O poder do pensamento positivo

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 10 de junho de 2021 por


A vida é feita de altos e baixos e manter pensamentos positivos podem ajudar a melhorá-la. Mas, como isso é possível, principalmente em época de crise econômica no país, que gera incertezas e insegurança na vida profissional e pessoal? Pesquisadores do mundo inteiro tentam encontrar respostas para essa questão e relacionar o poder da mente à saúde. Será que encarar a vida de uma forma positiva pode trazer benefícios?

Uma pesquisa norte-americana investigou, durante 12 anos, a capacidade de controlar as emoções positivas e negativas de um grupo de pessoas, em Boston. Segundo os pesquisadores, entre os participantes que mais tinham autocontrole, apenas 6% morreram por doenças cardiovasculares, contra 14% de vítimas incapazes de controlar as emoções negativas.

.

Outro estudo surpreendente realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, revelou que o humor tem o poder de alterar a forma como a pessoa enxerga, modificando até mesmo as funções do córtex visual – parte do cérebro que processa as informações visuais.

Para chegar a esse resultado, um grupo de voluntários foi analisado por meio de uma ressonância magnética durante a exibição de imagens que despertavam diferentes humores. As figuras apresentadas eram uma espécie de mosaico que formavam uma face humana. Em volta desse mosaico havia figuras menores. O objetivo era identificar se o rosto do centro das imagens era de homem ou mulher.

Como resultado, os cientistas perceberam que os participantes mal humorados não conseguiam ver as imagens do plano de fundo que cercavam o rosto do centro. Em contrapartida, quando a mesma imagem era exibida e o humor do participante estava melhor, a pessoa reconhecia todos os detalhes do segundo plano da imagem.

De acordo com o autor do estudo, o bom humor tem o poder de aumentar a percepção e os detalhes pelos quais estamos cercados. É como se pudéssemos ver o mundo por meio de uma janela maior.

Mas, afinal, como manter o pensamento positivo no dia a dia? Uma pessoa positiva é aquela que confia na vida e reflete os seus pensamentos em atitudes benéficas para si própria e para o próximo. Porém, não é tão simples assim. Ser positivo é uma questão de escolha e exige treino.

Veja a seguir 3 dicas para se tornar uma pessoa positiva:

O poder das palavras

O pensamento positivo é importante, porém é preciso cuidado com as palavras. Tire do seu vocabulário palavras e frases como: não, não consigo, não sei, nada vai dar certo, nunca chegarei lá, etc. As palavras têm poder, acredite!

Além disso, o pessimismo só atrai coisas ruins e derruba o seu ânimo, podendo contaminar inclusive quem vive com você, tanto em casa, quanto no trabalho. Afinal, quem está disposto a aguentar aquela pessoa que só enxerga problemas e que reclama de tudo? A figura do pessimista nos faz lembrar aquela personagem do desenho animado de Hanna Barbera, Hardy- a hiena que aparece murmurando “ô vida, ô azar”.

Lembre-se: Pense sempre que vai dar certo, procure se ajudar, acredite em você, pensamento positivo é o curativo para qualquer mal! 

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.