Planeja comer e beber muito no final de ano? Cuidado com os prejuízos dos excessos para sua saúde

fale com o : pelo | via e-mail

Voltar a Página Anterior


Postado dia 29 de novembro de 2019 por


As festas e as folgas de fim de ano são marcadas por muita alegria, diversão, comida e bebida. É ótimo encontrar os parentes, os amigos e descansar um pouco, mas cuidado! Se você exagerar, isso pode impactar na sua saúde. Dormir menos, comer e beber em excesso e deixar a rotina desregulada afetam o organismo.

Um estudo da Universidade de Lund, na Suécia, alerta que a véspera de Natal é um dos momentos mais perigosos do ano para a saúde do coração. A pesquisa, que foi publicada no The BMJ, constatou que as chances de infarto aumentam em 37% na noite de 24 de dezembro. A possível justificativa para esse aumento seria o excesso de bebidas alcoólicas e alimentação, acreditam os autores do estudo.

 

Exagerar na comida

Muitos exageramos e acabamos comendo mais do que devemos durantes as festas de Natal e Ano Novo. As mesas ficam repletas de pratos saborosos e petiscos irresistíveis. Porém, muitos alimentos comuns dessa época têm muito sódio, gordura e açúcar. Então, além de comermos muito, comemos alimentos que não fazem bem para nossa saúde. O tender, por exemplo, é um embutido de presunto com muitos conservantes e sódio.

Mais do que afetar a dieta e ganhar uns quilos, isso pode ser ruim para o seu organismo, aumentando o risco de algumas doenças, como cardiovasculares e diabetes. Por isso, vale rever o cardápio. Você não precisa ficar sem comer. Algumas adaptações podem ajudar. Confira algumas dicas:

Você não precisa se privar e comer apenas alimentos entediantes. Tente adaptar alguns hábitos e preste atenção no que realmente importa: amigos, família, alegria e risadas. Invista mais na parte social, divirta-se, converse e dance. Isso também contribui para sua saúde e bem-estar.

 

Confira também nosso artigo sobre como evitar conflitos familiares nas festas de fim de ano.

 

E se você está passando por algum problema ou tem alguém na família precisando de cuidados, você pode entrar em contato com o Programa de Apoio ao Empregado.

 

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Latinmed, agência de comunicação e marketing para área de saúde; e validado pela CGP Brasil, especializada em Programas de Assistência ao Empregado.

Receba novos posts por e-mail:
Powered by follow.it

Está passando por alguma dessas situações ou precisa de ajuda em alguma outra questão?

Fale com o d .

Este é um recurso exclusivo e foi desenvolvido para ajudar você a melhorar sua saúde mental positiva, sua resiliência e o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

Se você sentir que é uma ameaça para si mesmo ou para outra pessoa, entre em contato com o d ou ligue para o telefone de emergência 190 ou para 188 para falar com o CVV – Centro de Valorização da Vida em todo o território brasileiro.