Os sentimentos e suas manifestações físicas

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 10 de agosto de 2015 por


O estresse e a depressão desencadeiam o desequilíbrio químico do corpo, que pode provocar doenças.

Eventos psicológicos, como traumas e problemas emocionais, podem influenciar o sistema imunológico. Uma pesquisa da Universidade do Colorado comprova que o estresse e a depressão provocam respostas imediatas do sistema imunológico semelhantes aquelas de um resfriado ou princípio de infecção.

A resposta física ao sentimento funciona como uma maneira de preservar energia. O estresse, por exemplo, provoca sintomas como febre, mudanças no metabolismo, perda de apetite e aumento da ansiedade. A depressão também apresenta sintomas semelhantes, levando o corpo a preservar energia.

O sistema digestivo também é afetado pelo estresse. A ansiedade e o nervosismo aumentam a resistência do corpo à insulina e prejudica a absorção de nutrientes. Evitar o estresse é essencial para aproveitar ao máximo as vitaminas e os benefícios dos alimentos. Além disso, o estresse pode levar à gastrite, úlcera, diarreia e constipação.
Na pele, o estresse e a depressão podem provocar eczema, psoríase, urticária e acne. O sistema respiratório pode apresentar asma e bronquite, causadas por esses sentimentos.
A hipertensão e a arteriosclerose também são doenças do sistema cardiovascular que podem aparecer por conta de sentimentos negativos como o estresse e a depressão.

Controle seu estresse!

Técnicas de respiração e relaxamento ajudam a controlar o estresse. Foque em usar todo o seu diafragma ao respirar, deixando o ar sair dos pulmões lentamente e por meio do nariz.

Coloque a sua mão sobre a barriga para garantir que ela infle enquanto você está respirando.

Alguns alimentos, como peixes de água fria (salmão e sardinha) e grãos, ricos em ômega 3, também ajudam a controlar o estresse e a diminuir os seus efeitos no sistema imunológico.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.