Dicas sobre como conciliar trabalho e família

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 5 de maio de 2021 por


Dicas sobre como conciliar trabalho e família

A vida é agitada para pais e mães trabalhadores que precisam conciliar as responsabilidades domésticas e profissionais. É uma tarefa similar à do malabarista, sofrendo uma pressão constante para garantir que nenhuma das bolas caia. Para se manterem saudáveis, os pais e mães trabalhadores também precisam encontrar um tempo para cuidarem de si e para atividades de lazer. Embora não haja fórmulas prontas, eis algumas dicas que podem ajudar você a conciliar trabalho e vida familiar:

Tente se lembrar de que:

Não existem “super-pais”. Caso esteja tentando se moldar à imagem desse mito, você está criando expectativas irreais para si mesmo e para sua família. Tente abandonar o perfeccionismo e não deixe que a culpa sobrecarregue você. Estudos realizados com filhos de pais que trabalham indicam que as crianças não querem necessariamente mais tempo com os pais, e sim desejam que os pais concentrem-se nelas para valer quando estão todos juntos.

Mantenha sua vida em perspectiva. Você não pode se desdobrar em mil, então é necessário reavaliar constantemente suas prioridades com base em seus valores pessoais. Oferecer amor, orientação, apoio e direcionamento construtivo é muito mais importante do que participar de cada evento escolar ou fazer bolos caseiros. Empregue seu tempo e energia com sabedoria – em coisas que realmente fazem a diferença; por exemplo, ajudando seus filhos com os temas, dando afagos, conversando sobre o dia de cada um, lendo histórias ou encorajando-os no início do dia escolar.

Viva “no momento”. Tente desfrutar do que está fazendo – quer esteja no trabalho, com a sua família ou sozinho, aproveitando um tempo de lazer. Isso significa concentrar-se no “agora”, não se preocupar com trabalho quando estiver com sua família nem se preocupar tanto com a família enquanto estiver no trabalho.

Escolha cuidadores de confiança. Assim que encontrar um cuidador dedicado, atencioso e responsável para seus filhos, relaxe e pare de gastar energia se preocupando.

Crie e utilize sistemas de apoio.

Pessoas que contam com sistemas de apoio sólidos tendem a ser mais saudáveis, felizes e capazes de lidar com o estresse. Amigos, cônjuges, colegas e familiares podem oferecer grande suporte emocional e prático se você permitir. Eis alguns exemplos de como uma rede de apoio pode ajudar a aliviar um pouco o estresse de conciliar trabalho e família:

Vizinhos amigos/colegas. Conheça outros pais na escola ou em seu bairro. Além de compartilhar experiências e trocar ideias, vocês podem dar apoio uns aos outros pegando as crianças, compartilhando caronas de ida e volta da escola ou em atividades de fim de semana, ajudando em situações de emergência etc.

Família estendida. Se possível, mantenha contato com seus pais, irmãos e outros membros da família. Pode ser terapêutico compartilhar e apoiar-se mutuamente. Isso também pode se traduzir em uma ajuda prática, como cuidar das crianças, passear juntos, jantar em família etc. Algumas vezes, os avós relutam em se envolver muito, porque não querem colocar ainda mais pressão em cima de sua agenda cheia. Considere sugerir visitas ou passeios para os avós fazerem com seus filhos, assim você pode passar um tempo sozinho e as crianças e os avós também podem se divertir.

Cuide de sua saúde.

Se você estiver saudável, terá mais energia para se dedicar à sua família, ao seu trabalho e a seus interesses pessoais.

Pratique exercícios. Esse é um dos meios mais eficazes de combate ao estresse. Se você não consegue arranjar tempo para fazer correr ou para ir à academia, tente ir a pé ao parque ou à praia ou caminhe ao invés de usar o carro quando precisar realizar tarefas. No trabalho, dê uma pausa para alongar ou um passeio na hora do almoço.

Mantenha uma dieta saudável. Tente reduzir o consumo de cafeína, tabaco, doces e álcool. Evite alimentos gordurosos e tente comer mais frutas, legumes frescos e cereais.

Descanse e durma o suficiente. Case seu estilo de vida estressante esteja impedindo que você tenha uma boa noite de sono, tente aumentar sua rotina de exercícios ou tomar um banho quente antes de dormir.

Defina prioridades.

O verdadeiro equilíbrio não se resume à gestão do tempo: ele implica a avaliação contínua de como sua vida está e como você deseja que esteja.

A cada semana, faça uma lista de tudo que precisa fazer. Em seguida, defina prioridades usando o método ABC (A = “coisas que preciso fazer”; B = “coisas que deveria fazer” e C = “coisas que gostaria de fazer”). Feito isso, pergunte-se o seguinte: 1) Por que estou fazendo isto?; 2) Qual o grau de urgência dessa tarefa?; 3) Outra pessoa poderia fazer isto?

Organize-se.

Embora pais que trabalham sejam obrigados a conciliar muitas atividades e responsabilidades, frequentemente existe uma profunda sensação de que, na verdade, uma das funções – paterna ou materna, profissional ou conjugal –  não está sendo bem desempenhada. Organizar-se e manter-se organizado ajudará a controlar seu tempo para que você possa planejar e executar todas as tarefas necessárias a fim de alcançar seus objetivos no trabalho e em casa.

No trabalho.

Faça “listas de tarefas” diariamente.

Faça um trabalho de cada vez e realize as tarefas mais difíceis quando sua energia estiver no auge.

Divida trabalhos grandes em partes menores.

Organize seu espaço de trabalho e tente diminuir a bagunça.

Em casa.

Aprenda a dizer “não” a amigos e familiares quando precisar.

Consolide afazeres e tarefas.

Delegue tarefas: envolva seus filhos nas tarefas domésticas e afazeres fora de casa.

Crie um calendário familiar para agendar e acompanhar todas as atividades.

Simplifique sua vida: Compre roupas de baixa manutenção para si e para a sua família. Crie um menu semanal de jantares e almoços simples para economizar tempo no preparo de alimentos.

Quer ver outras dicas de como cuidar bem das pessoas que você ama? Leia em Minha Família.

Se estiver passando por algum problema ou situação difícil, você pode entrar em contato com o Programa de Apoio ao Empregado.

Esse conteúdo foi desenvolvido pela LifeWorks e adaptado para a CGP Brasil.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.