Reações emocionais negativas

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 2 de março de 2015 por


As emoções afetam o nosso organismo como um tudo e podem levar ao desenvolvimento de doenças e infecções. A interação entre os estados emocionais e as reações físicas que esses sentimentos podem disparar é estudada pela psiconeuroimunologia, uma área da ciência que ganhou força nos últimos anos.

Segundo ela, todos os sentimentos e pensamentos influenciam na química dos hormônios e no funcionamento do sistema imunológico, o que pode levar ao desencadeamento de diversas doenças.
O estresse, por exemplo, provoca o aumento do metabolismo celular, o que pode levar a um desequilíbrio orgânico e debilitar as defesas do organismo. A depressão também leva à uma diminuição da atividade dos linfócitos, células de defesa do organismo, deixando o corpo mais vulnerável a doenças e infecções.

A personalidade também tem papel no modo como os sentimentos mexem com o equilíbrio químico do corpo. Estudos comprovam que pessoas que não costumam verbalizar emoções são as que mais sofrem respostas do corpo aos sentimentos. Pessoas com tendência para o desanimo, pessimismo, depressão e solidão são as que apresentam o sistema imunológico com o menor desempenho. Indivíduos introvertidos têm uma tendência maior a apresentarem infecções no sistema respiratório.

Emoções como aliadas

Assim como as emoções negativas são nocivas ao organismo, as positivas são benéficas.
Felicidade, otimismo, fé e esperança são alguns dos sentimentos que ajudam a dar força ao sistema imunológico e criar barreiras contra as doenças. Em alguns casos há indícios de que esses sentimentos assumem papel decisivo no processo de cura.

Por isso, antes de tratar sintomas físicos, as emoções podem ser aliadas no combate a algumas doenças.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.