Quando o estresse chega no nível máximo

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 8 de fevereiro de 2016 por


Pode parecer estranho, mas sem o estresse não sobreviveríamos. Você deve estar se perguntando como isso é possível, já que se sentir “estressado” não é nem um pouco prazeroso. A verdade é que o estresse é um mecanismo fisiológico do organismo, que libera uma série de mediadores químicos, como a adrenalina, para enfrentar situações de tensão e perigo.

Esse processo permitiu que os nossos antepassados das cavernas sobrevivessem diante de uma fera faminta, por exemplo. A ação dos mediadores químicos, em um momento de pavor, faz com que os batimentos cardíacos e a pressão arterial aumentem, ao passo que o sangue é desviado para os músculos para que eles fiquem mais fortalecidos diante do combate ou fuga.

No entanto, o estresse dos nossos tempos é diferente do que antigamente. Uma série de problemas diários vai se acumulando e o resultado dessa tensão constante é refletido em nossa saúde, podendo afetar os sistemas imunológico, endócrino e nervoso.

Além disso, viver estressado pode levar ao desenvolvimento da síndrome do burn out, ou seja, o esgotamento total da energia física e psíquica, causado pelo trabalho. Considerada uma doença psiquiátrica, a síndrome de burn out provoca uma série de sintomas, como pensamentos e atitudes negativas, faltas no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças de humor, irritabilidade, depressão e falta de concentração.

Como gerenciar o estresse
Cada ser humano tem uma resposta diferente ao estresse, seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal. Veja algumas dicas de como você pode gerenciar seu estresse:

– Faça uma reflexão para identificar o que está gerando o seu estresse
– Ao identificar a causa, pense se é possível resolver ou pense no que é possível fazer para minimizar a tensão
– É fundamental adotar hábitos de vida saudáveis
– Reserve momentos para seu lazer
– Cultive suas amizades e seus relacionamentos familiares

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.