Psicólogo: como e por que procurar este profissional?

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 2 de agosto de 2018 por


O Dia do Psicólogo é comemorado no dia 27 de agosto e lembra a importância deste profissional que estuda a mente e o comportamento humano. O psicólogo atua na orientação e no tratamento de questões relacionadas com o desenvolvimento humano, contribuindo para processos de mudança, autoconhecimento e qualidade de vida.

Porém, o psicólogo ainda sofre preconceitos criados a partir da ideia de que ele lida somente com pessoas “problemáticas e malucas”. A falta de conhecimento e as falsas crenças criaram este estigma com a saúde mental e muitos ainda relutam em consultar um psicólogo.

Por que procurar um psicólogo?

A psicoterapia não é “coisa de louco” e não é apenas para conversar. Assim como não há sentido ter que suportar uma dor física, você não precisa aguentar uma dor mental. Um psicólogo pode ajudar a proporcionar aprendizagem de novos comportamentos, auxiliar nos primeiros passos para mudanças e acolher a sua dor.

“A psicologia não é somente um processo curativo, mas também um forte instrumento de manutenção da qualidade de vida”, afirma a psicóloga Juliana Fernandes Eloi, membro da Sociedade Brasileira de Psicologia.

A terapia é um ambiente de apoio para você falar sem medo de ser julgado e o psicólogo ajuda a encontrar soluções para que você lide com suas emoções e conflitos. Por meio da psicoterapia, é possível adquirir:

Como escolher um psicólogo?

Com mais de 318 mil psicólogos, o Brasil tem profissionais que atuam com diferentes abordagens terapêuticas e em diversos lugares. Confira algumas dicas de critérios que você deve levar em consideração na hora de escolher um psicólogo:

Indicação – pergunte a amigos e familiares sobre o psicólogo que eles consultam. Descubra o que eles gostam, como eles se sentem e se acharam que tiveram progresso. Boas recomendações são importantes para a escolha.

Histórico profissional – procure na internet referências, trabalhos realizados ou leia o próprio site do profissional. Verifique informações sobre áreas de atuação, formação acadêmica e experiência profissional.

Registro profissional – o psicólogo tem seu trabalho regulamentado e fiscalizado em nível nacional pelo Conselho Federal de Psicologia. Você pode verificar o registro do profissional no site do conselho.

Localização – prefira um psicólogo que tenha consultório de fácil acesso para você conseguir ir a todas as sessões de forma rápida e sem imprevistos.

Abordagem terapêutica – você não precisa saber em qual linha teórica você quer fazer a terapia ou a diferença entre as opções existentes. Mas isso é relevante se você já possui uma posição construída sobre os tipos de abordagens ou se um profissional de saúde indicou algum tipo de terapia específico.

Aproveite a primeira sessão para tirar todas as suas dúvidas e conhecer melhor o profissional. Você deve escolher um psicólogo que te deixe confortável e à vontade. Nem sempre o primeiro psicólogo que você vê é o mais indicado para você.

Solicitar ajuda profissional às vezes não é fácil, mas é necessário e muito importante para nossa saúde mental. Se estiver passando por uma fase de muita ansiedade, estresse ou, por exemplo, uma situação de luto ou perda, procure nosso serviço de atendimento, que te orientará da melhor forma.

Para ler outros artigos sobre saúde mental, confira o que preparamos em Minha Mente.

 

FONTES:

A Psicologia faz a diferença, Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul

http://www.crprs.org.br/fazadiferenca

How to choose a psychologist, American Psychological Association

http://www.apa.org/helpcenter/choose-therapist.aspx

A Psicologia brasileira apresentada em números, Conselho Federal de Psicologia

http://www2.cfp.org.br/infografico/quantos-somos/

Asking for help is a sign of strength, National Depression Initiative New Zealand

https://depression.org.nz/get-better/who-else-can-help/

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.