Delete para melhorar sua memória

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 2 de março de 2015 por


O excesso de informação é prejudicial para a memória e pode ser a causa da ansiedade e do estresse. Sabe ‘deletar’ fatos da própria mente é fundamental para o equilíbrio emocional.

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado. O uso de smartphones permite que tenhamos acesso a todo tipo de informação com facilidade e rapidez. Mas, embora a tecnologia tenha proporcionado benefícios que tornam a nossa vida mais ágil, estar sempre conectado causa um problema conhecido como “Síndrome da Fadiga Informativa”.

Expostos diariamente a informações como comerciais, e-mails, manchetes de jornais e status de amigos nas redes sociais, nossos cérebros têm dificuldade para processar essa quantidade exagerada de conteúdo. A consequência são dores de cabeça e exaustão. O cansaço colabora para falhas de memória e dificuldade de concentração.

Passar alguns dias “desconectados”, sem acesso à internet ou a tecnologias, é a solução para o problema. O psicólogo David Lewis, que criou o termo que descreve a síndrome, recomenda atividades ao ar livre, livre de celulares ou aparelhos eletrônicos.

Filtrar as informações recebidas durante o dia também é uma maneira de evitar a síndrome da fadiga informativa. Apague contatos nas redes sociais que exageram na quantidade de informação compartilhada e separe melhor seus e-mails, focando apenas no essencial.

Diminua também a quantidade de atividades realizadas ao longo do dia. Não é preciso ler todos os sites de notícia ou assistir a todos os programas de televisão disponíveis. Foque em uma coisa de cada vez e concentre-se em absorver exclusivamente aquela informação.

A relação com a tecnologia e as informações que você recebe por meio dela deve ser estabelecida a partir da pergunta “eu realmente me importo?”. Se a resposta for “não”, delete essa informação da sua mente e cultive a sua memória para o que realmente importa.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.