Aprenda a escutar o que seu corpo diz

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 5 de outubro de 2015 por


O corpo fala. Aprender a linguagem de nosso organismo é uma maneira de prevenir doenças e tratar dores sem a necessidade de medicamentos.

Sensações prazerosas, dores ou bloqueios são as formas que nosso corpo tem para comunicar o que faz bem, o que faz mal ou o que precisamos. Saber escutar e prestar atenção a esses sinais é essencial para cuidar bem de nossa saúde.

Temos o costume de ignorar os sinais do nosso corpo. Quando estamos cansados, buscamos substâncias estimulantes como café e energético em vez de descansar e respeitar esse pedido orgânico.
A reação que o sistema digestivo tem a alguns alimentos também é um sinal do que o nosso corpo precisa ou do que rejeita.
Pintas, tosses, dor nas costas, boca seca, tontura, mudança no hábito intestinal ou perda de peso rápida e sem dieta são todos sinais que o corpo dá de doenças mais sérias, como infecções.

Preste atenção aos sinais do seu corpo:

Cansaço
Sentir o corpo pesado é normal, mas pode ser um sinal de alerta quando o sintoma é muito persistente e as horas de esforço não são condizentes com a fadiga.
Vale buscar um médico quando o cansaço em excesso for acompanhado de falta de ar, dor no peito e dores articulares.

Dor de cabeça
A intensidade da dor de cabeça e os motivos que fazem com que ela piore são sinais usados inclusive por médicos para descobrir a origem do problema.

Irritação
Pessoas que perdem a calma com facilidade podem ter um quadro de depressão ou ansiedade.

Aumento de peso
Ganhar peso rapidamente é sinal claro de uma alimentação desregrada e sedentarismo, porém pode indicar problemas mais graves se a causa for retenção de líquidos.

Insônia
A dificuldade para dormir é sinal de estresse e ansiedade, que podem levar a doenças cardiovasculares.

Mudança de apetite
A vontade de comer mais ou a falta de apetite são sinais de ansiedade ou ainda de carência de nutrientes.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.