Disfunção erétil: conheça causas, sintomas e como tratar

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 3 de novembro de 2020 por


Disfunção erétil: conheça causas, sintomas e como tratar

Considerada ainda um tabu, a disfunção erétil é uma condição mais comum do que muitos pensam e pode ser tratada. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que 100 milhões de homens no mundo apresentem disfunção erétil, sendo a mais comum disfunção sexual encontrada nessa população após os 40 anos.

No Brasil, a prevalência se aproxima de 50% após os 40 anos, algo em torno de 16 milhões de homens. Ter problemas de ereção de vez em quando não é necessariamente um motivo de preocupação. Mas se é algo que se torna constante, é necessário procurar acompanhamento médico e tratamento. É importante que o homem deixe a vergonha de lado e busque ajuda, pois a impotência sexual pode ser um sinal de alerta de doenças e pode afetar o bem-estar do homem.

Por isso, neste mês de novembro, marcado pela campanha Novembro Azul, que busca conscientizar a população sobre cuidados com a saúde do homem, queremos chamar a atenção e informar sobre os cuidados necessários para identificar, tratar e prevenir a disfunção erétil.

O que é disfunção erétil?

Também conhecida como impotência sexual, a disfunção erétil é definida como dificuldade em obter ou manter uma ereção firme para desempenho sexual. É mais comum à medida em que os homens envelhecem, mas também pode se desenvolver em jovens. Ela é uma condição benigna e não é grave, mas pode afetar a saúde física e psicológica, além de impactar a qualidade de vida.

A American Urological Association explica que, durante a excitação sexual, os nervos liberam substâncias químicas que levam ao aumento do fluxo sanguíneo no pênis, formando a ereção. Depois que o homem ejacula, o sangue é liberado de volta ao corpo e a ereção diminui.

Os homens podem notar que o tamanho do pênis varia com o calor, frio ou preocupações. Isso é normal e reflete o equilíbrio do sangue que entra e sai do pênis.

Como saber se está com disfunção erétil?

Problemas sexuais ocasionais não apontam necessariamente para disfunção erétil. O homem pode estar lidando com disfunção erétil quando os seguintes sintomas forem persistentes:

Em caso de suspeita, é necessário consultar um médico urologista. Ele solicitará a realização de alguns exames para o diagnóstico.

Causas

A disfunção erétil pode resultar de problemas de saúde físicos, emocionais ou de ambos. Algumas das causas conhecidas são:

Problemas circulatórios

A ereção depende diretamente do fluxo de sangue para o pênis, portanto, condições que alteram ou dificultam a circulação para essa região podem causar disfunção erétil. Alguns exemplos são doenças cardiovasculares como hipertensão e doença arterial coronariana, diabetes, colesterol elevado e cirurgias prévias na pelve;

Tabagismo

Fumar afeta o sistema vascular do corpo e os músculos das paredes das veias e das artérias, alterando a qualidade da circulação sanguínea. Por isso, o tabagismo aumenta a formação de placas nas artérias, o que dificulta a ereção;

Consumo de álcool

Quantidades exageradas de álcool ou consumo em longo prazo estão associadas a problemas de ereção, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia;

Condições psicológicas

Depressão, ansiedade, baixa autoestima, conflitos de relacionamento, estresse e a preocupação com o desempenho sexual podem ter reflexo direto na ereção;

Problemas neurológicos

Algumas condições, como mal de Parkinson e esclerose múltipla, podem promover problemas nos nervos, o que dificulta a comunicação do cérebro com o pênis, causando dificuldade na ereção;

Problemas anatômicos ou estruturais

Alterações penianas também podem afetar a ereção. A doença de Peyronie, por exemplo, caracterizada pela formação de uma placa de tecido endurecido nos tubos interiores do pênis, causa uma curvatura, alterando a forma da ereção;

Uso de alguns medicamentos

Medicamentos usados para tratar outros problemas de saúde podem afetar negativamente as ereções. É importante verificar e conversar sobre os efeitos colaterais dos medicamentos que lhe forem receitados.

Tratamento

Em muitos casos, os distúrbios associados à disfunção erétil podem ser controlados e tratados com mudanças no estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis. Mas também existem tratamentos que envolvem medicamentos e intervenções cirúrgicas. Tudo vai depender do nível de gravidade e da causa da disfunção.

Como prevenir

Embora nem sempre seja possível prevenir a disfunção erétil, cuidar da própria saúde e ter hábitos saudáveis pode ajudar. Confira algumas dicas:

É importante para a vida sexual e a saúde geral que o homem consulte um médico para o diagnóstico adequado e tratamento da causa da disfunção.

Leia mais artigos em Minha Saúde.

Se estiver passando por algum problema ou situação difícil, você pode entrar em contato com o Programa de Apoio ao Empregado.

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Latinmed, agência de comunicação e marketing para área de saúde; e validado pela CGP Brasil, especializada em Programas de Assistência ao Empregado.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.