Ficar em forma do seu jeito

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 15 de maio de 2023 por


Ficar em forma do seu jeito

Você sabe que deveria se exercitar mais, mas a ideia de subir em uma esteira ou ir à academia soa exaustiva e entediante. A chave para um bom programa de exercícios é escolher algo que você realmente goste de fazer para que consiga manter em sua rotina e colha os frutos da atividade física no longo prazo.

Comece com o pé direito

Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é importante falar com o seu médico para saber quais são as opções de atividades mais seguras e que se encaixam melhor à sua condição física. É especialmente importante fazer isso se você está passando, ou já passou, por um tratamento para problemas cardiovasculares, como pressão alta por exemplo.

Exercícios leves

Existem evidências sugerindo que breves intervalos de exercícios físicos moderados ao longo da semana podem proporcionar benefícios para sua saúde e bem-estar, como melhoras no sono, redução do estresse e aumento da força/equilíbrio. Exemplos desse tipo de atividades físicas incluem:

Arco e flexa, boliche entre outros passatempos similares podem promover uma quantidade significativa de movimentação ao longo da prática. Atividades nesse nível provavelmente não aumentarão o ritmo cardíaco como um exercício aeróbico faria, mas ainda trabalharão os seus músculos em alguma medida. Além disso, a tranquilidade dessas atividades permite que as pessoas as pratiquem por períodos mais longos.

Exercícios aeróbicos

Estes ocorrem quando o coração e os pulmões são capazes de suprir os músculos com oxigênio o suficiente para que você não sinta imediata fadiga ou exaustão ao praticá-los. As seguintes atividades, feitas por pelo menos 30 minutos e três vezes na semana, promovem uma boa preparação aeróbica:

Força muscular e resistência

É particularmente importante que se inicie o treino de força entre as idades de 30 e 40 anos, quando as pessoas começam a naturalmente perder densidade muscular e óssea. Idealmente, este deveria ser feito 2 a 3 vezes por semana, se estendendo através dos grupos musculares como um todo. Alguns exemplos de treinos são:

Perda de peso

Ao contrário da crença popular, exercícios físicos rigorosos demais não são a melhor maneira para a maioria das pessoas perder peso. Isso porque elas podem sustentar uma rotina regular de exercícios moderados por muito mais tempo, queimando assim mais calorias no geral, além de ter uma chance reduzida de se lesionar. Enquanto experts geralmente recomendam 150 minutos de exercícios em intensidade moderada por semana, você pode precisar ajustar esse modelo para descobrir a estratégia mais efetiva para o seu caso e as suas metas de perda de peso. Algumas atividades adequadas incluem:

Aquecimento e resfriamento

Seja praticando uma atividade individual ou em grupo, lembre-se sempre do aquecimento antes de engajar nos momentos mais intensos e no resfriamento quando estiver terminando. Antes e depois, tire de 5 a 10 minutos para fazer alongamentos. Preste uma atenção especial à região do pescoço e ombros. Essas curtas séries de exercícios podem ajudá-lo a prevenir lesões e reduzir a dor muscular após a atividade.

Qualquer que seja a atividade que você escolha, desde boliche até levantamento de peso, certifique-se de que é algo que você ama fazer. Melhor ainda, reduza o tédio e maximize os benefícios para a sua saúde variando as atividades ao longo da semana. Você irá não apenas aumentar suas chances de adesão à rotina de exercícios, como também se divertirá no processo.

Quer ver mais dicas para manter a saúde? Leia em Minha Saúde.

E lembre-se, se estiver passando por algum problema ou situação difícil, você pode entrar em contato com o Programa de Apoio ao Empregado em qualquer época do ano. Estamos aqui para cuidar do que importa para você!

Conteúdo inspirado pela LifeWorks e adaptado para a CGP Brasil.

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.