Cuidando do seu bem-estar: A importância do sono para a saúde mental

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 4 de março de 2024 por


Cuidando do seu bem-estar: A importância do sono para a saúde mental

Você já parou para pensar na relação entre uma boa noite de sono e seu equilíbrio emocional? Neste artigo, vamos explorar a importância do sono para a sua saúde mental, compartilhar estratégias valiosas para aprimorar a qualidade do sono e oferecer dicas práticas para transformar suas noites.

Como anda o seu sono? Já se pegou reclamando dos efeitos de uma noite mal dormida durante o dia? Com um terço da nossa vida dedicada ao sono, ou 25 anos em uma vida de 75 anos, é fundamental entender a importância desse período para a nossa saúde física e mental.

Definindo o sono:

O sono é essencial para o equilíbrio físico e mental. A privação crônica de sono pode trazer sérias consequências, aumentando o risco de câncer, contribuindo para doenças cardiovasculares e prejudicando a saúde mental. Apesar desses impactos, dois em cada três adultos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não seguem a recomendação de oito horas de sono por noite.

Por que o sono é crucial para a saúde mental?

A relação entre sono e saúde mental é complexa, mas estudos recentes têm lançado luz sobre esse vínculo. A falta de sono pode aumentar o estresse, prejudicar a capacidade de lidar com problemas e afetar memória e cognição. Quem não dorme ou dorme mal, pode apresentar cansaço, mau humor, queda no rendimento profissional e falta de concentração, o que pode, inclusive, levar a acidentes de trabalho, no trânsito, entre outras consequências.

O sono desempenha um papel crucial na regulação de hormônios, como serotonina e melatonina, essenciais para o equilíbrio emocional. Durante o repouso, o corpo realiza a manutenção e a conservação de energia, o sistema imunológico se fortalece, a memória e o aprendizado se consolidam, hormônios são liberados, sem falar no relaxamento e descanso do sistema musculoesquelético.

E tem mais: o sono é um verdadeiro guardião contra o estresse, diminuindo a produção de cortisol e adrenalina. Dormir ainda ajuda na perda de peso, já que quando dormimos o corpo produz a leptina, o hormônio da saciedade.  Portanto, dormir bem é tão importante quanto comer bem, praticar atividade física e controlar o peso, por exemplo.

O que significa dormir bem?

Uma boa noite de sono envolve tanto a quantidade quanto a qualidade. Embora algumas pessoas se acostumem a seis horas de sono, a média de oito horas é considerada ideal. Prestar atenção à sua disposição pela manhã e à necessidade excessiva de cafeína pode indicar a qualidade do sono.

A insônia e seus aspectos emocionais:

A insônia, caracterizada pela dificuldade em dormir, pode ter raízes emocionais. Transtornos como ansiedade e depressão estão frequentemente ligados à insônia. Cerca de 75% dos adultos com depressão relatam dificuldades para dormir. Tratar a insônia envolve identificar causas subjacentes, seja problemas de saúde ou hábitos de vida.

Dicas para melhorar o sono:

Essas medidas podem ajudar você a dormir melhor. Entretanto, se não adiantar, procure um médico para verificar a verdadeira causa da insônia, que pode ser depressão, ansiedade, estresse etc.  Investir na qualidade do sono é um passo valioso para a saúde física e mental. Pequenas mudanças na rotina e hábitos podem fazer uma grande diferença. Cuide de si mesmo, priorize o seu sono e alcance um equilíbrio emocional e cognitivo saudável.

Para mais informações sobre saúde emocional e mental, explore o editorial MINHA MENTE. E se você enfrenta dificuldades para dormir, saiba que os especialistas do Programa de Apoio ao Empregado estão prontos para orientar estratégias personalizadas, que ajudam na promoção de hábitos saudáveis de sono e a fortalecer o equilíbrio emocional. Busque ajuda profissional e alcance um sono revitalizador.

Este artigo foi elaborado com carinho pela equipe da CARE Global Partners.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.