Otimista vive mais

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 11 de julho de 2016 por


O pensamento positivo é capaz de diminuir os riscos de doenças cardiovasculares e o estresse.

Pode parecer besteira, mas ter uma visão mais positiva da vida tem implicações claras em nossa saúde. Segundo um estudo americano que acompanhou quase 100 mil mulheres ao longo de 8 anos, as voluntárias mais otimistas tenham um risco 9% menor de desenvolver problemas cardíacos e 14% menos probabilidade de morrer em razão de outra doença.

Os benefícios do otimismo se apresentam por meio de uma relação mais positiva com a vida no geral. Quem tende a esperar o melhor da vida costuma ser menos estressado, fuma menos, se alimenta melhor e se exercita mais, atitudes que diminuem o risco de desenvolver depressão, diabetes e pressão alta. A postura positiva também estimula o organismo a produzir e liberar substâncias como a serotonina e a dopamina, que aliviam a tensão e protegem os vasos sanguíneos.

Ser otimista ou encarar a vida de maneira positiva não significa ignorar por completo os riscos e fracassos do cotidiano. Basta não permitir que os problemas e desafios se tornem maiores do que o necessário. Encontrar soluções também é parte essencial do comportamento dos otimistas.

Otimismo é a capacidade de agir com sensatez e consciência das próprias limitações. Para isso, é preciso conhecer seu próprio potencial e exercitar a racionalidade, a determinação, a persistência e a coragem.

Encarar a vida de modo negativo é uma verdadeira barreira para superar os problemas. O medo do fracasso elimina a chance de êxito. Desilusões, perdas e insucessos podem provocar um estado de angústia e depressão.

Por isso, tente agir de modo mais otimista, mantenha pensamentos positivos e assuma atitudes que colaborem para esse objetivo.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.