Encarando as dificuldades

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 2 de março de 2015 por


A vida é cheia de desafios e dificuldades. O modo como encaramos esses obstáculos dizem muito sobre quem somos.

Você se considera um otimista ou um pessimista? A tendência a determinado comportamento é genética mas, segundo um estudo realizado no Hospital St. Thomas, em Londres, essa característica pode mudar com base no ambiente em que vivemos e as situações que enfrentamos.

Estudos mostram que o otimismo resulta em uma vida mais duradoura. Encarar as dificuldades da vida de forma positiva diminui o estresse e, portanto, o risco de doenças cardíacas. Segundo levantamento do Women’s Health Initiative, mulheres com mais de 50 anos que têm uma visão mais otimista da vida têm uma chance 30% menor de morrer de doenças cardíacas.

Por isso, se você costuma pensar no pior, se é impaciente consigo mesmo, se castiga por erros do passado e está sempre procurando falhas, considere mudar de atitude.

Baseie-se em experiências passadas
Faça uma lista de situações vividas que pareciam aterrorizantes e veja de que forma você conseguiu resolvê-las. Quando novos problemas surgirem você estará mais preparado.

Aproveite as pequenas coisas
Todos os dias têm bons momentos. Saber notá-los e apreciá-los pode tornar a sua vida mais positiva. Tente encontrar essas situações e você conseguirá manter uma boa perspectiva com relação a seus problemas.

Use técnicas de relaxamento
Quando estiver pensando de forma negativa, respire fundo e tente relaxar. Imaginar que você está em um lugar tranquilo com sensações agradáveis é uma técnica de meditação que pode ser usada em momentos de estresse.

Questione a sua reação
A situação que você enfrenta terá importância em um ano? Um mês? Amanhã? Reagir de uma determinada maneira será benéfico? Como? Pensar nessas questões ajudam a mudar atitudes.

Evite situações desagradáveis
Não se force a participar de atividades que não te deixam confortável e nem a se relacionar com pessoas de quem você não gosta. Situações negativas são desagradáveis para todos.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.