Pense antes de dar uma resposta

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 27 de julho de 2015 por


As atribulações da vida moderna e o excesso de informação exige tomadas de decisões rápidas. Mas nem sempre é bom dizer sim. Muitas vezes, é preciso parar e pensar antes de dar uma resposta.

Não é raro tomarmos decisões ou darmos respostas que resolvem um problema imediato ou representam uma satisfação instantânea. Porém, essa assertividade que nos é exigida nem sempre representa o melhor resultado e muitas vezes, nos prejudica.

Hoje a facilidade de comunicação, por meio das novas tecnologias, parece fazer uma pressão ainda maior para que todas as questões sejam respondidas o mais rápido possível. Infelizmente, algumas decisões tomadas no impulso podem se tornar complicações no futuro.

Por isso, considerar os possíveis cenários a longo prazo pode fazer a diferença. A chave é estar sempre dois passos adiante, ter metas e objetivos claros e, principalmente, pensar antes de tomar decisões. Se você tiver um planejamento diário, melhor ainda, pois isto vai facilitar você dizer sim ou não, com base na sua agenda.

O cansaço, o estresse e a ansiedade são grandes inimigos da razão. É difícil ter uma visão clara dos obstáculos em nosso caminho se não temos a tranquilidade para fazer essa análise.

Depois da agenda diária planejada, controlar o estresse é o segundo passo. Pensamentos positivos, técnicas de respiração e meditação são técnicas que podem ser benéficas para esse processo.

O autoconhecimento também é essencial para a tomada de decisões. Estabelecemos objetivos claros e conseguimos planejar passos e metas se nos conhecemos por completo. Por isso, reflita sobre a pessoa que você é, como quer ser e quais são os objetivos que você deve alcançar para chegar a esse resultado final.

Observe os outros e a sua relação com outras pessoas. Muitas vezes nos observamos por meio dos laços que criamos e as pessoas com quem temos mais intimidade podem oferecer um ponto de vista diferente que irá te ajudar a tomar decisões.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.