Como o perfeccionismo pode afetar o seu bem-estar

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 10 de abril de 2018 por


Todo mundo, em algum grau, tem a necessidade de buscar a excelência no que se faz. No entanto, seguir altos padrões de desempenho a qualquer custo e querer ser o melhor em tudo e o tempo todo é algo inatingível, que vai além das capacidades humanas, e pode gerar um alto desgaste emocional.

O perfeccionismo, segundo a psicologia, representa um traço de personalidade caracterizado pela luta constante de uma pessoa em alcançar a perfeição em suas atividades em combinação com o medo excessivo de errar e de receber críticas.

Para algumas pessoas, o perfeccionismo pode trazer efeitos positivos, motivando-as a alcançar objetivos, sem que isso afete a autoestima. No entanto, para outras, a motivação em realizar tudo com perfeição pode envolvê-las em pensamentos autodestrutivos e de desvalorização pessoal, o que leva a consequências negativas à saúde mental.

De acordo com um estudo publicado na revista científica americana Review of General Psychology, os perfeccionistas são mais propensos a sofrerem com depressão, ansiedade e, infelizmente, a cometerem suicídio.

Conheça os sinais do perfeccionismo destrutivo
Padrões irrealistas

Geralmente, o perfeccionista patológico estabelece metas e objetivos de vida inatingíveis, o que leva a sentimentos constantes de frustração e decepção.

Medo excessivo de fracassar

Os perfeccionistas se mantêm em estado de alerta em busca de erros e fracassos dos mais diversos tipos. Para eles, errar é um sinal de fraqueza e incompetência.

Centralização de tarefas

Geralmente, os perfeccionistas são centralizadores e possuem dificuldades de trabalhar em equipe.

Autocrítica em excesso

O excesso de autocritica é uma característica que leva os perfeccionistas a se isolarem dos amigos e família por sentirem que não contribuem o suficiente nesses relacionamentos. Além disso, costumam apontar indevidamente as falhas de outras pessoas.

Atitudes defensivas

O perfeccionista não admite que outras pessoas apontem suas falhas. Portanto, quando alguém o critica de forma negativa, ele tende a levar para o lado pessoal.

Procrastinação

Essa é uma das características que mais afetam os perfeccionistas. Ao perceberam que não são capazes de realizar tudo o que desejam e da forma como desejam, eles acabam procrastinando suas atividades por medo de fracassar. Além disso, são tomados por uma indecisão crônica.

Estresse crônico

A procrastinação e a atenção a todos os detalhes geram um estresse constante nos perfeccionistas.

Dicas para driblar o perfeccionismo
1 – Reconheça que você é perfeccionista

Algumas pessoas nem sequer percebem que são perfeccionistas. Elas dizem a si mesmas que apenas têm padrões elevados e se esforçam pela excelência. No entanto, há uma diferença entre excelência e perfeccionismo. As perguntas abaixo podem ajudá-lo a identificar se você é perfeccionista:

– Você tem problemas para atender aos seus próprios padrões?
– Você tem um medo avassalador do fracasso?
– Você acha que os erros são minas terrestres (em vez de pedras)?
– Você está perdendo prazos por não conseguir parar de aperfeiçoar o seu trabalho?
– As pessoas geralmente dizem que você tem expectativas irrealistas?

2 – Aprenda a aceitar críticas

Ninguém gosta de ser criticado. No entanto, algumas pessoas sabem como aceitar as críticas sem que elas as abalem emocionamente. Veja algumas dicas:

– Avalie de quem é a crítica e se questione sobre o motivo dessa pessoa estar sendo crítica a você.
– Procure qualquer detalhe da crítica que possa ajudá-lo a aprender e se tornar uma pessoa melhor.

3 – Reconheça a diferença entre perfeccionismo e a busca saudável pela excelência

O perfeccionismo vem do sentimento de não ser suficientemente bom. As pessoas perfeccionistas pensam que se conseguirem o padrão X ou Y, finalmente poderão se sentir bem em relação a si mesmas.

Já a luta saudável pela excelência está relacionada a orgulhar-se de si mesmo e se esforçar para alcançar todo o seu potencial.

4 – Estabeleça metas realistas

Objetivos realistas exigem que você se esforce para alcançá-los, porém são totalmente possíveis de serem conquistados. Ao estabelecer metas realistas, você certamente terá sucesso em alcançá-las.

5 – Aproveite o passeio

Os perfeccionistas mantêm o foco no destino e isso é tudo o que importa para eles. Dessa forma, eles não conseguem aproveitar o passeio.

Para superar suas tendências perfeccionistas, tenha em mente que o destino é apenas a cereja no topo. A jornada é o sorvete, o chocolate, o chantilly e o caramelo. Exemplos:

– Você ainda não conseguiu correr 10 km. Mas fique satisfeito com a sua corrida de hoje.
– Você ainda não conseguiu sair do escritório, mas tenha orgulho de que o seu negócio está crescendo dia a dia/ ou o seu trabalho está gerando resultados.
– Você ainda não consegue tocar a Sonata Moonlight de Beethoven no piano, mas fique alegre em tocar as canções que você conhece.

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.