O que é felicidade?

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 22 de fevereiro de 2016 por


De acordo com o dicionário Michaelis, o termo é descrito com as seguintes definições: estado de quem é feliz, bem-estar, contentamento, bom resultado, bom êxito, bem-aventurança. Essas ideias representam o senso comum sobre o significado da felicidade. Porém, cada pessoa que tentar responder a essa questão, apresentará uma resposta diferente. Isso porque a felicidade é algo intangível e relativo.

Para muitos, a felicidade pode ser sinônimo de conquistas como comprar uma casa ou um carro, ser promovido no trabalho, formar uma família, ter filhos, etc. O fato é que a busca pela felicidade sempre foi uma das maiores preocupações do ser humano e, mais recentemente, foi considerada uma vontade mundial, de acordo com um estudo norte-americano.

Segundo os pesquisadores – que investigaram mais de 10 mil pessoas de 48 países – o resultado da pesquisa indicou a felicidade como a conquista mais importante na vida, deixando para trás realizações pessoais, como ser rico ou ter uma meta principal. Esse resultado pode parecer óbvio, mas a verdadeira felicidade está dentro de cada um e para descobrir como alcançá-la é preciso compreender o que é realmente importante. Certamente, cada pessoa terá uma lista de desejos diferentes.

Veja a seguir 3 passos que poderão ajudá-lo a encontrar a sua verdadeira felicidade:

1 – Viva o agora
Muitas pessoas procuram a felicidade no futuro e se esquecem de viver o presente. Comece a prestar atenção e valorizar os pequenos detalhes do dia a dia que te fazem se sentir bem, como por exemplo: o sorriso de uma criança, um dia de sol, o reencontro com um amigo, etc.

Você conhece o desafio 100 happy days? O projeto, que virou febre no mundo todo, desafia as pessoas a compartilharem imagens de algum momento feliz do dia durante 100 dias seguidos. De acordo com os organizadores do desafio, a intensa rotina do dia a dia priva as pessoas de apreciarem os pequenos detalhes do momento presente, que são a base para a felicidade em longo prazo.

Para começar, é só fazer um cadastro no site do projeto (www.100happydays.com) e fotografar durante 100 dias os momentos que te fazem feliz. Os participantes que levaram o desafio até o fim revelaram que se sentiram muito mais otimistas e realizados.

2 – Seja otimista
Diversas pesquisas científicas já comprovaram que nutrir pensamentos positivos e cultivar o bom humor contribuem para que você tenha uma vida muito mais saudável e feliz. Seguindo essa mesma lógica, o oposto também pode acontecer, ou seja, quanto mais deprimido e estressado você estiver, menos saudável e feliz você será.

3 – Trace objetivos
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, progredir em direção aos nossos objetivos nos mantém envolvidos e nos ajuda a tolerar sensações negativas que podem surgir no trajeto.

Além disso, manter o pensamento em ações gratificantes e significativas das quais você já realizou e identificar as suas habilidades podem ajudá-lo a ser uma pessoa mais feliz.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.