogos online, Torrents/trackers, Scripts de compartilhamento.
Não são permitidos hospedagem de sites com seguintes conteúdos/finalidades nos planos gratuitos: Scripts de chat, usado para armazenamento de arquivos, Websites revendidos ou prestação de serviços para terceiros.
Nossos servidores não podem ser usados para fazer upload, postar, enviar por email, transmitir ou disponibilizar de qualquer maneira qualquer conteúdo, material ou publicidade que: Você não tenha permissão de disponibilizar sob qualquer lei ou sob relações contratuais ou fiduciárias (como informação interna, informação proprietária e confidencial aprendida ou revelada como parte de uma relação empregatícia ou sob acordos de sigilo). Infrinja qualquer patente, marca registrada, direito de cópia ou qualquer outro tipo de direito de propriedade de qualquer entidade ou indivíduo. Não seja solicitada ou não autorizada, materiais promocionais, junk mail, spam, emails de corrente, esquemas de pirâmide, ou qualquer outra forma de solicitação, exceto em áreas (como lojas) que são designadas para estes propósitos. Contenha vírus de computador, ou qualquer código, arquivos ou programas projetados para interromper, destruir, ou limitar a funcionalidade de qualquer computador , software e hardware, ou equipamento de telecomunicação. Tenha propósito de distribuir arquivos, retransmissão ou fins de Streaming. seja ilegal, prejudicial, ameaçador, abusivo, ofensivo, injurioso, difamatório, vulgar, obsceno, calunioso, invasivo da privacidade de outras pessoas, odioso, ou racial, étnico ou censurável. Ferir menores de qualquer maneira. Personificar qualquer pessoa ou identidade, “perseguir” e/ou assediar outros. Forjar cabeçalhos ou manipular identificadores de qualquer forma a fim de esconder a origem de qualquer conteúdo transmitido pelo serviço. Interferir ou prejudicar o serviço ou servidores ou rede conectadas ao serviço, ou desobedecer qualquer requerimentos, procedimentos, politicas ou regulamentações das redes conectadas ao serviço. Violar uma lei local, estadual, nacional ou Internacional, com ou sem Intenção. Promover suporte material ou recursos (ou esconder a natureza, localização, fonte ou propriedade do suporte material ou recursos) para qualquer organização(ões) designada(s) pelos Estados Unidos como organização(ões) terrorista(s) internacional(is). Coletar ou armazenar dados sobre outros usuários. Utilizar nossos sistemas de forma abusiva, prejudicando o funcionamento de parte ou todo o sistema, ou utilizando mais de 50% da capacidade de um servidor, em qualquer recurso.
Caso haja violação a qualquer dessas disposições ou de quaisquer outras que estejam no presente Acordo de Utilização, o Site.com.br poderá, a seu critério, alterar ou suprimir o conteúdo do site, reduzir limites, encerrar a conta do usuário e bloquear em definitivo todo acesso ao site ou emails.
9.1. SITE DO USUÁRIO
O site do Usuário é individual, personalíssimo e intransferível.
O Usuário somente poderá usar o site cadastrado para divulgação própria, ou de sua empresa.
A violação desta cláusula acarretará a suspensão imediata do site, somente sendo aceitável a sua restauração se atendida a condição anterior.
O Site.com.br ressalta que os serviços oferecidos visam atender e respeitar as normas da moral e dos bons costumes, não se responsabilizando por atos de seus usuários que infringirem as regras de conduta estabelecidas neste Acordo.
Caso haja a violação do aqui disposto, quando detectada, o site será automaticamente removido do ar. O referido site podrá ser restabelecido, no momento em que o Usuário regularizar esses dados de seu site. No caso de exclusão do site, por culpa exclusiva do Usuário, o Site.com.br não restituirá ao mesmo as quantias já despendidas.
Contas de planos gratuitos podem ser excluídas por infração contratual ou mesmo sem motivo algum.
Cada plano tem suas capacidades de uso de banda, emails, armazenamento e recursos definidos no quadro comparativo em Site.com.br.
9.2. DAS IMAGENS E DO MATERIAL ANEXADO
O Usuário não poderá utilizar imagens que infrinjam direitos autorais, sob as penas da lei vigente.
As fotos não poderão registrar pessoas nuas, seminuas ou com exposição de partes íntimas do corpo, em poses pornográficas ou em atividades ilegais.
Eventualmente o Site.com.br poderá recusar conteúdo e/ou imagens que estejam em desacordo com o padrão estabelecido pelo site ou em desacordo com a legislação em vigor.
O Usuário não poderá copiar, reproduzir, transmitir, distribuir, publicar, explorar, ou de qualquer forma transferir qualquer material do Site.com.br em qualquer formato, eletrônico ou não, para seu uso pessoal ou qualquer outra finalidade comercial ou não.
A exploração, transmissão, reprodução total ou parcial do conteúdo do site ou sua utilização indevida sujeitará o infrator às penalidades legais.
Garantimos em nossos serviços o SLA de 99,5%
Significa que 99,5% do tempo os serviços contratados estarão disponíveiis para utilização.
O não atingimento deste SLA gerará para a CONTATANTE o direito de receber descontos sobre os valores das mensalidades devidas à Site.com.br nos percentuais abaixo previstos, descontos esses a serem concedidos no pagamento das mensalidades dos meses subsequentes àqueles em que o SLA for descumprido, a saber:
– 5% se a licença ficar fora do ar de 0,6% 1,0% do tempo;
– 10% se a licença ficar fora do ar de 1,1% 2,0% do tempo;
– 20% se a licença ficar fora do ar de 2,1% a 3,0% do tempo;
– 30% se a licença ficar fora do ar de 3,1% a 4,0% do tempo;
– 40% se a licença ficar fora do ar de 4,1% a 5,0% do tempo;
– 50% se a licença ficar fora do ar mais que 5,0% do tempo.
O desconto a ser concedido incidirá exclusivamente sobre o valor da mensalidade, devendo eventuais outros serviços contratados e/ou custo de utilização excedente serem integral e regularmente pagos.
A comunicação de descumprimento do SLA deverá ser formalizada pelo Usuário junto à Site.com.br no prazo máximo de 15 (quinze) dias da constatação desse descumprimento, sem o que o desconto deixará de ser exigível.
No tempo indisponível não serão computados falhas nos equipamentos e redes do Usuário ou da pessoa que estiver acessando os serviços, nem motivos de força maior.
Desta forma garantimos ao Usuário a devolução integral do valor pago, caso fique insatisfeito com nossos serviços, no prazo de até 30 dias após a contratação do serviço.
Basta solicitar ao suporte a devolução do valor pago, sem necessidade de apresentar nenhuma justificativa, até 30 dias após a contratação do serviço.
Os dados do seu cadastro precisam estar atualizados e válidos para podermos efetuar o reembolso.
Eventualmente iremos contactar com o Usuário para confirmação de dados ou outros esclarecimentos necessários.
Caso o Usuários tenha registrado algum domínio, o valor do registro não poderá ser reembolsado, pois registros de domínios não são passíveis de cancelamento pelos órgãos registrantes. Neste caso o valor do registro será abatido da devolução a ser feita.
O prazo para devolução dos valores é de até 15 dias a contar da solicitação do reembolso.
Caso o litígio decorrente do presente contrato não for caracterizado pela legislação consumerista, o foro de eleição será o foro da cidade do Belo Horizonte – MG.
Caso o Usuário não concorde com determinada cláusula deste Acordo, e obtenha judicialmente a nulidade da mesma, os demais dispositivos não serão prejudicados e permanecerão em vigor.
AO CRIAR UM SITE OU UTILIZAR NOSSOS SERVIÇOS VOCÊ CONCORDA QUE LEU E COMPREENDEU OS TERMOS E DISPOSIÇÕES DESTE ACORDO DE UTILIZAÇÃO E ESTÁ CIENTE DE SEU INTEIRO TEOR, ACEITANDO SUAS CONDIÇÕES.
Leia com atenção: Este documento foi elaborado com o intuito de dar ciência aos usuários dos serviços, clientes e parceiros (em conjunto, “Usuários”) da CGP, sobre como as suas informações classificadas como pessoais, serão coletadas, utilizadas e protegidas.
Para a CGP, é prioridade zelar pela privacidade e segurança das informações de Usuários. Sendo assim, o presente documento almeja dar a devida transparência aos seus Usuários sobre como seus dados são utilizados pela nossa organização.
Para facilitar a leitura e compreensão das disposições trazidas nesta Política de Privacidade e Proteção de Dados (a “Política”), apresentamos um quadro resumo dos tópicos tratados:
QUEM TRATARÁ OS SEUS DADOS PESSOAIS, SENDO O CONTROLADOR DAS SUAS INFORMAÇÕES: | A depender do nosso relacionamento, seus dados poderão ser tratados pela: CGP CNPJ: 07.843.950/0001-27 Endereço: Rua Paes Lemes, 215 – Sala 1417 – São Paulo |
QUAIS DADOS PESSOAIS SERÃO TRATADOS POR MEIO DESTE PORTAL? | Dados fornecidos pelo Usuário para acesso ao programa Dados coletados através da Central de atendimento pela CGP |
POR QUANTO TEMPO ARMAZENAREMOS SEUS DADOS? | Os seus dados pessoais serão automaticamente eliminados pela CGP quando deixarem de ser úteis para os fins que motivaram o seu fornecimento e não forem mais necessários para cumprir qualquer obrigação legal. |
O QUE A CGP PRETENDE TRATANDO OS SEUS DADOS? | Utilizar dados pessoais para um prontuário, respeitado o sigilo legal do atendimento ao Usuário, podendo, e se necessário, entrar ou manter contato antes, durante ou após um cadastro realizado através da central de atendimento, aplicativo ou site, bem como para que seja possível manter um nível de atendimento do profissional da CGP e dos protocolos clínicos. |
COM QUEM A CGP COMPARTILHARÁ OS SEUS DADOS PESSOAIS? | Profissionais contratados pela CGP para tratar o assunto relativo ao problema de saúde do Usuário. |
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS? | Confirmação de existência de tratamento, acesso, correção, dentre outros |
COMO POSSO EXERCER MEUS DIREITOS? | Os seus direitos poderão ser exercidos por meio do endereço de e-mail: lgpd_solicitacao@cgpbrasil.com |
LEGISLAÇÃO APLICÁVEL | Este aviso foi elaborado para especial atendimento das Legislações nº 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados “LGPD”); nº 12.965/14 (Marco Civil da Internet); nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), sem prejuízo de observância das demais legislações e regulamentações aplicáveis às atividades prestadas pela CGP. |
Informações pessoais–Quais dados utilizamos
A CGP respeita a sua privacidade. Qualquer informação que você nos forneça será tratada com o mais alto nível de cuidado e segurança, sendo utilizada apenas de acordo com os limites estabelecidos neste documento.
“Informações Pessoais” são informações que permitem que você seja identificado direta ou indiretamente. Informações pessoais para uso do programa de assistência ao funcionário incluem, e este rol não é taxativo, seu nome, telefone, e-mail, endereço IP, informações sobre sua saúde, assim como outros dados sobre você nos forneça, cujas informações não sejam de conhecimento público e não estejam disponíveis em bancos de dados públicos.
Caso nos envie Informações Pessoais referentes a outras entidades ou pessoas físicas, você declara ter a autoridade para fazê-lo e declara ter obtido o consentimento necessário ou ter a legitimidade necessária para autorizar o uso de tais informações nos termos desta Política de Privacidade.
No processo de “contato” através do nossa central de relacionamento, aplicativo ou do site, para realizar a comunicação com a CGP, coletamos o seu nome, seu número de funcionário, se necessário telefone, e/ou e-mail, por exemplo. Essas informações são necessárias para identificarmos você e viabilizarmos o atendimento pelo profissional de assistência psicossocial.
A CGP poderá coletar as informações inseridas ativamente por você, Usuário, no momento do contato, e informações coletadas automaticamente , ao utilizar os nossos serviços, como, por exemplo, dados atrelados a sua conexão, tais como: endereço de IP, data, hora, dispositivo utilizado, dentre outras informações.
Há, assim, o tratamento de dois tipos de dados pessoais: (a) aqueles fornecidos pelo próprio usuário; e (b) aqueles coletados automaticamente pela CGP.
(a) Dados pessoais fornecidos pelo usuário: A CGP coleta todos os dados pessoais inseridos ou encaminhados ativamente pelo usuário ao preencher o formulário de contato através de qualquer canal de comunicação da CGP. São eles: Nome, sobrenome, endereço de e-mail.
Independentemente de quais dados pessoais são fornecidos ativamente pelo usuário, nós apenas faremos uso daqueles efetivamente relevantes e necessários para o alcance das finalidades declaradas; e
(b) Dados coletados automaticamente: A CGP também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas dentro do nosso aplicativo ou site, termos de procura digitado em nossos portais, dentre outros. Para tal coleta, faz-se o uso de algumas tecnologias padrões, como cookies, pixel tags, beacons e local shared objects, que são utilizadas com o propósito de melhorar a sua experiência de navegação em nossos serviços, de acordo com os seus hábitos e as suas preferências.
A CGP, via de regra, para as finalidades gerais aqui dispostas, não realiza o tratamento de dados pessoais definidos como sensíveis pela LGPD, entendidos como aqueles relacionados: à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico. No caso de ocorrer o tratamento de dados pessoais de indivíduos de até 12 anos, solicitaremos o consentimento específico e destacado do usuário ou dos pais e responsáveis deste, e/ou realizaremos o tratamento destas informações com base nas demais hipóteses autorizadoras trazidas pela LGPD.
Como Podemos Utilizar as Informações Pessoais
A CGP utiliza todas as informações coletadas via preenchimento de cadastro, inseridas neste site ou automaticamente para os seguintes propósitos:
As informações dos Usuários poderão ser utilizadas para encaminhamento do caso
serviços prestados diretamente pela CGP, respeitadas as finalidades expostas ao Usuário e a autorização previamente concedida, quando houver a exigência legal de coleta desta.
A CGP, em alguns casos, também pode tratar dados pessoais quando necessário para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória ou exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral.
Além disso, a CGP também poderá tratar dados pessoais com base em seu interesse legítimo, sempre no limite de sua expectativa, e nunca em prejuízo de seus interesses, direitos e liberdades fundamentais.
Adicionalmente, as informações coletadas poderão, mediante a coleta prévia de sua autorização, serem utilizadas para envio de comunicações e informações que sejam de seu interesse.
Caso você se sinta incomodado e não deseje mais receber quaisquer comunicados da CGP, você poderá, a qualquer momento, nos contatar por meio do canal lgpd_solicitacao@cgpbrasil.com,manifestando a sua oposição.
Como As Informações Pessoais Podem Ser Compartilhadas
A CGP está comprometida em fornecer da melhor forma o atendimento psicossocial.
Para tal suas informações poderão ser compartilhadas com nossos parceiros e colaboradores que atuem no seu caso, bem como da nossa matriz no Exterior.
Para operacionalização de seus serviços, a CGP utiliza-se da parceria com diversas colaboradores localizadas no Brasil e no exterior.
Poderemos compartilhas suas informações da seguinte forma:
Adicionalmente, é possível que algumas das transferências indicadas acima ocorram fora do território brasileiro.
A lista de países destinatários de dados pessoais poderá ser consultada por meio do link http://cgpbrasil.com, ocasião em que a CGP se compromete a fazê-lo somente para países que proporcionem um grau de proteção aos seus dados pessoais, considerado como adequado ao previsto na legislação aplicável; oumediante a adoção de garantias e salvaguardas como cláusulas específicas, cláusulas-padrão, normas corporativas globais, entre outras; bem como mediante a prévia coleta do seu consentimento específico ou a observância das demais hipóteses autorizadas por lei.
Como Podemos Coletar Outras Informações
Nós e nossos prestadores de serviços terceirizados podemos coletar Outras Informações de diversas formas, incluindo, entre outros:
Em geral, os cookies utilizados nos Sites podem ser divididos de acordo com as seguintes categorias:
Tipos de Cookies | O que eles fazem? | Espécies |
Necessários | Os cookies são essenciais para que o website da CGP carregue adequadamente e permita que você navegue corretamente, bem como faça o uso de todas as funcionalidades disponíveis. | […] |
Desempenho | Os cookies nos ajudam a entender como os visitantes interagem com as páginas da CGP, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita ao site e quaisquer problemas encontrados, como mensagens de erro. | […] |
Funcionais | Os cookies permitem que as páginas da CGP se lembrem de suas escolhas, para proporcionar uma experiência personalizada. Também, possibilitam que os Usuários assistam a vídeos e utilizem ferramentas sociais, campos para comentários, dentre outros. | […] |
Marketing | Os cookies são utilizados para fornecer mais conteúdo relevante e do interesse dos Usuários. Podem ser utilizados para apresentar publicidade com um maior direcionamento ou limitar o número a que esta é veiculada, nas páginas da CGP. Também, permitem a medição da eficácia de uma campanha publicitária lançada | […] |
Para utilização da ferramenta de cookies, a CGP solicitará ao Usuário a sua autorização, quando do primeiro acesso ao site ou aplicativo.
Nesse sentido, a CGP ressalta que a aceitação dos cookies classificados como necessários são essenciais para o normal funcionamento do website e/ou aplicativo (canais de comunicação), sendo que a oposição a utilização desta ferramenta poderá levar a direta e imediata inutilização dos serviços aqui disponíveis. Ao usuário será disponibilizada a ferramenta necessária para a revogação da autorização quanto à utilização dos cookies, por meio do canal específico disponível aqui.
Protegendo Informações Pessoais
Qualquer informação fornecida pelo Usuário será coletada e guardada de acordo com os mais rígidos padrões de segurança.
Para tanto, adota diversas precauções, em observância às diretrizes sobre padrões de segurança estabelecidas nas legislações e regulamentações aplicáveis.
Além dos esforços técnicos, a CGP também adota medidas institucionais visando a proteção de dados pessoais, de modo que mantém programa de governança em privacidade aplicado às suas atividades e estrutura de governança, constantemente atualizado.
O acesso às informações coletadas é restrito aos colaboradores e pessoas autorizadas. Aqueles que se utilizarem indevidamente dessas informações, em violação desta Política de Privacidade e Proteção de Dados, estarão sujeitos a sanções administrativas, disciplinares e legais cabíveis.
Buscamos adotar as medidas técnicas e organizacionais adequadas para proteção das Informações Pessoais na nossa organização. Infelizmente, nenhuma transmissão ou sistema de armazenamento de dados tem a garantia de serem 100% seguros,de modo que a CGP não pode garantir integralmente que todas as informações que recebe e/ou envia não sejam alvo de acessos não autorizados perpetrados por meio de métodos desenvolvidos para obter informações de forma indevida, como falhas técnicas, vírus ou invasões do banco de dados do sistema da CGP. Caso tenha motivos para acreditar que sua interação conosco tenha deixado de ser segura (por exemplo, caso acredite que a segurança de qualquer uma de suas contas foi comprometida), favor nos notificar imediatamente pelo endereço (lgpd_solicitacao@cgpbrasil.com)
De qualquer forma, na remota hipótese de incidência de episódios desta natureza, a CGP garante o pleno esforço para remediar as consequências do evento.
A CGP não se responsabiliza por qualquer outro site que possa ser acessado a partir do nosso, não havendo qualquer vínculo entre tais endereços.
Uso dos Serviços por Menores de Idade
O programa de apoio ao empregado da CGP também propicia atendimento a pessoas com menos de 18 (dezoito) anos. Por conta disto, qualquer acesso por menores deverão ocorrer apenas com autorização dos pais ou responsáveis legais.Os Direitos dos Usuários
Em cumprimento da regulamentação aplicável, no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais, a CGP respeita e garanteao Usuário, a possibilidade de apresentar solicitações baseadas nos seguintes direitos:
Parte dos direitos acima expostos poderão ser exercidos diretamente pelo Usuário, a partir da gestão de informações de cadastro/contato, enquanto outra parte dependerá do envio de requisição para nosso Departamento de Privacidade /Encarregado de Proteção de Dados, para posterior avaliação e adoção de das providências necessárias. O canal para recebimento de solicitações desta natureza estará disponível por aqui.
Eventual solicitação de exclusão de informações essenciais para a gestão de seu cadastro junto a CGP implicará no término de sua relação, com o consequente cancelamento dos serviços então prestados.
Atualizações Nesta Política de Privacidade do Site
Podemos alterar esta Política de Privacidade do Site a qualquer momento, após notificação. Pedimos que consulte a legenda “Última Atualização” no início desta página para verificar a data da última revisão. Todas as alterações entrarão em vigor após a publicação das Políticas de Privacidade do Site revisadas. Recomendamos que você verifique esta política toda vez que navegar no site da CGP.
Legislação e Foro
Esta Política será interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português, especialmente a LGPD.
Olá! Seja Bem Vindo ao Portal Viver Bem, a plataforma web do d .
Este site é de propriedade da Care Global Partners, uma empresa especializada em Programas de Apoio ao Empregado e é fornecido para os usuários elegíveis d .
Por favor, antes de acessar o conteúdo do Portal Viver Bem, nos informe se você leu e se aceita os termos e condições listados abaixo.
Leia com atenção: Este documento foi elaborado com o intuito de dar ciência aos usuários dos serviços, clientes e parceiros (em conjunto, “Usuários”) da CGP, sobre como as suas informações classificadas como pessoais, serão coletadas, utilizadas e protegidas.
Para a CGP, é prioridade zelar pela privacidade e segurança das informações de Usuários. Sendo assim, o presente documento almeja dar a devida transparência aos seus Usuários sobre como seus dados são utilizados pela nossa organização.
Para facilitar a leitura e compreensão das disposições trazidas nesta Política de Privacidade e Proteção de Dados (a “Política”), apresentamos um quadro resumo dos tópicos tratados:
QUEM TRATARÁ OS SEUS DADOS PESSOAIS, SENDO O CONTROLADOR DAS SUAS INFORMAÇÕES: | A depender do nosso relacionamento, seus dados poderão ser tratados pela: CGP CNPJ: 07.843.950/0001-27 Endereço: Rua Paes Lemes, 215 – Sala 1417 – São Paulo |
QUAIS DADOS PESSOAIS SERÃO TRATADOS POR MEIO DESTE PORTAL? | Dados fornecidos pelo Usuário para acesso ao programa Dados coletados através da Central de atendimento pela CGP |
POR QUANTO TEMPO ARMAZENAREMOS SEUS DADOS? | Os seus dados pessoais serão automaticamente eliminados pela CGP quando deixarem de ser úteis para os fins que motivaram o seu fornecimento e não forem mais necessários para cumprir qualquer obrigação legal. |
O QUE A CGP PRETENDE TRATANDO OS SEUS DADOS? | Utilizar dados pessoais para um prontuário, respeitado o sigilo legal do atendimento ao Usuário, podendo, e se necessário, entrar ou manter contato antes, durante ou após um cadastro realizado através da central de atendimento, aplicativo ou site, bem como para que seja possível manter um nível de atendimento do profissional da CGP e dos protocolos clínicos. |
COM QUEM A CGP COMPARTILHARÁ OS SEUS DADOS PESSOAIS? | Profissionais contratados pela CGP para tratar o assunto relativo ao problema de saúde do Usuário. |
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS? | Confirmação de existência de tratamento, acesso, correção, dentre outros |
COMO POSSO EXERCER MEUS DIREITOS? | Os seus direitos poderão ser exercidos por meio do endereço de e-mail: lgpd_solicitacao@cgpbrasil.com |
LEGISLAÇÃO APLICÁVEL | Este aviso foi elaborado para especial atendimento das Legislações nº 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados “LGPD”); nº 12.965/14 (Marco Civil da Internet); nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), sem prejuízo de observância das demais legislações e regulamentações aplicáveis às atividades prestadas pela CGP. |
Informações pessoais–Quais dados utilizamos
A CGP respeita a sua privacidade. Qualquer informação que você nos forneça será tratada com o mais alto nível de cuidado e segurança, sendo utilizada apenas de acordo com os limites estabelecidos neste documento.
“Informações Pessoais” são informações que permitem que você seja identificado direta ou indiretamente. Informações pessoais para uso do programa de assistência ao funcionário incluem, e este rol não é taxativo, seu nome, telefone, e-mail, endereço IP, informações sobre sua saúde, assim como outros dados sobre você nos forneça, cujas informações não sejam de conhecimento público e não estejam disponíveis em bancos de dados públicos.
Caso nos envie Informações Pessoais referentes a outras entidades ou pessoas físicas, você declara ter a autoridade para fazê-lo e declara ter obtido o consentimento necessário ou ter a legitimidade necessária para autorizar o uso de tais informações nos termos desta Política de Privacidade.
No processo de “contato” através do nossa central de relacionamento, aplicativo ou do site, para realizar a comunicação com a CGP, coletamos o seu nome, seu número de funcionário, se necessário telefone, e/ou e-mail, por exemplo. Essas informações são necessárias para identificarmos você e viabilizarmos o atendimento pelo profissional de assistência psicossocial.
A CGP poderá coletar as informações inseridas ativamente por você, Usuário, no momento do contato, e informações coletadas automaticamente , ao utilizar os nossos serviços, como, por exemplo, dados atrelados a sua conexão, tais como: endereço de IP, data, hora, dispositivo utilizado, dentre outras informações.
Há, assim, o tratamento de dois tipos de dados pessoais: (a) aqueles fornecidos pelo próprio usuário; e (b) aqueles coletados automaticamente pela CGP.
(a) Dados pessoais fornecidos pelo usuário: A CGP coleta todos os dados pessoais inseridos ou encaminhados ativamente pelo usuário ao preencher o formulário de contato através de qualquer canal de comunicação da CGP. São eles: Nome, sobrenome, endereço de e-mail.
Independentemente de quais dados pessoais são fornecidos ativamente pelo usuário, nós apenas faremos uso daqueles efetivamente relevantes e necessários para o alcance das finalidades declaradas; e
(b) Dados coletados automaticamente: A CGP também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas dentro do nosso aplicativo ou site, termos de procura digitado em nossos portais, dentre outros. Para tal coleta, faz-se o uso de algumas tecnologias padrões, como cookies, pixel tags, beacons e local shared objects, que são utilizadas com o propósito de melhorar a sua experiência de navegação em nossos serviços, de acordo com os seus hábitos e as suas preferências.
A CGP, via de regra, para as finalidades gerais aqui dispostas, não realiza o tratamento de dados pessoais definidos como sensíveis pela LGPD, entendidos como aqueles relacionados: à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico. No caso de ocorrer o tratamento de dados pessoais de indivíduos de até 12 anos, solicitaremos o consentimento específico e destacado do usuário ou dos pais e responsáveis deste, e/ou realizaremos o tratamento destas informações com base nas demais hipóteses autorizadoras trazidas pela LGPD.
Como Podemos Utilizar as Informações Pessoais
A CGP utiliza todas as informações coletadas via preenchimento de cadastro, inseridas neste site ou automaticamente para os seguintes propósitos:
As informações dos Usuários poderão ser utilizadas para encaminhamento do caso
serviços prestados diretamente pela CGP, respeitadas as finalidades expostas ao Usuário e a autorização previamente concedida, quando houver a exigência legal de coleta desta.
A CGP, em alguns casos, também pode tratar dados pessoais quando necessário para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória ou exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral.
Além disso, a CGP também poderá tratar dados pessoais com base em seu interesse legítimo, sempre no limite de sua expectativa, e nunca em prejuízo de seus interesses, direitos e liberdades fundamentais.
Adicionalmente, as informações coletadas poderão, mediante a coleta prévia de sua autorização, serem utilizadas para envio de comunicações e informações que sejam de seu interesse.
Caso você se sinta incomodado e não deseje mais receber quaisquer comunicados da CGP, você poderá, a qualquer momento, nos contatar por meio do canal lgpd_solicitacao@cgpbrasil.com,manifestando a sua oposição.
Como As Informações Pessoais Podem Ser Compartilhadas
A CGP está comprometida em fornecer da melhor forma o atendimento psicossocial.
Para tal suas informações poderão ser compartilhadas com nossos parceiros e colaboradores que atuem no seu caso, bem como da nossa matriz no Exterior.
Para operacionalização de seus serviços, a CGP utiliza-se da parceria com diversas colaboradores localizadas no Brasil e no exterior.
Poderemos compartilhas suas informações da seguinte forma:
Adicionalmente, é possível que algumas das transferências indicadas acima ocorram fora do território brasileiro.
A lista de países destinatários de dados pessoais poderá ser consultada por meio do link http://cgpbrasil.com, ocasião em que a CGP se compromete a fazê-lo somente para países que proporcionem um grau de proteção aos seus dados pessoais, considerado como adequado ao previsto na legislação aplicável; oumediante a adoção de garantias e salvaguardas como cláusulas específicas, cláusulas-padrão, normas corporativas globais, entre outras; bem como mediante a prévia coleta do seu consentimento específico ou a observância das demais hipóteses autorizadas por lei.
Como Podemos Coletar Outras Informações
Nós e nossos prestadores de serviços terceirizados podemos coletar Outras Informações de diversas formas, incluindo, entre outros:
Em geral, os cookies utilizados nos Sites podem ser divididos de acordo com as seguintes categorias:
Tipos de Cookies | O que eles fazem? | Espécies |
Necessários | Os cookies são essenciais para que o website da CGP carregue adequadamente e permita que você navegue corretamente, bem como faça o uso de todas as funcionalidades disponíveis. | […] |
Desempenho | Os cookies nos ajudam a entender como os visitantes interagem com as páginas da CGP, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita ao site e quaisquer problemas encontrados, como mensagens de erro. | […] |
Funcionais | Os cookies permitem que as páginas da CGP se lembrem de suas escolhas, para proporcionar uma experiência personalizada. Também, possibilitam que os Usuários assistam a vídeos e utilizem ferramentas sociais, campos para comentários, dentre outros. | […] |
Marketing | Os cookies são utilizados para fornecer mais conteúdo relevante e do interesse dos Usuários. Podem ser utilizados para apresentar publicidade com um maior direcionamento ou limitar o número a que esta é veiculada, nas páginas da CGP. Também, permitem a medição da eficácia de uma campanha publicitária lançada | […] |
Para utilização da ferramenta de cookies, a CGP solicitará ao Usuário a sua autorização, quando do primeiro acesso ao site ou aplicativo.
Nesse sentido, a CGP ressalta que a aceitação dos cookies classificados como necessários são essenciais para o normal funcionamento do website e/ou aplicativo (canais de comunicação), sendo que a oposição a utilização desta ferramenta poderá levar a direta e imediata inutilização dos serviços aqui disponíveis. Ao usuário será disponibilizada a ferramenta necessária para a revogação da autorização quanto à utilização dos cookies, por meio do canal específico disponível aqui.
Protegendo Informações Pessoais
Qualquer informação fornecida pelo Usuário será coletada e guardada de acordo com os mais rígidos padrões de segurança.
Para tanto, adota diversas precauções, em observância às diretrizes sobre padrões de segurança estabelecidas nas legislações e regulamentações aplicáveis.
Além dos esforços técnicos, a CGP também adota medidas institucionais visando a proteção de dados pessoais, de modo que mantém programa de governança em privacidade aplicado às suas atividades e estrutura de governança, constantemente atualizado.
O acesso às informações coletadas é restrito aos colaboradores e pessoas autorizadas. Aqueles que se utilizarem indevidamente dessas informações, em violação desta Política de Privacidade e Proteção de Dados, estarão sujeitos a sanções administrativas, disciplinares e legais cabíveis.
Buscamos adotar as medidas técnicas e organizacionais adequadas para proteção das Informações Pessoais na nossa organização. Infelizmente, nenhuma transmissão ou sistema de armazenamento de dados tem a garantia de serem 100% seguros,de modo que a CGP não pode garantir integralmente que todas as informações que recebe e/ou envia não sejam alvo de acessos não autorizados perpetrados por meio de métodos desenvolvidos para obter informações de forma indevida, como falhas técnicas, vírus ou invasões do banco de dados do sistema da CGP. Caso tenha motivos para acreditar que sua interação conosco tenha deixado de ser segura (por exemplo, caso acredite que a segurança de qualquer uma de suas contas foi comprometida), favor nos notificar imediatamente pelo endereço (lgpd_solicitacao@cgpbrasil.com)
De qualquer forma, na remota hipótese de incidência de episódios desta natureza, a CGP garante o pleno esforço para remediar as consequências do evento.
A CGP não se responsabiliza por qualquer outro site que possa ser acessado a partir do nosso, não havendo qualquer vínculo entre tais endereços.
Uso dos Serviços por Menores de Idade
O programa de apoio ao empregado da CGP também propicia atendimento a pessoas com menos de 18 (dezoito) anos. Por conta disto, qualquer acesso por menores deverão ocorrer apenas com autorização dos pais ou responsáveis legais.Os Direitos dos Usuários
Em cumprimento da regulamentação aplicável, no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais, a CGP respeita e garanteao Usuário, a possibilidade de apresentar solicitações baseadas nos seguintes direitos:
Parte dos direitos acima expostos poderão ser exercidos diretamente pelo Usuário, a partir da gestão de informações de cadastro/contato, enquanto outra parte dependerá do envio de requisição para nosso Departamento de Privacidade /Encarregado de Proteção de Dados, para posterior avaliação e adoção de das providências necessárias. O canal para recebimento de solicitações desta natureza estará disponível por aqui.
Eventual solicitação de exclusão de informações essenciais para a gestão de seu cadastro junto a CGP implicará no término de sua relação, com o consequente cancelamento dos serviços então prestados.
Atualizações Nesta Política de Privacidade do Site
Podemos alterar esta Política de Privacidade do Site a qualquer momento, após notificação. Pedimos que consulte a legenda “Última Atualização” no início desta página para verificar a data da última revisão. Todas as alterações entrarão em vigor após a publicação das Políticas de Privacidade do Site revisadas. Recomendamos que você verifique esta política toda vez que navegar no site da CGP.
Legislação e Foro
Esta Política será interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português, especialmente a LGPD.
Ao utilizar o site https://viverbem.cgpbrasil.com, você concorda que podemos colocar cookies em seu dispositivo, conforme descrito em nossa Política de Privacidade e neste Aviso de Cookie.
Um cookie é uma informação contida em um arquivo de texto muito pequeno que é armazenado no navegador da Internet ou em outro lugar no disco rígido. Os cookies permitem que um site identifique o dispositivo de um usuário sempre que ele retornar ao site e são normalmente utilizados para que os sites funcionem de maneira mais eficiente e aprimorem a experiência do usuário, além de fornecer informações aos proprietários do site.
A CGP Brasil recolhe informações durante a sua visita a um site da CGP Brasil através do uso de cookies. Usamos esses cookies por diversos motivos, geralmente para distinguir você de outros usuários de nossos sites e para nos ajudar a compilar estatísticas agregadas sobre o uso de nossos sites. Também usamos cookies para nos auxiliar a fornecer a você uma experiência positiva quando você navega em nosso site, para nos auxiliar a melhorar nosso conteúdo e a personalizar sua visita.
A CGP Brasil também pode usar tecnologias de rastreamento chamadas web beacons para coletar informações sobre sua visita aos sites da CGP Brasil. São pequenas imagens incorporadas em conteúdo da Web e mensagens de e-mail formatadas em HTML, que normalmente não são visíveis para os usuários. Como os cookies, essa tecnologia nos permite rastrear as páginas e o conteúdo acessado e visualizado pelos usuários nos sites da CGP Brasil. Além disso, quando enviamos e-mails formatados em HTML (em oposição a texto simples) para nossos usuários, essa tecnologia pode ser incorporada em tais e-mails. O uso de web beacons nos permite determinar se os e-mails foram abertos ou se os links foram acessados e nos permite também identificar tendências agregadas, uso individual e gerar estatísticas sobre como nosso site é usado. Isso nos possibilita o fornecimento aos nossos usuários de conteúdo mais relevante ou de informações adicionais sobre nossos serviços.
Web beacons são frequentemente usados em combinação com cookies; no entanto, ao contrário dos cookies, os web beacons não podem ser recusados quando entregues por meio de uma página da web normal. No entanto, eles podem ser recusados quando entregues via e-mail. Se você não deseja receber essa tecnologia via e-mail, configure seu software de e-mail para desativar imagens HTML ou recusar e-mails em HTML (selecionando a opção para visualização apenas de texto). Definir seu navegador para recusar cookies ou solicitar uma resposta de aceitação antes que os cookies sejam configurados também reduzirá a funcionalidade dos web beacons.”
A tabela abaixo é uma lista dos principais cookies definidos pelos sites da CGP Brasil. Também estamos fornecendo a finalidade e a denominação técnica de cada cookie. Por favor, note que podemos, de tempos em tempos, modificar ou atualizar nossos cookies. Quando isso acontecer, atualizaremos essa lista.
Categoria dos Cookies | Finalidade | Denominação Técnica |
Cookies analíticos – Esses cookies são usados para estimar nosso público, identificar padrões de uso e acelerar as pesquisas. | ||
Cookies do Google Analytics | Esses cookies são usados para coletar informações sobre como os visitantes usam nosso site. Usamos as informações para compilar relatórios e nos ajudar a melhorar o site. Os cookies coletam informações de forma anônima, incluindo o número de visitantes do site, de onde os visitantes vieram até o site e as páginas visitadas. O Google armazena as informações coletadas pelo cookie em servidores nos Estados Unidos. O Google também pode transferir essas informações para terceiros quando exigido por lei ou quando tais terceiros processarem as informações em nome do Google. O Google não associará seu endereço IP a nenhum outro dado mantido pelo Google. Ao usar o site https://viverbem.cgpbrasil.com/, você concorda com o processamento de dados sobre você pelo Google da maneira e para as finalidades definidas acima. Clique aqui para uma visão geral da privacidade no Google. | cmp_cookie intcmp_cookie utm_source utm_medium utm_channel utm_term utm_content utmc utmz utma utmb |
Cookies de sessão | Esses cookies são usados para manter sua transação. Geralmente seus cookies de sessão expiram quando seu navegador é fechado. O uso dos cookies de sessão reduz a necessidade da CGP Brasil transferir suas informações pela Internet. | SessionId |
Cookies de funcionalidade – Esses cookies são usados para reconhecer visitantes repetidos no site e permitir que o site se lembre das escolhas que você faz (como nome de usuário, idioma ou a região em que você está). Eles costumam ser usados para registrar informações específicas de navegação (incluindo a maneira como você chega ao site, as páginas que você visualiza, as opções selecionadas, as informações inseridas e o caminho que você percorre no site) em relação a um perfil de cliente individual. | ||
Cookies de preferência do país | Esses cookies são usados para registrar sua preferência de país. Eles permitem que a página do país selecionado seja apresentada ao visitante sem a reinserção da preferência do país durante cada visita ao site. | CMSPreferredLang |
Cookies de preferência de idioma | Esses cookies são usados para gravar o idioma preferido. Eles permitem que o idioma preferido seja exibido para o visitante sem a reinserção da preferência de idioma durante cada visita ao site. | CMSPreferredLang |
Cookie do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo | Indicam a maneira como o site está sendo visualizado (Live Site / Design Mode, etc.) | ViewMode CMSPreferredUILang |
Cookies de Terceiros – Também desenvolvemos relacionamentos com parceiros cuidadosamente selecionados e monitorados para ajudar na entrega de um site de qualidade. Alguns desses parceiros podem definir cookies durante a sua visita para acompanhar o desempenho de campanhas de marketing e/ou cumprir obrigações contratuais com a CGP Brasil. Embora esses cookies não armazenem nenhum dado pessoal relacionado a você, não temos acesso ou controle sobre os cookies e tecnologias semelhantes que nossos parceiros usam. |
Como controlar os cookies
Você pode controlar a aceitação de cookies modificando as preferências do navegador da Internet. Você tem a capacidade de aceitar todos os cookies, para ser notificado quando um cookie é definido ou para rejeitar todos os cookies. Por favor note que, se você optar por bloquear todos os cookies (incluindo cookies essenciais), você poderá não conseguir acessar todo ou parte do nosso site e poderá não conseguir utilizar esses serviços ou participar de atividades que exijam a colocação de cookies.
Para informações mais detalhadas sobre como controlar cookies, visite www.allaboutcookies.org
Postado dia 2 de agosto de 2022 por CARE Global Partners
Com um pouco de interesse, informação e conhecimento sobre alguns termos básicos desse universo, você poderá se comunicar de uma maneira muito melhor com seus amigos e familiares que são pais adotivos.
Se você conhece uma família adotiva, talvez já tenha se perguntado como falar sobre o assunto, especialmente se você nunca teve experiências em primeira mão com essa realidade. Por isso aqui vão algumas dicas sobre como falar a respeito com empatia e responsabilidade.
Muitos pais adotivos já ouviram um estranho, ou até um amigo, perguntar, “Mas quem colocaria um bebê tão fofo para adoção?” Ou, “O que você sabe sobre os pais de verdade da criança?” Nestes casos o curioso pode até ter boas intenções, mas comentários como esses correm o risco de ofender ou constranger os pais adotivos, que tendem a sentir seu papel diminuído.
Por conta disso, alguns grupos de adoção favorecem o uso da “linguagem positiva para adoção”, também chamada de “linguagem respeitosa para adoção”, introduzida pela assistente social Marietta Spencer. Essa linguagem é projetada parcialmente para ajudar as pessoas a evitarem ofender acidentalmente aqueles envolvidos no processo de adoção, incluindo os pais adotivos e os indivíduos adotados.
Segue alguns exemplos de linguagem positiva para adoção:
“Mãe de nascimento ou pai de nascimento” – Em vez de “mãe de verdade ou pai de verdade” ou “mãe natural ou pai natural”. “Pais de nascimento” é um termo que se refere a alguém que deu à luz a uma criança, mas não a criou. Pais adotivos são pais de verdade.
“Faça um plano parental” ou “Faça um plano de adoção” – Em vez de “coloque para adoção”. A frase “faça um plano parental” reconhece que os pais de nascimento pensaram cuidadosamente antes de transferir seus direitos parentais para outra pessoa. Por exemplo, “A mãe de nascimento do Tiago preparou com amor um plano de adoção para ele”.
“Criança” e “Pais” – Em vez de “criança de verdade” e “pais de verdade”. Pais e crianças não precisam ter laços sanguíneos para serem pais ou filhos de verdade um do outro. Crianças tuteladas na mesma casa são irmãs “de verdade”, mesmo que não tenham relação sanguínea biológica.
“Seu filho” – Em vez de “seu próprio filho”. Algumas vezes as pessoas se referem à criança que passou a integrar uma família através do nascimento como sendo “delas”. Todas as crianças em uma família pertencem a dita família, sem nenhuma diferenciação. Pais não tem “direito de propriedade” sobre criança alguma.
“Entrou para a família pela adoção” – Em vez de “é adotado”. A adoção não deveria ser usada como um rótulo para a vida toda, mas como uma descrição do histórico da pessoa. Por exemplo, “Luísa é adotada.”. Referente à adoção, alguém poderia dizer, “Nós construímos nossa família através da adoção” ou “É assim que construímos nossa família.”
Entender alguns termos básicos ajudará na comunicação plena com famílias adotivas. Segue algumas definições importantes:
Adoção doméstica – A adoção de uma criança do mesmo país.
Adoção internacional – A adoção de uma criança de outro país.
Adoção transracial – A adoção de uma criança de raça diferente da dos pais adotivos. Por exemplo, uma criança de El Salvador adotada por uma família caucasiana no Canadá.
Adoção transcultural – Unir crianças de um grupo étnico ou racial específico com pais adotivos de outro grupo étnico ou racial.
Adoção aberta – Um combinado no qual pais de nascimento e famílias adotivas trocam informações, diretamente ou através de um intermediário, e possuem um relacionamento contínuo que pode ser de graus variados. A maioria das adoções domésticas tem algum grau de abertura, em reconhecimento do fato de que essa estrutura de organização beneficia as três partes envolvidas no triângulo da adoção (o indivíduo adotado, os pais adotivos e os pais de nascimento). Adoção aberta considera a longevidade do processo, que dura para a vida toda.
Mesmo com a popularização da adoção, muitos equívocos ainda existem sobre ela. Famílias adotivas frequentemente sentem-se ofendidas ou magoadas quando ouvem afirmações que perpetuam esses mitos. Algumas das ideias desatualizadas são:
Famílias adotivas não são famílias “de verdade” – Você não precisa dar à luz a uma criança para ser sua mãe ou seu pai de verdade. Homens nunca deram à luz mas sempre foram considerados pais de verdade.
Indivíduos adotados são danificados – “Ele é tão bonitinho, não acredito que é adotado.” Ou, “Ela é tão esperta. Você não teria feito um trabalho de criação melhor nem com uma criança sua.” Comentários como esses implicam que indivíduos adotados não são tão bons quanto outras pessoas, ou são danificados de alguma forma. Na verdade, um indivíduo adotado traz novas características, talentos e forças para a família adotiva. Uma família adotiva feliz apoiará o indivíduo adotado e celebrará suas diferenças.
Adoção promove fertilidade – É um mito que as pessoas vão conseguir engravidar uma vez que elas “relaxarem” e adotarem uma criança. Estatísticas mostram que a taxa de gravidez para casais inférteis que adotam não é maior do que a para casais que não adotam.
Todos os indivíduos adotados querem encontrar os seus pais de nascimento – É verdade que muitos indivíduos adotados cultivam um grande desejo de entender seu passado. Eles podem sentir também a necessidade de conhecer o histórico médico das suas famílias. A maioria dos indivíduos adotados que buscam por seus pais de nascimento possuem relacionamentos fortes e amorosos com seus pais adotivos. Frequentemente suas buscas ocorrem com o apoio dos seus pais. E muitos indivíduos adotados não sentem a necessidade de procurar pelos seus pais de nascimento. Quando indivíduos adotados resolvem fazer essa busca, eles estão procurando por “pedaços que faltam” de si mesmos, não especificamente por pais.
Pais de nascimento são pessoas irresponsáveis – A maioria dos pais de nascimento levam muito a sério a responsabilidade de encontrar bons pais para seus filhos. Adoção é uma decisão muito difícil para uma família. A maioria das famílias de nascimento pensam frequentemente em seus filhos, quando não diariamente.
Pais de nascimento querem suas crianças de volta e frequentemente causam problemas para famílias adotivas – Pais de nascimento comumente se sentem tristes após concretizada a adoção. Mas isso é normalmente porque eles sentem falta do bebê que amam, não porque eles querem desfazer sua decisão de doá-lo. É extremamente raro para um pai de nascimento contatar os pais adotivos, ou a agência de adoção, para reaver a criança ou interferir com as decisões da família adotiva de qualquer maneira.
Todas as adoções são “abertas” – A maioria das adoções não são completamente abertas. Adoções domésticas normalmente incluem pelo menos um encontro entre os pais de nascimento e os pais adotivos, mas adoções internacionais raramente são abertas. Algumas famílias adotivas que mantém contato com as famílias de nascimento o fazem apenas de vez em quando, e outras mantém contato apenas através das suas agências de adoção.
Não existem pais de nascimento em adoções internacionais – Indivíduos adotados sempre possuem pais de nascimento, sejam elas ainda vivos ou não, conhecidos ou desconhecidos. Muitos indivíduos adotados coreanos, por exemplo, têm sido bem-sucedidos em encontrar suas famílias de nascimento. Qualquer indivíduo adotado pensa sobre seus pais de nascimento, mesmo que eles não tenham contato recorrente ou não possam ser facilmente localizados. Uma visita ao orfanato nos anos após a adoção pode ser benéfica para crianças que foram nascidas no exterior.
Adoção não é um segredo. Converse com alguém que tenha adotado uma criança e você pode acabar percebendo grande orgulho e satisfação. Pais adotivos não querem manter a adoção em segredo, mas eles podem querer manter alguma privacidade. Eles podem sentir-se desconfortáveis se você perguntar sobre problemas que eles consideram questões pessoais.
Aqui vão algumas questões e comportamentos para prestar atenção:
Evite fazer perguntas sobre a família de nascimento – Embora seja natural ter curiosidade sobre a família de nascimento de um indivíduo adotado, muitas famílias adotivas enxergam isso como informação pessoal de seus filhos. Eles podem se sentir desconfortáveis contando aos outros sobre o histórico familiar da sua criança antes de compartilharem essa informação com ela própria. Além disso, os pais adotivos não querem que esse tipo de informação importante chegue aos seus filhos através de terceiros. Assuntos a se evitar incluem:
“Os pais de nascimento são casados? Quantos anos eles têm?”
“Existem irmão de nascimento”
“Por que os pais de nascimento fizeram um planejamento de adoção?”
“A criança foi exposta a drogas ou álcool antes do nascimento?”
“O que você sabe sobre o histórico médico da família de nascimento?”
“Existiu algum problema psiquiátrico na família de nascimento?”
“Qual é a religião da família de nascimento?”
“Onde a família de nascimento vive? O que eles fazem da vida? Como era o relacionamento um com o outro?”
“A criança foi fruto de estupro ou incesto?”
Evite fazer perguntas sobre o processo de adoção – Algumas famílias amam contar suas histórias de adoção. Porém isso normalmente ocorre depois que ela foi finalizada. Enquanto eles estão esperando pela ligação de um correspondente internacional, muitos não querem falar sobre “como vão as coisas”.
Nunca pergunte sobre custos – Famílias não compram crianças.
Evite perguntas específicas sobre o histórico de nascimento da criança – Famílias adotivas normalmente consideram esse tipo de informação como pessoal.
Evite perguntar de onde a criança é – Isso evidencia para a criança que você notou que ela é diferente da sua família de nascimento.
Evite identificar a família como uma família adotiva em público – Adoções transraciais e internacionais são visíveis, mas as famílias ainda podem preferir manter sua privacidade. Pais de uma menina pequena da China podem não ser muito receptivos a alguém dizendo para eles, “Eu estou pensando em adotar uma criança chinesa.” Eles também podem se sentir ofendidos se a pessoa disser, “Precisa ser uma pessoa especial para adotar a criança de alguém.” Isso vale também para perguntas sobre onde a criança nasceu.
Evite perguntar se as crianças na mesma família são irmão “de verdade” – A mensagem que chega à criança que escuta essa pergunta é a de que a adoção não é um relacionamento para a vida toda, e que a outra criança não é sua familiar.
Nunca pergunte a uma família se eles podem devolver a criança – Adoção cria um laço para a vida toda entre os pais e a criança.
Evite apontar para uma criança em público ou dizer à família que eles têm uma criança linda – Famílias estão bem cientes das diferenças quando uma criança de outra origem racial ou cultural é adotada, e evidenciar isso só deixa claro para a criança que os outros a notaram. Embora o elogio possa ser apreciado, o fato de que você percebeu que a família se destaca não é.
Evite contar aos outros que a criança se juntou à família através da adoção – Embora famílias adotivas geralmente tenham orgulho de ser parte da adoção, elas têm o direito de decidir quando e como contar para as outras pessoas sobre a maneira que sua família foi criada.
A melhor aproximação é conversar com os pais adotivos exatamente como você conversaria com quaisquer outros pais. Pais adotivos são normalmente gratos a pessoas que não se atentam ao seu status de adotivos. Na maioria dos dias, ser um pai ou uma mãe adotiva é como ser qualquer outro tipo de pai ou mãe.
Quer ver mais dicas para manter a saúde da sua família? Leia em Minha Família.
E lembre-se, se estiver passando por algum problema ou situação difícil, você pode entrar em contato com o Programa de Apoio ao Empregado em qualquer época do ano. Estamos aqui para cuidar do que importa para você!
Conteúdo inspirado pela LifeWorks e adaptado para a CGP Brasil.
Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.
Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.