3 dicas para controlar a ansiedade

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 25 de novembro de 2016 por


Todo mundo tem preocupações ou se sente nervoso diante de situações desafiadoras, como uma apresentação no trabalho, ou antes de fazer uma prova, por exemplo. A ansiedade é uma sensação normal e faz parte de um mecanismo fisiológico do ser humano para enfrentar momentos de tensão.

No entanto, quando ela é frequente, desproporcional aos acontecimentos e ocorre em situações inapropriadas, é preciso ficar atento. Os transtornos de ansiedade podem ser desencadeados por uma série de fatores, como problemas financeiros, preocupações com o trabalho, traumas e até desequilíbrios químicos no cérebro, prejudicando seriamente a qualidade de vida do indivíduo e seus relacionamentos profissionais e sociais.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um dos distúrbios de ansiedade mais comuns e apresenta sintomas como: preocupação excessiva na maioria dos dias por mais de seis meses; inquietação, cansaço, irritabilidade, tensão muscular, sensações de medo, palpitações, entre outros. Contudo, existem diversos tipos de ansiedade como síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e estresse pós-traumático.

Somente um médico psiquiatra pode dar o diagnóstico correto e, para isso, ele irá descartar todos os outros possíveis fatores que geram ansiedade, incluindo transtornos mentais, uso de medicamentos, doenças do metabolismo, etc.

Tratamento

Felizmente, existem tratamentos efetivos contra a ansiedade que possibilitam que os portadores do transtorno possam lidar naturalmente com seus sentimentos e voltar a ter uma vida normal.

Por esse motivo, o ideal é buscar ajuda médica assim que a ansiedade passar a comprometer negativamente a qualidade de vida. Geralmente, o tratamento contra ansiedade pode ser feito com a combinação de medicamentos e psicoterapia, ou somente com a psicoterapia.

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a lidar com sua ansiedade no dia a dia:

1- Organização

Uma das principais queixas de quem é ansioso é ter muitas coisas para fazer e não saber por onde começar. A dica é manter a organização e se focar em uma coisa de cada vez, sem se preocupar com o amanhã. Procure ter sempre à mão uma lista de todas as tarefas por ordem de prioridade e ir eliminando o que já foi feito.

2- Alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é importante em todos os aspectos da vida, e quando é o assunto é ansiedade, não poderia ser diferente. Invista em uma alimentação composta por frutas, verduras, legumes, grãos integrais. Evite cafeína, chocolates e doces em geral, pois eles podem piorar os quadros ansiosos. Além disso, coma a cada três horas e mastigue os alimentos com calma para evitar desconfortos digestivos, comuns nos ansiosos.

3- Atividades físicas

Praticar atividades físicas é importante para manter corpo e mente saudáveis, e extravasar as energias. Além disso, elas liberam endorfina, substância que traz a sensação de prazer e bem-estar. Cerca de 30 minutos por cinco dias na semana é o suficiente para relaxar e ter mais qualidade de vida.

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.