Ansiedade, mais atrapalha que ajuda

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 19 de novembro de 2021 por


A ansiedade pode ser benéfica, nos tornando alerta para o que está por vir. Em excesso, esse sentimento pode trazer mais problemas do que soluções.

O “frio na barriga”, sensação bastante ligada à ansiedade, pode ser positivo. Todos nós nos sentimos ansiosos em algum momento da vida, pode ser antes de uma viagem esperada, o nervosismo na noite anterior a uma prova importante ou antes de uma entrevista de emprego, por exemplo. Saber lidar com essa sensação é o ponto chave.

A ansiedade pode ser fonte de motivação e nos fazer intuir para agir rapidamente frente a desafios e obstáculos. Porém, o sentimento também está ligado a transtornos e se demasiado, pode ser incapacitante.

Os distúrbios de ansiedade normalmente ocorrem após eventos estressantes ou traumáticos, mas também estão relacionados ao funcionamento do corpo. Quem sofre de ansiedade se sente alerta e preocupado a maior parte do tempo e sem razão aparente.

O medo é um sintoma frequente, assim como a preocupação exagerada, a falta de controle sobre pensamentos e a sensação contínua de que algo ruim está para acontecer. Essa espera constante pelo pior deixa a pessoa ansiosa e muitas vezes, incapaz de agir.

A ansiedade em excesso também tem efeitos perigosos para a saúde. Insônia, aumento da pressão arterial e baixa da imunidade são alguns dos sintomas que podem ser causados por esse sentimento.

Assim como grande parte dos problemas de saúde da vida moderna, a ansiedade pode ser combatida com uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios e alguns hábitos saudáveis, como hobbies, a pratica do lazer, meditação e momentos de pura introspecção.

Fazer caminhadas diariamente, por exemplo, ajuda a liberar endorfina, substância natural produzida pelo cérebro que promove sensação de prazer e bem estar.

Se os sintomas estiverem aumentando e por um longo período de tempo, o melhor é procurar um médico para auxiliar no tratamento.

Lembre-se. se estiver passando por algum problema ou situação difícil, você pode entrar em contato com o Programa de Apoio ao Empregado.

Esse conteúdo foi desenvolvido pela LifeWorks e adaptado para a CGP Brasil.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.