Sofrer ou dizer “não”?

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 2 de março de 2015 por


Dizer não pode ser muito difícil para algumas pessoas, mas é uma palavra importante na gestão e desenvolvimento da carreira e na vida pessoal.

Aprender a dizer não é uma das mais importantes habilidades para a sobrevivência de um profissional. Dizer “não” não significa se esquivar ou evitar o trabalho ou o pedido. A negação é uma maneira de obter controle sobre nossas atividades e vida pessoal, saber quais são os seus objetivos e realizar o que é necessário para concretizá-los, sem se sobrecarregar, algo que gera insatisfação.

Em meio a tantas exigências, sejam de nossos colegas de trabalho, amigos, familiares ou até mesmo necessidades da vida moderna, saber dizer não é extremamente importante para a qualidade de vida e o bem estar.
No trabalho, o não costuma ser visto como um tipo de resistência às atividades, antipatia ou falta de envolvimento. Porém, pesquisas indicam que a negativa está associada à felicidade e satisfação do empregado. Muitos funcionários se sentem pressionados a dizer sim a favores e pedidos, mas preferiam dizer não.

O funcionário que diz sempre sim aos superiores e aos colegas fica mais estressado e irritado. A insatisfação com o trabalho pode se transformar em raiva, que pode levar a atos como sabotagem e manipulação de contas da empresa.

Aprenda a dizer não:

– Seja firme e delicado ao negar uma tarefa. Dê uma explicação direta do porquê não é possível realizar a atividade.
– Use o corpo para transmitir a mensagem. O rosto sério, os braços cruzados e a postura ereta ajudam a passar firmeza e segurança em sua negativa.
– Mostre quais são as suas tarefas e obrigações para que a pessoa entenda o que pode ou não pedir, até mesmo em uma próxima vez.
– Comunique-se pessoalmente. Muitos acreditam que é mais fácil conversar por e-mail, mas a negativa é sempre melhor quando é feita cara a cara.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.