Como o homem pode cuidar das emoções e da saúde mental

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 1 de novembro de 2018 por


O mês de novembro é marcado pelo movimento Novembro Azul, que alerta sobre os cuidados com a saúde do homem e, principalmente, sobre a prevenção ao câncer de próstata. Porém, cuidar das emoções é tão importante quanto cuidar da saúde física.

Cercado de estigmas, geralmente, o homem é visto como uma pessoa forte, reservada e confiante. Mas, o homem também tem dificuldade de manter o controle emocional e levantar a autoestima. Por isso, nesse Novembro Azul, vamos falar sobre a importância de cuidar da saúde mental e das emoções.

Problemas que podem afetar a saúde mental do homem

 

Segundo o instituto Beyond Blue, em média, um em cada oito homens terá depressão e um em cada cinco homens terá ansiedade em algum momento de suas vidas. As causas podem variar e alguns exemplos são:

Em alguns casos, pode ocorrer uma combinação de problemas e, em outros, não se sabe a causa exata. Mas uma coisa é certa: os homens sofrem, mas muitos têm dificuldade em admitir que não conseguem controlar as emoções.

De acordo com a Associação Americana de Psicologia, os homens são menos propensos a procurar ajuda para tratar problemas da saúde mental. Uma pesquisa solicitada pela Fundação da Saúde Mental evidencia isso. Quando perguntados, 28% dos homens responderam que não procuraram ajuda profissional para o último problema de saúde mental que tiveram.

Para enfrentar problemas e cuidar da saúde mental, é preciso ser aberto e honesto consigo mesmo e com os outros. Todo mundo pode passar por problemas e não há motivo para sentir vergonha e não pedir ajuda.

Como cuidar das emoções

 

Muitos homens não costumam cuidar de si mesmos. Mas para permanecerem saudáveis, é preciso prestar atenção à rotina, atividades e atitudes que praticam. Confira algumas dicas que podem ajudar:

Pratique atividade físicamanter-se ativo ajuda a elevar o humor, aumenta a energia e melhora a qualidade do sono, além de ajudar a se distrair de preocupações e pensamentos negativos. Tente praticar ao menos 30 minutos por dia de algum exercício que você goste.

Controle o estresse – não deixe a correria e o estresse tomarem conta de você. Faça exercícios de respiração e de relaxamento diariamente, aprenda a organizar melhor seu tempo e ache um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.

Alimente-se bem – ter uma dieta saudável ajuda a dar uma sensação geral de bem-estar. Para isso, é importante limitar a ingestão de álcool e alimentos com muita gordura.

Não se isole – ter tempo para sair e conversar com amigos é muito importante para passar por uma fase difícil. Tente manter contato com pessoas seja ao fazer parte de um time de futebol ou participando de um trabalho voluntário.

Dicas para aumentar a autoestima

 

Para cuidar dar emoções, é importante também tomar cuidado com sua autoestima, seja no trabalho ou na vida pessoal. Veja alguns conselhos:

Conheça-se melhor – o autoconhecimento é fundamental para devolver amor por si mesmo e fortalecer a autoestima.

Pare de se comparar – você pode não ser bom em algumas questões, mas com certeza tem características positivas que outra pessoa não tem. Ninguém é perfeito.

Foque nas qualidades – faça uma lista de tudo o que você sabe fazer bem e tenha essas qualidades sempre em mente. Toda vez que pensar em algo ruim, lembre-se de seu potencial.

Valorize suas conquistas – escreva também sobre seus sucessos e realizações das quais se orgulha. Quando se sentir incapaz de fazer algo, leia a lista.

Aprenda a lidar com suas limitações e garanta que elas gerem menos impacto negativo na sua vida. Cobre-se menos e pare de se preocupar tanto com o que os outros pensam a seu respeito.

Está passando por algum problema e precisa de ajuda? Fale com o Programa de Apoio ao Empregado da sua empresa.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.