5 motivos pelos quais o perdão faz bem à saúde

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 2 de dezembro de 2016 por


A raiva crônica e o ressentimento advindos de uma situação de conflito podem desencadear diversos problemas de saúde, como alterações na frequência cardíaca, aumento da pressão arterial e do risco de depressão.

Entretanto, o ato de perdoar, de acordo com diversas pesquisas científicas, pode reverter essas condições, melhorando e protegendo a saúde. Veja a seguir 5 motivos pelos quais perdoar pode trazer benefícios a você:

1 – Bem-estar no geral

Segundo pesquisadores da Universidade do Tennessee, perdoar alguém atua como um santo remédio em questões como qualidade do sono, fadiga e depressão. Isso porque a limpeza de emoções negativas contribui para a manutenção do bem-estar. Quem perdoa está livre de ideias de vingança, sentimentos de raiva e tristeza, e não se sente tão afetado em situações conflituosas.

2 – Menos estresse

Possuir a habilidade de perdoar outras pessoas pode proteger contra os efeitos negativos do estresse à saúde mental, segundo estudo publicado no Journal of Health Psychology. Os pesquisadores observaram que altos níveis de estresse estão relacionados a pessoas com pouca capacidade de perdoar.

3 – Benefícios ao sistema imunológico

Uma pesquisa apresentada durante um encontro da Sociedade de Medicina Comportamental dos EUA descobriu que pessoas com HIV que perdoavam de verdade alguém que os havia magoado apresentavam um maior nível de células CD4, consideradas positivas para o sistema imunológico.

4 – Maior capacidade de perdoar a si mesmo

Em uma situação em que você é perdoado por um agravo pode resultar em impactos positivos em sua própria capacidade de autoperdão. De acordo com cientistas da Universidade de Baylor, fazer as pazes é uma espécie de permissão para deixar as coisas trás e se autoperdoar.

5 – Coração protegido

Diversos estudos nos últimos anos já revelaram que o ato de perdoar está relacionado a um coração mais saudável. Em 2011, por exemplo, uma pesquisa publicada no jornal Personal Relationships apontou que quando uma pessoa perdoa a outra, ambas apresentam redução na pressão arterial. Esse estudo foi o primeiro a provar que os “culpados” também são beneficiados pelo perdão. Quanto mais conciliador for o comportamento da vítima, maior é a queda na pressão arterial de quem é considerado “culpado”.

O perdão é uma forma de seguir em frente e abandonar ressentimentos em relação ao algum acontecimento. É claro que relevar algum erro não significa permitir que certas ações se repitam, e caso você tenha passado por uma situação traumática, o importante é conseguir estabelecer limites.

Porém, a questão central é deixar o rancor de lado que tanto prejudica a nossa saúde física e mental, e a partir dessa atitude, superar os danos causados. Que tal fazer o perdão parte da sua vida?

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.