Mantendo a saúde física no trabalho

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 2 de junho de 2022 por


Todo emprego possui a sua dose de desafios diários. Quer se trabalhe em um ambiente virtual ou em um canteiro de obras, qualquer um pode se deparar com o estresse físico causado pelas rotinas do local de trabalho.

A ergonomia é a ciência de planejar o trabalho, os equipamentos e o ambiente de trabalho de modo a se adaptarem ao trabalhador. Combater as tensões e o desconforto do local de trabalho é uma parte importante para se ter um ambiente de trabalho positivo, produtivo e saudável.

Entendendo a ergonomia do local de trabalho

O objetivo principal da ergonomia do local de trabalho é aumentar o conforto no trabalho. Qualquer que seja o seu trabalho, tensões derivadas de movimentos repetitivos, realizados de um jeito que não é bem adequado para o seu corpo, podem acumular e aumentar o risco de lesões. Entre as lesões comuns pode-se incluir:

Digitar constantemente, sentar, caminhar e levantar peso são apenas algumas das obrigações diárias que podem causar transtornos musculoesqueléticos com o tempo.

Você pode assumir o controle do seu nível de conforto e melhorar o seu bem-estar físico e mental reconhecendo os fatores de estresse e trabalhando para melhorar o seu local de trabalho e a sua saúde pessoal.

Cinco passos para um local de trabalho mais ergonômico

  1. Mude a sua postura. Ficar sentado por muito tempo, caminhar ou ficar em pé durante o dia pode causar tensões musculares e fadiga generalizada. Para evitar dores nas costas, ombros e pescoço:
    • Mude a sua postura regularmente ao longo do dia de modo proposital.
    • Alongue levemente a sua cabeça para cada lado (orelha em direção ao ombro) e mantenha a posição por 15 segundos.
    • Assegure-se de que sua cadeira tenha algum suporte para a lombar. A cavidade das suas costas deve ter algum suporte para manter a correta curvatura lombar.
  2. Reajuste o foco. Desde ficar vidrado em frente a uma tela de computador até focar em uma linha de produção, muitas tarefas relacionadas ao trabalho podem ser visualmente desgastantes. A fadiga, o desgaste e a irritação dos olhos são resultados lamentáveis de algumas posições e podem causar dores de cabeça e náusea. Para ajudar a deixar o seu trabalho mais confortável para os olhos:
    • Olhe para um ponto distante (alguns metros de distância) por vários segundos para reajustar o seu foco.
    • Se estiver em ambiente fechado, vá para a rua e pegue um pouco de luz natural.
    • Pisque frequentemente ou force um bocejo – ambos produzem lágrimas para combater a secura e o desconforto.
  3. Gaste a sola do sapato. Para prevenir cãibras e má circulação nas pernas e juntas, considere:
    • Levantar e dar um passeio em alguns momentos do dia para evitar rigidez e melhorar a circulação.
    • Variar a posição das pernas frequentemente e assegurar-se de que há um bom espaço para colocar as pernas embaixo da sua mesa ou estação de trabalho.
    • Fazer exercícios de rotação do pé enquanto sentado ou parado em pé.
  4. Faça uma pausa. Fazer pausas curtas ao longo do dia faz com que você evite uma rotina extenuante, podendo na verdade aumentar a sua produtividade ao proporcionar um estado mental mais claro.Tente:
    • Dar uma caminhada ou parar para conversar brevemente com um colega para aliviar a tensão do trabalho e reestruturar-se mentalmente.
    • Alongar e se movimentar para reenergizar o corpo e a mente.
    • Fazer respirações profundas e relaxantes para obter uma sensação de calma.
  5. Tire o máximo proveito dos equipamentos certos. Fazer pequenos ajustes no seu local de trabalho pode conferir grandes benefícios no que tange ao seu bem-estar. Eis algumas dicas para tentar em atividades feitas em ambientes fechados:
    • Reduza a tensão geral ajustando o monitor do seu computador de modo que ele fique paralelo ao seu rosto e inclinado em direção à linha dos olhos.
    • Aproveite ao máximo as opções de ajuste da sua cadeira. O assento deve estar levemente inclinado para frente e os pés devem ser capazes de tocar o chão completamente.
    • Se você trabalha em pé o dia todo, use sapatos confortáveis e calças que não interrompam o fluxo sanguíneo.Além disso, invista em um tapete antifadiga para reduzir o desconforto e o cansaço.
    • Você está sempre com muito calor ou muito frio no escritório? Se você estiver com muito calor, use tecidos respiráveis, invista em um ventilador pessoal e/ou coma frutas congeladas de lanche. Se você estiver com muito frio, use camadas, leve um cobertor e/ou consuma bebidas quentes como café, chá ou chocolate quente.

Com um pouco de esforço e alguns passos simples, você pode criar um ambiente mais feliz e saudável para todos, e ajudar o seu local de trabalho a ficar mais ergonômico.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.