Bruxismo e estresse

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 28 de fevereiro de 2015 por


O hábito de ranger os dentes durante o sono é um distúrbio que pode ser causado pelo estresse. O ranger inconsciente dos dentes provoca o desgaste dentário, fadiga e dor muscular e, por ser um distúrbio do sono, o diagnóstico pode demorar a ser feito. Mas você sabia que o mal pode ser causado pelo estresse? O nervosismo leva a pessoa a pressionar a mandíbula durante o sono, o que pode ocasionar a quebra dos dentes.

Como o sono se torna irregular e de qualidade ruim, há um círculo vicioso em pacientes que apresentam o bruxismo em razão do estresse. Durante o dia, a pessoa se sente cansada e irritada, o que aumenta o estresse e agrava o bruxismo durante a noite.

Pessoas ansiosas ou irritadas também costumam ranger os dentes de maneira involuntária mesmo quando estão acordadas, o que contribui para comprometer ainda mais o esmalte dentário e a integridade dos dentes e das gengivas.
A saúde bucal está intimamente ligada à qualidade de vida. Os dentes ficam mais fortes com uma alimentação saudável.
Para proteger os dentes, os pacientes com bruxismo costumam usar uma placa estabilizadora durante a noite, que também reduz a tensão na mandíbula. Importante também é a prática regular de exercícios, que também contribui para diminuir os níveis de estresse.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.