10 sinais de depressão

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 21 de setembro de 2015 por


Desânimo e tristeza estão atrapalhando a sua rotina? Você pode estar com depressão. A doença atinge cerca de 10% dos brasileiros e mais de 350 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora seja comum, há muito preconceito acerca desta doença, o que dificulta o diagnóstico e a adesão ao tratamento.

Tristeza X depressão
A tristeza é um sentimento comum a qualquer ser humano. O humor pode variar e uma situação negativa pode desencadear desânimo. Porém, esses sentimentos são temporários. Como saber se algo está passando dos limites?

A depressão é definida quando alguém apresenta ao menos cinco sintomas na maior parte do dia, todos os dias e durante pelo menos duas semanas. O transtorno mental atrapalha a produtividade no trabalho, as relações pessoais, a qualidade do sono e a disposição para realizar tarefas simples do dia a dia.

Por que a depressão acontece?
Um evento negativo – problemas financeiros, a perda de um ente querido ou desemprego – pode alterar estruturas cerebrais sensíveis aos hormônios do estresse, principalmente o cortisol. Além do cérebro, há queda da imunidade, alterações dos batimentos cardíacos e acúmulo de placas de gordura no sangue. Ou seja, é um fator de risco para doenças cardíacas, como o infarto e a aterosclerose.

Por isso, o tratamento deve incluir, além de antidepressivos, se o médico recomendar, a adoção de hábitos saudáveis, principalmente a atividade física. Evitar o sedentarismo, o tabagismo e a má alimentação são fundamentais. Além disso, o acompanhamento com psicoterapia faz parte do processo.

10 sinais de depressão

01. Humor deprimido – Sentimentos como tristeza, indiferença e desânimo podem ser somados a outros sintomas da doença. O mundo é visto de maneira negativa e infeliz. Além disso, o deprimido se sente incapaz.

02. Ansiedade – É comum que pessoas deprimidas sintam-se angustiadas, irritadas e inseguras, além de se sentirem desamparadas o tempo todo.

03. Desinteresse – Coisas que antes eram prazerosas passam a ser desinteressantes no âmbito familiar, profissional e sexual, além de atividades de lazer.

04. Mais ou menos sono – É comum que pessoas com depressão passem a dormir mais ou menos, acordem no meio da noite com frequência ou tenha sonolência excessiva durante o dia. 

05. Mudanças no apetite – Depressivos podem apresentar perda ou aumento do apetite, passando a consumir muito alimentos com açúcar ou carboidrato.

06. Alteração no peso – Por conta das mudanças no apetite, o peso pode aumentar ou diminuir rapidamente.

07. Falta de concentração – A depressão pode prejudicar a capacidade de concentração, raciocínio e tomada de decisões. O baixo rendimento no trabalho e nos estudos é comum em indivíduos depressivos.

08. Cansaço – Baixa energia, cansaço frequente e fadiga são comuns em pessoas com depressão, mesmo quando elas não realizaram esforço físico. Tomar banho e se vestir podem se tornar atividades muito exaustivas.

09. Dores inexplicáveis – Pessoas deprimidas podem sentir incômodos sem causa aparente. São comuns as dores de cabeça e de barriga, pressão no peito, má digestão, azia, constipação e diarreia, por exemplo.

10. Pensamentos recorrentes sobre morte – Esses sentimentos aparecem nos casos mais graves e podem ocorrer até tentativas de suicídio.

Receba novos posts por e-mail:

Loading

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.