Alívio por meio do relaxamento

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 22 de abril de 2015 por


O estresse, a irritabilidade e o mau humor podem ser prevenidos com a prática de técnicas de relaxamento, que ajudam a encarar as situações difíceis do dia a dia.

Não é novidade que combater o estresse é parte essencial de uma vida saudável, mas essa não é tarefa fácil. A pressão do dia a dia, os desafios no trabalho e os problemas pessoais afetam o nosso humor, aumentam a ansiedade e, por consequência, prejudicam a nossa saúde.

Técnicas de relaxamento ajudam a aliviar essas questões, a prevenir espasmos musculares e reduzir as dores causadas pela tensão muscular.

Estudos mostram que meditar ou praticar técnicas de relaxamento trazem benefícios cardiovasculares, reduzindo a pressão, e diminuem o risco de doenças psiquiátricas, como a depressão.

O relaxamento também permite que você conheça mais o seu corpo, controlando as suas necessidades diárias, reconhecendo a diferença entre músculos tensos e relaxados e ficando mais alerta e produtivo.

Conheça as técnicas:

Respiração profunda

O controle da respiração ajuda a diminuir o ritmo cardíaco, que fica mais acelerado quando estamos nervosos ou ansiosos.

Inspire profundamente com o nariz e segure o ar por alguns segundos. Repita esse processo, prestando atenção em seus batimentos cardíacos, até que você se sinta mais relaxado.

Relaxamento muscular

A ansiedade provoca a contração involuntária dos músculos, o que pode levar a dores e desconforto.

Alongamentos e movimentos circulares ajudam a aliviar a tensão.

Trabalhar uma série de músculos, um de cada vez, também promove o relaxamento. Flexione o músculo em que você sente que há tensão e depois relaxe. Concentre-se em deixar a tensão ir embora em cada músculo.

Repetição de palavras

A repetição de uma palavra ajuda a desviar a sua atenção e também colabora para o controle da respiração.

Escolha uma palavra ou frase e repita-a constantemente. Enquanto faz isso, tente respirar lentamente e pense em algo que lhe dá a sensação de bem estar.

Imaginação canalizada

A imaginação é uma importante aliada na meditação e, portanto, no relaxamento.

Quando estiver em uma situação estressante, imagine-se em um ambiente calmo e prazeroso. Tente tornar esse ambiente o mais detalhado possível, concentrando-se nas sensações que você teria se realmente estivesse nesse espaço, como a brisa do mar em sua pele, o calor do sol ou o cheiro de plantas.

Contagem regressiva

Simples, a técnica de contar aumenta a concentração em uma tarefa e tira a atenção do que causa estresse ou ansiedade.

Em vez de contar até 10, como costumam recomendar, experimente fazer a contagem regressiva a partir de um número mais alto. Quando terminar, o motivo de seu estresse pode parecer menos importante.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.