Mitomania: quando mentir se torna mais do que um hábito

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 12 de abril de 2018 por


O 1º de abril é uma data popularmente conhecida como o Dia da Mentira, e quase sempre é marcada por brincadeiras e pegadinhas. Mas, o que para alguns representa apenas uma ocasião de descontração e risadas, para outros, o ato de mentir já é mais que um velho hábito: é um distúrbio mental.

A mitomania, também conhecida como mentira patológica, é uma doença que ocorre quando um indivíduo passa a mentir compulsivamente e acaba entrando em um ciclo em que as falsas histórias se tornam um estilo de vida.

Um exemplo que ilustra bem esse problema é o caso que se tornou famoso na imprensa recentemente de um suposto fotojornalista. O rapaz, que possuía um perfil em uma rede social com mais de 120 mil seguidores, publicava e vendia fotos de guerra como sendo de sua autoria, quando, na verdade, eram imagens de outros profissionais e de sites da internet.

Por anos, ele enganou diversas pessoas e, inclusive, chegou a dar entrevistas a agências internacionais de notícias para falar de sua rotina de “trabalho”.  Até que um dia foi desmascarado e desapareceu.

Provavelmente, você deve pensar que conhece diversas pessoas com o mesmo comportamento que esse rapaz. Mas para caracterizar o distúrbio, existem alguns sinais específicos. Veja a seguir quais são eles:

Sinais da mitomania
Diferenças entre um mitomaníaco e um mentiroso 

Embora os dois mintam, existem diferenças importantes: o mentiroso está com um propósito, seja para se proteger ou se defender de algo ou de alguém, ele sempre tem uma razão para não dizer a verdade.

Ao contrário, o mitomaníaco mente compulsivamente, muitas vezes sem motivação, e as histórias não são usadas para obter vantagem ou recompensa. O mitomaníaco tem uma desordem, o que o leva a mentir irremediavelmente em sua vida.

Buscando ajuda

O mitomaníaco geralmente é uma pessoa solitária e incapaz de manter relações sociais e laços familiares próximos. Não ser descoberto dá a ele satisfação, criando um vício perigoso que alimenta o transtorno.

 

Ajudar alguém com mitomania é um exercício de paciência e amor, e incentivar a buscar um tratamento psicológico é muito importante. Se você ou alguém da sua família está passando por esse problema e tem dúvidas sobre como lidar com a situação, entre em contato com o nosso serviço de apoio. Estamos aqui para ajudá-lo.
Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.