Síndrome de burnout: como evitar o esgotamento no trabalho

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 18 de junho de 2018 por


Passar por momentos de estresse no trabalho é muito comum no dia a dia. Mas é necessário ter cuidado para que isso não se transforme em algo mais grave, como a síndrome de burnout. Esta condição é representada por um estado de exaustão mental e físico provocado pela rotina de trabalho desgastante.

Segundo a ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), 30% dos profissionais brasileiros sofrem de síndrome de burnout. Se você deixar o estresse se agravar, você pode desenvolver essa síndrome e prejudicar sua saúde, causando obesidade, ansiedade, insônia, abuso de álcool, entre outros problemas. Por isso, é importante ficar atento aos sinais iniciais e mudar algumas atitudes.

10 dicas para evitar a síndrome de burnout

O cansaço, a impaciência, o desânimo, o negativismo e o baixo grau de satisfação pessoal são sinais da síndrome de burnout. Para não chegar neste ponto, mude alguns hábitos.

  1. Defina limites saudáveis – encontre uma maneira de gerenciar as expectativas em seu local de trabalho para que você não fique sobrecarregado. Para isso, aprenda a dizer “não”.
  2. Avalie suas opções com seu chefe ou supervisor – tente conversar no trabalho para ver se algo pode melhorar. Um dia de trabalho home office te ajudaria? O tempo de trabalho poderia ser mais flexível?
  3. Avalie seus interesses e habilidades – ser honesto consigo mesmo pode ajudá-lo a decidir se deve considerar procurar outro trabalho, como um que seja menos exigente ou que corresponda melhorar aos seus interesses.
  4. Faça pausas periódicas – ninguém consegue trabalhar várias horas seguidas de forma produtiva e sem se desgastar. Faça pausas para levantar, se alongar e tomar água. Isso ajudará a relaxar.
  5. Valorize seu trabalho – a confiança em si mesmo é muito importante para conseguir trabalhar de forma tranquila. Acredite na sua capacidade de realizar e entregar o que se propõe e é esperado.
  6. Não se cobre tanto – seja mais gentil com você mesmo e, se necessário, peça ajuda. Se estiver executando as ações corretas, tudo vai se resolver com o tempo.
  7. Pratique mindfulness – esta meditação ajuda a controlar as emoções e alcançar a atenção plena. Dê atenção às sensações, foque na sua respiração, sinta a forma dos objetos que você toca e o odor das coisas, sem fazer nenhum julgamento.
  8. Invista no seu lazer – tenha um hobby, faça um curso, passeie e saia com amigos e familiares. Você precisa buscar momentos de lazer e relaxamento.
  9. Pratique atividade física – além de ser benéfico para sua saúde física, a prática de atividade física regularmente pode ajudá-lo a tirar sua mente do trabalho e se concentrar em outra coisa. Pare de usar a falta de tempo como desculpa e pratique exercícios.
  10. Durma de 7 a 8 horas por noite – dormir bem é fundamental para diminuir o estresse. Deixe o computador e o celular longe da sua cama e se organize para sempre dormir no mesmo horário. Seu corpo vai se acostumar e isso se tornará um hábito.

Se você acha que está sofrendo a síndrome de burnout, não negligencie sua saúde. Consulte um médico para descartar outras condições de saúde e mude seu estilo de vida para conseguir se recuperar.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.